Real

real símboloO Real é a moeda brasileira desde 1994. O símbolo e a simbologia do Real são formados por dois ícones, sendo o primeiro uma letra R maiúscula, que representa o nome da moeda, e o segundo um cifrão (letra S cortada verticalmente por um ou dois traços – $), que se trata do símbolo mundial para o dinheiro, para um tipo de moeda.

O que difere o Real do Dólar, por exemplo, é que o símbolo do dólar é apenas um cifrão cortado por uma barra central e vertical, já o símbolo do Real é uma letra S maiúscula cortada verticalmente por dois traços ou barras. Apesar disso, hoje, o R maiúsculo, junto de um cifrão com apenas uma barra vertical também é amplamente utilizado para representar a moeda brasileira.

A origem do cifrão remonta a séculos. Na Mitologia Grega, Hércules utilizou uma montanha para realizar um trabalho de seus doze trabalhos. Algum tempo depois, Táriq, um general árabe, teria feito uma longa viagem longa, passando pela montanha conhecida como “Colunas de Hércules”. Sendo assim, por sua ordem, as moedas passaram a ser gravadas com um S, representando seu percurso longo e sinuoso, e os dois traços que o cortam, as Colunas de Hércules.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triângulo

Como digitar o símbolo do Real

A forma correta de digitar o símbolo do Real é colocando-o antes do valor numérico. Digita-se primeiro o R maiúsculo, ou seja, aperta-se a tecla R juntamente com a tecla Shift. Logo após o R, digita-se o Shift novamente com o número 4 do teclado numérico localizado acima das letras. Lá é onde se encontra o cifrão. E só depois então se digita o valor numérico. Quando se coloca o símbolo do Real ao início do valor, não é necessário ao final especificar que se trata de dinheiro, ou escrever as palavras “real” ou “reais”. Exemplo: para se dizer vinte reais e quarenta centavos, digita-se apenas R$ 20,40.

símbolo real

O Real brasileiro

O Real brasileiro é a moeda corrente no Brasil, criado pelo plano econômico de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.

A moeda antes do Real era o Cruzeiro, que se manteve até meados de 1992, porém, com a monstruosa inflação, o país sofria economicamente, quase chegando à falência. Itamar Franco era o então presidente, que chegou ao cargo após o impeachment de Fernando Collor, deposto em razão da acusação de crimes de responsabilidade. Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente pelo povo, após a redemocratização do Brasil em 1985, depois de 21 anos de uma ditadura militar.

Veja também. Significado do símbolo ->  Camaleão

A moeda até então era o Cruzeiro. Depois, foi criada uma moeda de transição chamada de Unidade Real de Medida (URV), sendo assim substituída pelo Real, em um projeto econômico do então senador Fernando Henrique Cardoso, que em seguida se tornou Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Lá, teve a oportunidade de elaborar o plano Real. Posteriormente, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente da República Federativa do Brasil, em substituição a Itamar Franco. Seu primeiro governo foi de 1994 a 1997.

Em 1997, o então presidente foi reeleito para mais um mandato, governando até 2001, quando foi substituído pelo novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que governou o país de 2002 a 2009.