Flor de Cerejeira

A Flor de Cerejeira é um símbolo de origem japonesa. Ela é conhecida como “Sakura”, e surgiu a partir da história de uma princesa chamada Konohana Sakuya Hime. No entanto, há quem diga que a flor tenha surgido a partir do cultivo de arroz.

A cerejeira possui mais de 300 espécies documentadas, sendo apenas 3 dessas presentes no Brasil.

A origem da Flor de Cerejeira e seus significados

A passagem entre o inverno e a primavera marca uma época muito importante para os japoneses. Nela se dá o início da floração das cerejeiras. Para marcar essa época do ano, os japoneses organizam festas por todo o país, cercando o que se chama de “Hanami”, que nada mais é que um ato para contemplar as cerejeiras e toda sua beleza na paisagem.

A origem da flor de cerejeira divide opiniões no país, pois, para uns, a lenda sobre o surgimento da palavra “Sakura” faz menção à princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu perto do Monte Fuji e se transformado na flor. Porém, outros acreditam que a palavra tenha surgido por meio do cultivo do arroz presente na região, principalmente pelo fato de “Kura” ser o depósito onde o alimento era estocado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Panda

símbolo flor de cerejeira

O significado da flor de cerejeira também possui diversas “fontes”, por assim dizer. Para os samurais e guerreiros japoneses, a flor era relacionada ao lema “viver o presente sem medo”, que é presente no código dos samurais, o Bushido. A cerejeira fica um curto tempo florida, por isso os japoneses relacionam ela à fragilidade que uma vida possui, tendo, a partir disso, a lição de que a vida é curta e devemos aproveitá-la, vivendo intensamente cada momento.

Veja também o significado do símbolo Samurai.

A flor de cerejeira também tem significado na beleza feminina, no amor, felicidade, renovação e na esperança.

Durante o século XX, por iniciativa do povo japonês, diversas mudas da flor foram levadas a outros países e plantadas, inclusive no Brasil, como prova de amizade entre as nações. Por isso, a flor também passou a ter um significado de fraternidade. É bem verdade que, das mais de 300 espécies de flor de cerejeira, apenas 3 conseguiram se desenvolver no país: a Okinawa, a Himalaia e a Yukiwari.

Tatuagem de Flor de Cerejeira

Seguindo a mesma linha de pensamento comentada anteriormente, a tatuagem de flor de cerejeira  faz alusão à velocidade como nossas vidas passam, e que, exatamente por isso, devemos aproveitar cada momento ao máximo. Da mesma forma que o vento leva rapidamente a flor de cerejeira, nossa vida pode ser levada abruptamente, viveríamos assim cada dia como se fosse o último, lema presente na vida dos samurais japoneses, como já também mencionados.

Veja também. Significado do símbolo ->  Minotauro

Por isso, devemos focar no presente e o no que temos hoje para viver, deixando o passado e futuro em segundo plano.

flor de cerejeira símbolo

A Flor de Cerejeira na cultura japonesa

Ela é muito desenhada também no “Moku Hanga”, uma arte antiga do Japão, onde se faz a impressão de estampas e gravuras sobre a madeira, em um processo parecido com a xilogravura. A flor também está muito presente no origami, outra atividade bastante tradicional no país. A partir dele, é possível criar objetos e animais. Já a cereja, fruto da cerejeira, é considerada no país o maior símbolo do erotismo e da sexualidade, até pela sua forte cor avermelhada.

A Flor de Cerejeira no Brasil

A flor de cerejeira não é apreciada apenas no Japão. No Brasil, é possível fazer seu cultivo, com suas árvores podendo chegar a até 10 metros de altura. Porém, justamente por passar tão rapidamente entre o processo de afloramento e perda de flores, a árvore precisa estar localizada em uma região onde as estações do ano sejam muito bem definidas, além de ser plantada em sol pleno ou à meia-sombra e em solo neutro, com boa drenagem e uma irrigação regular.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hexagrama

Veja também os significados dos símbolos: