Pássaros

Pássaros são todas as aves que pertencem à ordem Passeriforme, a mais popular da classe das aves, com mais de 5 mil espécies já identificadas. É natural que o termo “pássaros” seja utilizado para generalizar qualquer tipo de ave existente, porém nem toda ave é um pássaro, mas todo pássaro é uma ave.

símbolo pássaros

Simbologia dos pássaros

Os pássaros são o símbolo do mundo celeste, sendo o oposto da serpente – que representa o mundo terrestre.

Por serem detentores de asas e, consequentemente, terem a capacidade de voar, o símbolo dos pássaros envolve a conexão entre o céu e a terra, onde esses animais se tornam os mensagens entre estes dois espaços.

Além disso, os pássaros simbolizam:

  • Leveza,
  • Espiritualidade,
  • Angelitude,
  • Sabedoria,
  • Inteligência,
  • Liberdade.

O simbolismo dos pássaros pode alcançar a ideia do divino, da alma (quando esta se liberta do corpo) ou do estado superior.

Pássaros voando, por exemplo, englobam os sentimentos de independência e liberdade que são exatamente opostos aos pássaros presos em gaiolas.

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

Os pássaros na China representam o órgão genital do homem.

Os pássaros na cultura islâmica são representantes dos anjos, afinal eles também possuem asas e podem alcançar o céu. Inclusive, no Corão – livro sagrado dos muçulmanos – o termo “pássaro” é encontrado como sinônimo de “destino”, acreditando-se que essas aves possuíam linguagem que o rei Salomão já a sabia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anel

Veja também o significado do símbolo Selo de Salomão.

Para os celtas, os pássaros seriam os mensageiros ou auxiliares dos deuses, simbolizando assim a liberdade divina.

Para os hindus, os pássaros eram símbolo da amizade entre os deuses e os seres humanos.

Na África, os pássaros significam a força, a vida e a fecundidade. É bem comum encontrar desenhos destas aves em variados ornamentos, assim como em máscaras e vasos. De acordo com os africanos, após a morte a alma se transforma em uma forma de pássaro.

Os pássaros, de uma maneira geral, podem representar as almas das crianças ou as almas libertas de retorno para o mundo celeste que estão aguardando a reencarnação.

A simbologia dos pássaros noturnos também se destaca, pois representa as almas do outro mundo, ou seja, daqueles mortos que não encontram descanso e que retornam para perto de suas antigas residências no período da noite. São considerados, por isso, mensageiros de más notícias.

Os ninhos dos pássaros são associados com o paraíso, com a moradia suprema, com o refúgio oculto e inacessível.

Pintassilgo

O pintassilgo é um pássaro que representa a Paixão de Cristo, fazendo referência à coroa de espinhos de Jesus, pois sua alimentação é composta de cardos e espinhos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Veado

É possível encontrar várias representações do Menino Jesus segurando essa ave como uma forma de evocar sua futura Paixão.

Pisco

O pisco é outro pássaro que se relaciona à Paixão de Cristo. Conforme a lenda, essa ave tirava os espinhos da coroa de Cristo e, por causa desse ato, acabava sujando seu peito de sangue (originando assim sua aparência com face e peito avermelhados).

Na Europa, o pisco é um dos símbolos do Natal.

Cotovia

A cotovia é um pássaro que simboliza a união do céu e da terra porque é uma ave rápida em direção ao céu e desce como se estivesse realizando um mergulho.

O voo da cotovia ainda engloba a ideia do entusiasmo da juventude e da própria busca pela felicidade por parte dos seres humanos. Seu canto também representa o mesmo.

É símbolo da esperança, da felicidade, da sorte e da criatividade.

Na religião cristã, o canto da cotovia pode simbolizar uma oração alegre para Deus.

Poupa

A poupa é um pássaro que aparece em muitas culturas.

No Egito Antigo, a ave é símbolo da alegria, do afeto e do amor filial, já que se afirma que a poupa cuida de seus pais quando idosos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Espada

Para os chineses, a poupa é um símbolo de sorte.

Na cultura árabe, ela é um mensageiro de qualquer coisa associada com o lado afetivo e com o amor, como se fosse uma espécie de cupido.

Na cultura persa, a poupa trata do comportamento ético entre marido e mulher, assim como a inspiração poética e a intuição.

Rouxinol

O rouxinol é um pássaro que está ligado ao amor e aos sentimentos, porém também se aproxima intimamente da morte. Seu simbolismo está vinculado à Romeu e Julieta – obra de William Shakespeare – onde esse pássaro seria o “cantor do amor na noite que finda”. Caso escutem o rouxinol, os amantes permanecem juntos, porém estarão expostos à morte.

É comum lembrar-se do rouxinol pelo canto cheio de melodia, sendo um som inesquecível e muito apreciado no Japão, por exemplo.

Veja também os significados dos símbolos: