Relâmpago

símbolo relâmpagoO Relâmpago pode ser considerado uma variação do raio.

Em outras culturas, o relâmpago tem a simbologia de um poder criador, fertilizante da Terra. É um símbolo do poder divino, um instrumento de Deus para se comunicar com a Terra, ou, até mesmo, seu poder na criação do mundo.

Também pode ser considerado um símbolo fálico de criação, não só de Deus, mas do homem enquanto fertilizador da mulher para a criação de uma nova vida.

Sinal de força, em muitas culturas o raio está ligado também ao fulminante poder da natureza, associado à chuva. Sendo assim, simboliza dois aspectos: um benéfico de, junto com a chuva, fecundar a terra para o nascimento de toda a fauna do planeta; e outro destruidor ou maléfico, significando um castigo divino, como por exemplo na cultura celta.

Relâmpago na Mitologia Grega

Na mitologia grega, o relâmpago representa Zeus, o rei dos deuses. Zeus foi o último filho de Cronos. Este, com medo de ser destronado por um de seus filhos, a cada um que nascia, o engolia. Reia, mulher de Cronos, cansada dos impropérios do marido, escondeu seu filho mais novo, Zeus, e entregou a Cronos uma pedra enrolada num pano para que o titã engolisse, e então escondeu Zeus numa caverna em Creta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho de Hórus

Quando Zeus atingiu a idade adulta, junto de Métis, entregou uma poção para o pai Cronos beber. Cronos bebeu e regurgitou todos os filhos engolidos, entre eles Poseidon e Hades.

relâmpago símbolo

Depois disso, Zeus, Hades e Poseidon resolveram enfrentar seu pai e destroná-lo. Os titãs e os ciclopes entregaram para os deuses armas para enfrentar Cronos. Para Hades, deram um capacete que o deixava invisível. Para Poseidon, entregaram um tridente. Para Zeus, entregaram o relâmpago.

Veja também o significado dos símbolos ZeusHades e Cronos.

Relâmpago, Trovão e Raio

Juntos, o raio, trovão e o relâmpago representam a uma força violenta e fulminante vindo dos céus, seja por um deus ou por uma força da natureza.

Podem ser também uma referência a todos os deuses da guerra ao longo da história. O deus hindu Indra, por exemplo, carrega um raio em suas mãos.

Já para os ameríndios Hopis dos Estados Unidos, ele é um poder da boneca Tala Wipiki e representa benevolência e bençãos para os povos indígenas daquele local.

Para os pigmeus africanos, é um castigo de deus nos casos de adultério por parte de um membro de suas tribos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Uva

Veja também o significado dos símbolos Raio e Trovão.

Relâmpago na Bíblia

Na tradição cristã, em suas escrituras sagradas, a Bíblia, o relâmpago é relacionado analogicamente à vinda de Cristo à Terra. Um evento rápido, fulminante e muito poderoso. Isto está em Mateus 24, 27:

“Porque assim como relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem”.

Veja também o significado de: