Euro

euro símbolo O símbolo do Euro (€) é utilizado atualmente como a representação da unidade monetária usada em alguns países da Europa, mais especificamente aqueles que participam da chamada União Européia, área essa normalmente descrita pelo mercado internacional como a Zona do Euro.

Ficou estabelecido, por padrão mundial, que o símbolo do Euro deveria ser colocado após o uso de seu valor. A regra foi criada pelo Código de Redação Interinstitucional da União Europeia. A seguir temos exemplo do uso correto do valor seguido da simbologia do Euro:

  • 50 € – Valor em questão seguido do símbolo do Euro, entre eles um espaço para separação.

Como ocorreu a criação do Euro?

A ideia de unificar as moedas pela europa era um sonho antigo, já pensado em meados dos anos 1970. Os economistas de maior defesa do plano eram Fred Arditti, Nell Dowling, Wim Duisenberg, Tommaso Padoa-Schioppa, Robert Tollison e Robert Mundell. Porém, apesar do esforço, apenas em 1992, no Tratado de Maastricht, o que era apenas uma ideia, passou a ser realidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anjo

Doze países da Europa assinaram o acordo e passaram a usar a moeda única. Já os critérios de adesão a Zona do Euro foram estabelecidos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento, de 1997.

O nome da moeda foi escolhida como Euro em atribuição ao Belga German Pirloit, que o sugeriu a Jacques Santer, em 1995. Foi a partir de janeiro de 1999 que a moeda passou a valer em forma não material (como em transferências, cheques, etc) e em janeiro de 2002 em notas e moedas.

Atualmente, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Grécia, Eslovênia, Chipre, Malta, Eslováquia, Estónia, Letónia e Lituânia fazem parte da Zona do Euro.

Qual o significado do símbolo do Euro?

Sua simbologia remete à letra latina “E”, que faz referência à palavra Euro. Não é muito difícil perceber que essa palavra, por sua vez, faz referência à Europa. Porém, o símbolo também é identificado como uma associação à letra grega Épsilon (ε). A justificativa para o uso desta seria pelo fato de que a Grécia foi a primeira grande civilização a se formar na Europa, sendo o símbolo do Euro uma homenagem.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fênix

símbolo euro

Seja pela letra latina ou pelo Épsilon, o símbolo do Euro ganhou um traço extra, que veio com o objetivo de simbolizar a estabilidade e equilíbrio de seu mercado.

Como fazer o símbolo do Euro no teclado?

Seja por escrita de um texto onde seja necessário o uso do Euro ou por curiosidade, o acesso ao uso do símbolo fica “oculto” em nosso teclado, por assim dizer. Logo, boa parte das pessoas não sabem que é possível a digitar, preferindo buscar o símbolo na internet com o objetivo copiá-lo.

Vamos ensinar rapidamente a como usar o símbolo do euro diretamente pelo teclado (Qwerty):

  1. Pressione a tecla Num Lock e deixe-a ativa;
  2. Segure o botão Alt e digite os números 0128.

Já em outros teclados, o símbolo costuma ser encontrado no botão “E”, mas, para isso, é necessário manter pressionado o botão Alt Gr, ou o Alt, e apertar o “E”.

Para seu uso em teclados eletrônicos, como os de celulares, a coisa é mais simples, isso porque ele pode ser acessado normalmente entre os símbolos de caracteres especiais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Malta

Veja também os significados dos símbolos: