Martelo de Thor

martelo de thorThor, o deus do trovão, é um dos deuses mais conhecidos quando se fala em mitologias, não é verdade? Ele já era um deus com grande visibilidade, principalmente entre os fãs de quadrinhos, mas ganhou projeção mundial quando os filmes do deus nórdico foram lançados recentemente nos cinemas.

Quando se fala em Thor, a imagem que logo nos vem à mente é a de um guerreiro, com as vestimentas nórdicas dos vikings, geralmente loiro ou ruivo, dotado de grande força e que sempre traz consigo o seu martelo, o chamado Mjölnir.

O martelo de Thor é um instrumento tão importante que chega a ser impossível visualizar o deus sem ele, não é mesmo? Sabemos que isso acaba gerando grande curiosidade acerca da ferramenta e, por isso, trouxemos um texto contanto tudo o que você precisa saber sobre o Martelo de Thor! Vem conferir:

Significado do Martelo de Thor

O Mjölnir é a arma que foi designada para Thor, o deus nórdico das tempestades. Porém, este é um martelo um tanto diferente dos comuns. O Mjölnir é um martelo de cabo curto e, costuma-se dizer, também serve para aplainar montanhas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Palhaço

O martelo foi forjado por um anão chamado Sindri, e é um poderoso instrumento. Pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem, pode ser utilizado como força criadora, e para o mal, como força destruidora. Ou seja, ao mesmo tempo que dá a vida, o martelo também pode ter a representação da morte.

Nome do Martelo de Thor

Ainda que seja publicamente conhecido como martelo de Thor, este martelo tem um nome próprio, que é Mjölnir, cujo significado é “aquilo que esmaga” em língua nórdica. Apesar de ser reconhecido como um martelo, muitas vezes é mencionado como um machado ou um porrete. É uma arma e tanto e que ganhou uma enorme popularidade nos últimos tempos, não é mesmo?

símbolo martelo de thor

Simbologias do Martelo de Thor

O deus Thor utilizava o seu martelo frequentemente para enviar tempestades para a Terra. Segundo a lenda da mitologia nórdica, Thor era o único digno de carregar o martelo e, quando não o estava utilizando, tinha o hábito de pendurá-lo em seu pescoço.

Veja também. Significado do símbolo ->  Libélula

O martelo é um símbolo tipicamente ligado à figura masculina e que transmite a ideia de justiça, de autoridade e de resistência. O martelo foi um símbolo amplamente utilizado pelo povo escandinavo e pelos vikings como uma espécie de amuleto, ou seja, um objeto que prometia trazer segurança e proteção a quem o carregasse.

Veja também o significado dos símbolos Valknut e Corvo.

Tatuagem do Martelo de Thor

As tatuagens costumam mostrar apenas o martelo ou acompanhado de Thor, seu dono. Geralmente as tatuagens também costumam acompanhar os desenhos de um elmo (objeto comum utilizado pelos vikings, o qual Thor também usava) e símbolos em geral da vestimenta viking, alguns raios que vêm acompanhados pelo próprio Thor.

Veja também os significados dos símbolos: