Trovão

símbolo trovãoO Trovão possui simbologia em diversas culturas e povos, mas, na maioria das mitologias, o trovão é símbolo de justiça. O simbolismo do trovão também está ligado aos deuses da chuva e da vegetação, como para os índios, por exemplo. Porém, em cada cultura há um símbolo para o trovão, cujo significado é o mesmo: o possuidor do trovão seria capaz de matar os maus espíritos, com seu grande estrondo e luminosidade que representa também o esclarecimento.

Na tradição judaica, o trovão simboliza a voz de Deus, bem como na tradição cristã, quando Deus fala com Cristo. Nessa mesma tradição em que o trovão seria a voz de Deus, o raio e o relâmpago seriam as palavras Dele escritas no céu, na qual ele poderia se comunicar como os humanos.

Em muitas tradições, o trovão é simbolizado por um pássaro, geralmente de origem mitológica que, ao bater suas asas mágicas, produziria o som de trovão.

O trovão também é representado por uma constelação, que hoje chamaríamos de Ursa Maior.

Veja também os significados dos símbolos Raio e Relâmpago.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Filosofal

Trovão na Mitologia Grega

Na mitologia grega, primeiramente o trovão era a voz profunda das entranhas do Terra, como uma instrução quando ocorria abalos sísmicos. No início, o deus do Trovão seria Taranis.

Porém, posteriormente, o titã Cronos passou a engolir seus filhos com medo de ser destronado por um deles. Reia, sua esposa, cansada das crueldades de seu marido, escondeu seu último filho Zeus, e deu a Cronos uma pedra disfarçada num pano para que ele engolisse, e foi o que ele fez.

trovão símbolo

Quando Zeus atingiu a vida adulta, a pedido de Reia, resolveu colocar um fim nas maldades de seu pai. Juntamente com Métis, a deusa da prudência, deu uma poção mágica para Cronos tomar. O titã tomou a poção e acabou por vomitar os filhos engolidos, entre eles Hades e Poseidon.

Veja também os significados dos símbolos ZeusCronos e Hades.

Logo, os três se juntaram para destronar Cronos. Para tanto, os gigantes e ciclopes deram armas a cada um dois três.

  • Para Hades, deram um capacete que o tornara invisível;
  • Para Poseidon, deram um tridente;
  • Para Zeus, um raio e o trovão.
Veja também. Significado do símbolo ->  Escorpião

A partir daí, o trovão passou a ser um dos símbolos de Zeus, acreditando os gregos que o monstruoso estrondo seria sua voz e seu comando supremo, sendo ele o Rei dos Deuses.

Na mitologia romana, o deus do trovão é Júpiter, o equivalente a Zeus.

Veja também o significado do símbolo Tridente.

Trovão na Tradição Celta

Na tradição celta, o trovão era sinal de que não havia mais harmonia entre os elementos naturais, ou seja, os elementos enraivecidos por uma falta de harmonia cósmica simbolizariam aos humanos com um estrondo monstruoso, o trovão.

Trovão para os gauleses

Para os gauleses, o trovão era encarado como resposta e uma espécie de castigo, pois, em razão dos impropérios dos humanos, eles temiam que o céu lhe caísse sobre a cabeça como uma forma de punição mais grave. Então o trovão era encarado como uma advertência de que se continuassem a praticar tais ações seriam punidos com uma punição mais grave, que seria o céu lhes cair sobre a cabeça.

Veja também o significado do símbolo Martelo de Thor.

Veja também. Significado do símbolo ->  INRI