Valknut

A mitologia nórdica sempre foi pouco falada ou introduzida na nossa cultura. Para termos noção, o pouco que temos contato é o deus do trovão, Thor, e, mesmo assim, é totalmente ligado à história em quadrinhos que pouco tem a ver com a real mitologia. Isso também ocorre com símbolos que utilizamos em tatuagens, logos, imagens etc., como é o caso do símbolo de Valknut. Você sabe o que é e o simbolismo de Valknut? Vamos explicar:

valknut

Significado do Valknut

Valknut, ou “nó do morto”/ “nó dos escolhidos”, é o símbolo do Ásatrú, religião instituída na década de 1960. Trata-se de um emblema nórdico da morte e de seus mistérios, que teria a capacidade de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna. O símbolo, que é um dos mais importantes da mitologia nórdica, é encontrado em antigas esculturas funerárias dos séculos VIII ao XI, na época dos Vikings.

Sua forma é constituída de três triângulos entrelaçados, formando um inter bloqueamento. Seus nove pontos remetem à gravidez, renascimento e ciclos de reencarnação. Há também uma relação do número nove com os Nove Mundos (e os novos destinos) da mitologia nórdica. O símbolo nórdico também pode ser chamado de Coração de Hrungnir.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rinoceronte

Veja também o significado do símbolo Triângulo.

Odin, o deus dos mortos

Em norueguês, a palavra valknut tem o significado de “nó dos que caíram em batalha”, fazendo uma referência ao culto aos mortos e a Odin, deus dos mortos, que leva as almas para o submundo e as entrega aos espíritos femininos que o ajudam, as Valquírias.

Logo, Odin é frequentemente representado junto ao símbolo, estabelecendo uma analogia através do entrelaçamento dos triângulos, que sugerem um vínculo entre o poder da vida sobre a morte, ou a transição de uma para a outra.

Veja também o significado do símbolo Martelo de Thor.

Valknut Triskle

Por compor uma tríade, que pode referenciar meio e fim ou corpo, alma e espírito, o símbolo é comumente confundido com o Triskle, cujo significado tange a respeito do sentido de animismo, crença baseada na presença de alma em tudo.

Veja também o significado do símbolo do símbolo Triskle.

Tatuagem de Valknut

Não é difícil encontrar tatuagens de Valknut. Na grande maioria das vezes, ela se dá pela popularidade do símbolo como talismã de proteção contra espíritos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cervo

No entanto, a principal figura associada ao símbolo, mitologicamente falando, é Odin. Portanto, é usado por aqueles que são seus devotos e, teoricamente, guerrear e lutar até a morte por ele se for preciso, simbolizando completa dedicação e disposição de vida e morte à Odin. Com isso, é importante certa consciência na hora de escolher a tattoo de Valknut.

Veja também o significado do símbolo Corvo.