Folha

A folha é o órgão da planta que serve para ela respirar, ou seja, é por onde entra o oxigênio, essencial para a fotossíntese, e sai o gás carbônico resultante.

A folha é símbolo, desde a Antiguidade, do ciclo da vida e da morte na natureza. Assim, a folha é comumente tida como símbolo da vida, alegria e prosperidade. Sua simbologia liga-se à da árvore, por ser parte importante dela.

Além disso, como também há árvores e ervas com simbolismos muito específicos, caso da oliveira, do louro, do bordo e do trevo de quatro-folhas, as folhas destas plantas se impregnam destes mesmos significados, surgidos muitas vezes dos seus usos antigos e atuais na comida, na medicina e/ou em rituais religiosos.   símbolo folha

Neste texto, vamos conferir um pouco do simbolismo da folha, e abordar especificamente algumas folhas, como a folha de louro, a folha de oliveira, a folha de bordo e o trevo de quatro-folhas. Estes significados ainda são revividos em tatuagens, ou entre pessoas que cultivam estas e outras plantas, nem que seja para afastar mau-olhado. Continue lendo!

Veja também o significado do símbolo Árvore.

Simbologia da folha

Vocês já repararam por quantas cores uma única folha passa ao longo da sua vida? Ela geralmente começa verde-escuro, depois vai para o verde-claro, laranja, amarelo, vermelho que vai escurecendo e chega ao castanho, que é quando cai com qualquer rajada de vento, no outono. Conclusão: não são apenas as flores que colorem as árvores.

O outono está intimamente associado às folhas, por ser a estação que derruba as folhas secas das árvores – ele representa o tempo da colheita, do fim de tudo, da morte. O fato de a folha se desprender da árvore, cair e morrer, mas a árvore continuar viva, lembra que a vida continua apesar dos que morrem, pois sempre há nascimentos e ciclos sendo cumpridos, o que transmite esperança. E a folha voar ao sabor do vento remete ao abandono à vontade da vida, que nos guia para a direção que ela quer, que é parte da sabedoria que se espera principalmente de alguém que já está perto da morte.

Veja também. Significado do símbolo ->  Naipe

Mas o que é muito pouco enfatizado, pelo menos na cultura contemporânea, é que as folhas renascem na primavera, estação que o senso comum associa apenas com o desenvolvimento das flores. Se você tiver em mente este ciclo completo, como os povos asiáticos, faz sentido que o símbolo da folha represente alegria, prosperidade e boas novas.

Estes também cultivam a arte divinatória chamada tasseografia, adivinhação do passado e do futuro por meio de folhas de chá.

Folha de louro

Esta folha simboliza glória, prosperidade e recompensa desde a Grécia Antiga – os melhores atletas, militares ou poetas eram laureados, coroados com louros (o nome desta árvore entre os romanos era láurea). Estes, não por acaso, eram alguns dos atributos associados ao deus Apolo.

Conta a lenda que Apolo apaixonou-se loucamente pela ninfa Daphne e vivia correndo atrás dela, que repudiava seu amor. Um dia, cansada de fugir, ela pediu a seu pai Peneu que modificasse sua forma física, para que o deus não a reconhecesse mais, e assim foi transformada em loureiro diante dele, que a consagrou a si, usou suas folhas para coroar pessoas que alcançassem a perfeição em seus atributos e lhe deu o dom de jamais envelhecer.

Por causa dessa bênção, mesmo quando uma folha se desprende da árvore, ela mantém sua cor, sabor e cheiro característicos. Isso não é pouca coisa, porque é associado ao cheiro o poder de acalmar e relaxar os músculos, desestressando quem o sente e espantando energias negativas. Ele também tem propriedades medicinais: anti-inflamatório e estimulador do fígado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Mão de Fátima

Folha de oliveira

Já a folha de oliveira remete à deusa grega Atena. A lenda desta árvore diz que ela e o deus dos mares, Poseidon, disputavam qual deles seria o padroeiro divino de uma cidade recém-criada, quando foram desafiados a dar um presente para seus habitantes: o que eles considerassem mais útil decidiria qual deus seria o protetor deles. Enquanto numa versão Poseidon lhes deu um belo cavalo e em outra um poço de água salgada, Atena plantou a oliveira e lhes ensinou a produzir azeite. Assim, ela acabou nomeando a cidade, capital da Grécia até hoje, uma vez que este foi e continua sendo o principal produto de exportação do país.

A oliveira se destaca por viver bem mesmo em solos mais finos e arenosos, como o grego, que não são adequados para agricultura. E pode viver por séculos. Por conta destas duas características, é tida como símbolo de resistência e força entre as árvores. Seu óleo, presente de uma deusa, foi usado para ungir sacerdotes e reis nas mais diversas religiões.

Biblicamente, há duas passagens famosas envolvendo a oliveira: a pomba, que Noé soltou e que retornou trazendo no bico um ramo de oliveira, e a ida de Jesus ao Horto das Oliveiras, buscando coragem para levar adiante sua missão – dizem que algumas das árvores que o viram nessa ocasião estão vivas até hoje.

Veja também o significado do símbolo Pomba.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

Folha de bordo

A folha de bordo é famosa por estar presente na bandeira do Canadá, país que tem grandes florestas de bordo, razão pela qual esta árvore é um símbolo do povo canadense. Sua madeira é muito solicitada na carpintaria.

folha símbolo

Os colonos estadunidenses usavam-na como proteção contra maus espíritos, e para aumentar o apetite sexual.

Chineses e japoneses a consideram um símbolo dos amantes.

Trevo de quatro-folhas

Esta é uma das lendas mais famosas envolvendo folhas: quem encontra um trevo de quatro-folhas tem muita sorte. Mas qual a razão desta lenda?

Ela surgiu porque o que chamamos de trevo de quatro-folhas é uma anomalia genética do trevo-branco (Trifolium repens), que tem três folhas em forma de coração. Portanto, é muito difícil de ser encontrado o de quatro folhas na natureza: calcula-se um para 10 mil de três folhas.

A tradição popular atribui uma virtude a cada uma das folhas: amor, fé e esperança – a quarta seria a sorte.

Veja também o significado do símbolo Trevo de Quatro Folhas.

Tatuagem de folha

Tattoo de folha é predominantemente procurada por mulheres, que preferem desenhos delicados, com ou sem muitos detalhes, em lugares discretos como pescoço, atrás da orelha, ombros, pulsos e pés.

Geralmente, é para lembrar o ciclo da vida da natureza, e a vontade da tatuada de se submeter a ele.