Liberdade

Liberdade é uma palavra amplamente conhecida e valorizada na atualidade. De fato, todo mundo aparenta estar buscando por libertações de algum tipo.

Muitas pessoas se relacionam a esse termo, mas será que elas conhecem a simbologia da liberdade? Afinal, como podemos representar um sentimento tão complexo e de expressão individual?

símbolo liberdade

Essas são perguntas comuns, e temos todas as respostas aqui! Acompanhe e saiba tudo sobre o símbolo da liberdade.

O que significa liberdade?

O significado de liberdade não é de simples definição. De fato, existem muitas noções diferentes desse conceito, que estão relacionadas às pessoas, aos valores e até à cultura na qual alguém está inserido.

Entretanto, podemos dar um significado básico e geral para o termo. Nesse sentido, diríamos que liberdade é ter independência e felicidade em graus elevados.

Outra definição bastante usada é a de direitos dos cidadãos. Liberdade, nessa perspectiva, seria o direito que uma pessoa tem de tomar decisões, de acordo com um conjunto de normas definidas pela legislação.

Muitas pessoas consideram que a liberdade é um dos maiores desejos da vida. Realmente, todo mundo que ser livre de alguma coisa nos dias atuais, e isso é totalmente normal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Beija-flor

A liberdade é bem mais do que uma permissão ou independência. A palavra carrega um simbolismo forte, que vamos ver melhor a seguir!

Simbolismo da Liberdade

A palavra liberdade simboliza um conjunto de valores e termos associados. Geralmente, quando falamos nessa palavra, pensamos em livre-arbítrio e independência das regras e normas. Vale pontuar que essas normas podem ser sociais, familiares ou até mesmo individuais.

liberdade símbolo

A liberdade é muito tratada em ciências como a psicologia e a filosofia. Nessas perspectivas, o termo está muito ligado à felicidade e a ausência de desprazeres na vida das pessoas.

Em religiões, os símbolos de liberdade são bastante estudados, e geralmente se expandem para a cultura geral. Deus e o céu são interessantes sinônimos para esse conceito de libertação e ausência de problemas.

Etimologia da palavra Liberdade

A palavra liberdade se desenvolveu a partir do termo grego eleutheria. Essa palavra era empregada para descrever uma independência de movimentos, ou seja, uma libertação motora. Além disso, o termo também significa poder.

A liberdade se originou, em outras regiões do mundo, do latim libertas. Em termos simples, significava independência em seus vários sentidos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Báculo

Existe mais uma origem da palavra liberdade, que vem das línguas antigas que evoluíram para o alemão moderno. Em alemão, liberdade se escreve Freiheit, um termo originário do vocábulo antigo frihals.

O termo frihals significa, literalmente, “pescoço livre”. Essa referência se relaciona aos grilhões que eram usados para prender escravos pelo pescoço. Quando eles finalmente eram libertos, eram associados a essa imagem do pescoço sem amarras.

Como você percebeu, existem vários termos ao redor do mundo e ao longo da história que originaram a palavra liberdade!

Outros símbolos que representam a Liberdade

Existem muitos outros símbolos que representam a liberdade no cotidiano em geral. Uma das mais interessantes é a da borboleta. Por conta da sua independência para se movimentar pelo céu, essa é uma forte simbologia da libertação.

Outros animais voadores, por conta desse simbolismo da presença das asas, também são associados à liberdade. Entre eles, estão a águia, o condor, os passarinhos, a gaivota, entre outras espécies.

Veja também os significados dos símbolos Borboleta e Águia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coração

O voo simboliza tanto a superação de obstáculos, quanto a libertação do corpo e da alma. O distanciamento proporcionado pela movimentação no céu é bastante associado a esse sentimento de liberdade.

Geralmente, paisagens grandes e amplas são consideradas como sinônimos de liberdade. Entretanto, é necessário ter a presença da natureza e de animais para completar esse conjunto de sensações.

Por fim, balões voando, gaiolas abertas, penas e até mesmo símbolos da cultura moderna, como a Estátua da Liberdade, são excelentes exemplos de libertação.

E você, o que achou das nossas ideias sobre o simbolismo da liberdade? Ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo!

Veja também os significados dos símbolos: