Laço

Laço é um nó liso, nem tão apertado e nem tão frouxo, pode se desamarrar facilmente. O laço é usado nos cadarços dos calçados, por exemplo, além de servir de adorno para cabelos, roupas e outros acessórios. O nome também significa uma armadilha para caçar quadrúpedes – comos nos rodeios – e até aves.

Já no sentido figurado, laço pode ser entendido como uma relação entre pessoas.

símbolo laço

Simbologia do laço

O laço simboliza, principalmente, o seguinte:

  • União,
  • Felicidade,
  • Força,
  • Energia,
  • Justiça,
  • Fortuna,

O simbolismo do laço está associado com os atos de “atar” e “desatar”, que simbolizam a união, tanto de caráter matrimonial, amistosa, afetiva ou familiar.

Além disso, o símbolo do laço aparece no Budismo através do “nó da fortuna”, que paralelamente à “Ouroboros” – a serpente que está engolindo sua própria cauda – tem o laço voltando-se para si mesmo, o que representa a sabedoria conquistada através da evolução espiritual.

O laço na Maçonaria é simbolizado como o “laço da união”, porém não sobre a união amorosa, mas voltado para os deveres da vida, da relação do homem para com o universo. Nesse caso, o laço abrange a ascensão espiritual comprometida pelos deveres humanos, a obrigação, em busca da elevação espiritual. É a representação da união do homem com o universo.

Já o laço na Grécia aparecia comumente nas imagens dos deuses – na cultura deles, o laço se atava tais imagens com o intuito de fazer com que os deuses não abandonassem os povos e o local, para que eles continuassem os protegendo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Uva

O laço no Antigo Egito era chamado também de “Nó de Ísis”. Ísis é a Deusa da Fertilidade e da Maternidade, a filha de Hórus, e representa a eternidade. O laço, nessa cultura, por isso, tinha como sentido a união entre os deuses os homens, assim como o céu e a terra.

Também, o laço na bruxaria era utilizado como um elemento essencial para os feitiços, quando as bruxas desejavam “atar” alguma pessoa, alguma energia ou até mesmo certa ação.

Além desses simbolismos, o laço no Cristianismo surge como uma representação mais espiritual, sendo que tais “nós” ou “lacinhos” eram usados nas roupas dos fiéis para que eles lembrassem dos três votos – a obediência, a pobreza e a castidade.

Laço como símbolo de lutas

O laço é um símbolo muito frequente em campanhas de determinadas causas (de saúde ou sociais, por exemplo). Isso mostra que ele simboliza carinho, solidariedade, manifestação e confraternização, sutilmente dizendo que se apoia ou se identifica com algo.

O primeiro laço que representou uma causa na história foi o laço amarelo, em 1917. Naquele tempo, o uso desse laço era uma forma de as mulheres demonstrarem devoção a alguém na cavalaria. Posteriormente, tornou-se uma representação de saudades e de pedidos de volta para casa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Labirinto

Nos anos 1990, o laço surgiu com os ativistas da luta contra a AIDS, servindo como uma maneira de conscientizar e alertar a população sobre a doença. O laço que representa a AIDS é de cor vermelha.

Outros exemplos de laços que representam lutas são:

  • Laço verde: para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos,
  • Laço rosa: para a campanha sobre o câncer de mama que ocorre anualmente em outubro,
  • Laço azul (claro): para a campanha sobre o câncer de próstata, que acontece em novembro,
  • Laço de quebra-cabeça: para conscientização sobre o autismo, cuja campanha acontece em abril,
  • Laço amarelo: para a luta contra o câncer dos ossos – a campanha acontece em julho,
  • Laço branco: conscientiza sobre o câncer de pulmão em novembro, mas também aparece em janeiro para frisar sobre a saúde mental.

Tatuagem de laço

A tattoo de laço é bastante procurada por mulheres e pode ser tatuada em várias partes do corpo, como pulsos, costas, panturrilhas, entre outras. Isso porque o desenho geralmente é delicado e com traços bastante intimistas.

Além disso, o laço frequentemente é uma escolha de desenho para a parte de trás das coxas, já que este é um local de conotação que transmite sensualidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coração

Um dos significados da tatuagem de laço é de “se estar embrulhado para presente”.

Entretanto, a maioria das pessoas faz essa tatuagem para representar a luta contra o câncer, principalmente pelo de mama e o de colo de útero. Isso não impede de visualizar o laço em cores que simbolizam outras doenças também.

Por isso, é comum que a tattoo de laço seja feita até para homenagear uma pessoa querida e mostrar sua solidariedade ou saudades (caso ela tenha falecido).

O laço ainda pode ser tatuado como um símbolo de uma lembrança que se quer deixar no passado.

A tatuagem de cinto de liga, usado em torno das coxas, apresenta muitas vezes uma fita que os prende e que forma um laço. Outra tatuagem comum é com o laço de renda, que enfatiza a feminilidade da mulher.

Veja também: