Tartaruga

Tartaruga é um réptil caracterizado por ter seu corpo coberto por um casco (feito de osso), por movimentar-se de forma bastante lenta e ser capaz de esconder sua cabeça e cauda dentro do casco a fim de se proteger de inimigos.

Existem tartarugas dos mais variados tamanhos: desde menos de 10 centímetros até mais de 2 metros de comprimento, com um peso de mais de 600 quilos. Podem ser encontradas em quase todo o planeta, em rios, lagos, lagoas, oceanos ou em terra.

É comum confundir tartaruga com os jabutis e cágados, sendo que os jabutis são as tartarugas terrestres, enquanto os cágados são os tipos de tartarugas que vivem em água doce ou em terrenos pantanosos.

tartaruga símbolo

Simbologia da tartaruga

A tartaruga é um animal atribuído ao princípio feminino e lunar, por isso ela simboliza principalmente:

  • Água,
  • Lua,
  • Criação,
  • Fecundidade,
  • Imortalidade,
  • Lentidão.

Também, a tartaruga é símbolo do conhecimento, da concentração e da sabedoria. O simbolismo da tartaruga quanto a esses aspectos faz referência à sua capacidade de recolher a cabeça para dentro do casco, retornando ao seu primeiro estado e isolando-se do mundo com o objetivo de alcançar sabedoria e conhecimento.

O símbolo da tartaruga, ainda tratando-se de sua carapaça (casco), é uma representação do universo, do céu e da terra, por causa de seu aspecto redondo na parte superior e achatado na parte inferior. Em mitos da criação, existe a descrição de que o casco da tartaruga sustenta o mundo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela de Davi

O espaço que existe entre o teto e a superfície plana do casco desse animal faz dela uma mediadora entre o céu e a terra.

Das outras características da tartaruga, as patas curtas e seu peso demonstram força e obstinação. Como suas quatro patas estão plantadas de maneira firme no chão, a tartaruga simboliza ainda as quatro colunas do templo sagrado e sustenta o universo.

Esta ideia de suporte do mundo e a questão de estabilidade cria uma identificação da tartaruga com algumas divindades orientais e ocidentais, pois para certas culturas o animal tem poderes adivinhatórios.

Alguns exemplos disso são:

  • A tartaruga na China é vista como um animal sagrado por representar o poder, a longevidade e a tenacidade.

Para os chineses, esse réptil ajudou a criar o mundo, acreditando-se que a tartaruga possui o poder do oráculo.

No Taoísmo, a tartaruga simboliza o universo inteiro.

  • A tartaruga, para tribos nativo-americanas, é a representação da Mãe Terra, que simboliza a paz, a calmaria, a boa saúde e a vida longa.
  • A tartaruga, na mitologia hindu, aparece como o animal que carrega o mundo nas costas.

Um dos avatares do deus Vishnu – o protetor – é a tartaruga, que se mostra capaz de recompor o equilíbrio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Biblioteca

Tartaruga na Fábula de Esopo

O escritor grego Esopo criou inúmeras fábulas populares, e a tartaruga também aparece como representação de um animal que se move de maneira lenta em terra firme, em comparação com uma lebre, sendo este um animal muito veloz.

A fábula conhecida como “A Lebre e a Tartaruga” aborda a história onde ambos os animais participarão de uma corrida.

Na fábula, é visto que a lebre já estava crente de sua vitória. No entanto, o animal acabou se distraindo e a tartaruga segue o seu caminho na corrida, vencendo-a.

A moral da história e da representação da tartaruga nela é que se deve ter determinação, persistência e paciência para alcançar os objetivos.

Sonhar com tartaruga

Sonhar com tartaruga traz significados positivos, sendo uma indicação de felicidade no caminho do sonhador ou para uma pessoa próxima a ele. Da mesma maneira que o animal trilha seu caminho com passos lentos, mas decididos, o sonho mostra que o sonhador irá seguir seu rumo lentamente e atingirá seus objetivos.

O sonho com tartaruga também mostra que o sonhador necessita se focar mais no presente, parar de remoer o que aconteceu no passado ou mesmo sofrer por antecipação com o seu futuro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Bruta

Além disso, é um sinal de que o sonhador precisa ir mais devagar e ter paciência com a vida e suas situações.

Tatuagem de tartaruga

A tattoo de tartaruga é bastante popular por estar relacionada à natureza, mas também pelos seus significados mais gerais: conhecimento, paciência, sabedoria, equilíbrio e harmonia.

Nas culturas havaiana e polinésia, a tartaruga era associada à calma, à serenidade e à tranquilidade. O animal era considerado pacífico em seu habitat (água), estando bastante ligado também à longevidade, humildade, fertilidade e sabedoria.

Por isso, esses são os principais significados para uma tatuagem de tartaruga.

A tattoo de tartaruga aparece em vários estilos, como o maori, o tribal, o realista e até em desenho animado. É comum desenhar em conjunto a esse réptil algo que caracterize o mar. A cor predominante é o verde, pois é a cor própria do animal – em tatuagens maori, o preto é a única cor utilizada.

Veja também os significados dos símbolos: