Pi

piNão é preciso ser fera em matemática para reconhecer a importância do número Pi, representado por uma letrinha grega e que é responsável por grandes cálculos desde séculos antes da Era Cristã.

Este número é uma das constantes matemáticas mais conhecidas e o mais famoso irracional da História.

Basta dizer que os estudos que levaram a sua descoberta começaram no antigo Egito e Babilônia, passando pela Grécia Antiga até os dias atuais.

Mas você sabe o que é pi? Neste artigo, vamos somar informações e dividir com você alguns fatos e curiosidades sobre esse número tão misterioso quanto intrigante.

Qual o significado de Pi?

Para quem não se lembra dos tempos de escola, pi é o nome que se dá ao número obtido quando dividimos o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro.

Na maioria dos cálculos matemáticos, usamos para pi o valor de 3,14… ou 3,1416. O curioso desse número é que nas operações suas casas decimais aumentam indefinidamente.

Podemos dizer, assim, que o pi símbolo é, na verdade, um número infinito. Fascinante tanto para os matemáticos quanto para nós, reles “mortais”.

O simbolismo de Pi

Também denominado Constante Circular, Constante de Arquimedes ou Número de Ludolph, denomina-se pi a proporção numérica que define a razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Mas como surgiu o símbolo Pi?

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Celta

Após séculos e séculos de estudos sobre a constante, foi somente a partir do século XVIII que ela passou a ser representada pela letra π, que vem da palavra perímetro (περίμετρος) no idioma grego.

Quem primeiro sugeriu o uso da 16ª letra grega para simbolizar a constante foi o matemático inglês William Jones (1675-1749), mas o nome só foi popularizado décadas depois, pelo também matemático Leonhard Euler (1707-1783).

Desde então, a letra π é usada como símbolo desse número que até hoje dá o que falar. Ou melhor, calcular.

pi símbolo

A origem do Pi

Não se sabe ao certo qual povo descobriu a relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Consta que esses estudos já eram realizados milhares de anos antes de Cristo, no Egito e na Babilônia, e que a constante teria sido utilizada até mesmo na construção da pirâmide de Gizé.

Veja também o significado do símbolo Pirâmide.

Coube ao matemático grego Arquimedes de Siracusa, que viveu nos anos 200 a.C, a façanha de ser a primeira pessoa a calcular com precisão o valor de pi.

Mas isso tudo já faz parte da História. Nos dias de hoje, com o avanço tecnológico de calculadoras e computadores, o número pi já chegou à espantosa marca de quatrilhões de decimais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Timão

Simbologia de Pi

O número pi tem grande valor simbólico, na comunidade matemática, mas popularmente pode ser usado para representar algo que nunca termina.

Por conta de sua infinidade de decimais, o símbolo π pode significar tudo que não pode ser concretizado, o inalcançável, inconclusivo, indefinido ou inexato.

Dessa forma, o símbolo pi pode servir para definir tanto algo positivo: infinito, constante, como também algo negativo: indefinido e inacabado.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

Curiosidades sobre Pi

Simbolismos à parte, o pi é considerado uma das maiores descobertas da matemática.

Tanto que, há algumas décadas, ele ganhou uma data em sua homenagem, para a qual não faltou bom-humor.

O dia escolhido para celebrar a constante foi 14 de março, cuja data, em vários países, como EUA e Inglaterra, é representada como 3/14. Não lhe parece familiar?

E para ficar ainda mais intrigante, 14/3 (ou 3/14) também ficou marcado por dois acontecimentos: é o dia do nascimento do genial Albert Einstein e de morte do grande físico Stephen Hawking.

Como fazer o símbolo Pi

Para nós, que usamos o alfabeto romano, colocar o símbolo pi nos textos pode parecer uma tarefa complicada, pois não há nos teclados de computadores e notebooks uma tecla específica para digitar o símbolo diretamente. Por isso, muitas vezes, se sugere copiar e colar de outros textos. De qualquer forma, aí vão algumas dicas de como inserir o símbolo pi:

Veja também. Significado do símbolo ->  Carpa

No Windows:

  1. Pressione as teclas Windows + R.
  2. Digite charmap e pressione Enter.
  3. Será aberto o Mapa de Caracteres.
  4. Na caixa de nome “Procurar”, digite Pi e depois clique em pesquisar.
  5. Insira o cursor no símbolo o qual você desejar copiar e aperte Ctrl C + V.

No Mac:

  1. Pressione ao mesmo tempo as teclas Alt e P.
  2. Ao soltá-la o símbolo aparecerá automaticamente.

Em um documento do Word:

  1. Abra o documento.
  2. Passe o cursor sobre o recurso Inserir.
  3. Clique em Símbolo > Mais símbolos.
  4. No resultado, localize o símbolo pi.
  5. Copie e cole em seu documento.