Selo de Salomão

Um hexagrama com dois triângulos, um para cima e outro para baixo, entrelaçados formam a estrela de seis pontas, o símbolo Selo de Salomão. É assim chamado por conta do anel do rei Salomão – o terceiro rei de Israel que governou durante 40 anos, considerado um grande escritor, o sábio dos sábios – que continha esse desenho e era utilizado para protegê-lo dos espíritos ruins.

selo de salomão símbolo

Por essa razão, criou-se o misticismo de ser um símbolo mágico. Com o tempo, o símbolo também foi utilizado como um selo na bruxaria, alquimia, feitiçaria, ocultismo, astrologia e, com o tempo, também foi adotado como emblema de fé no cristianismo.

Simbologia do selo de Salomão

O simbolismo do selo de Salomão está, para muitos, ligado, diretamente, ao demônio Baphomet, ou popularmente conhecido como diabo, usado por muito feiticeiros para diversos rituais, como conjurar demônios, escravizar seres, evocar espíritos, dentre outros. Mas, segundo diversos estudiosos esotéricos, se você não lida com a magia de Salomão, como a maioria das pessoas, ele é apenas um símbolo de muita proteção, presente em tradições orientais e ocidentais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Barco

Veja aqui tudo sobre o significado do símbolo Baphomet.

Nas tradições herméticas – escritos filosóficos atribuídos a Hermes Trismegisto – a simbologia do selo de Salomão tem um significado em que diz que “O que está acima é igual ao que está abaixo, e o que está abaixo é igual ao que está acima”. Isto é, as pontas superiores (céu) e inferiores (Terra) são reflexos do pentagrama (estrela de cinco pontas), que é muitas vezes utilizado de forma invertida para representar o negativo, o oposto. O selo de Salomão na maçonaria traz um significado muito positivo: “Deus, criação e perfeição”.

Veja aqui tudo sobre o significado símbolo Pentagrama.

Selo de Salomão x Estrela de David

Há muita confusão quanto às semelhanças da Estrela de David e o Selo de Salomão, já que ambas apresentam seis pontas. Porém, a Estrela de Davi, também chamada de Hexagrama ou “Escudo de Davi” – famoso símbolo utilizado pelo judaísmo e pelo os seus demais adeptos – é formada por dois triângulos sobrepostos, diferente da estrela de Salomão, que traz dois triângulos entrelaçados.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cão

Veja aqui o significado do símbolo HexagramaEstrela de Davi.

Tatuagem do Selo de Salomãoselo de salomão

É muito comum vermos pessoas fazerem uma tattoo do Selo de Salomão, o motivo é justamente pela confusão que muitos fazem com a estrela de David. Então, diversas vezes vemos tatuagens cujo símbolo entrelaçado corresponde ao Selo de Salomão, porém o tatuador, ou a própria pessoa que quis marcar sua pele, pensa que está fazendo a Estrela de David.

No entanto, as tatuagens do Selo de Salomão geralmente são feitas por mulheres em lugares mais discretos, como pulso, atrás da orelha, nuca etc. A escolha de se tatuar vem justamente do significado de proteção e de harmonia, mas também há pessoas que o escolhem por seguirem rituais de feitiçaria.

Já para alguns indivíduos que são mais atentos à numerologia, o valor numérico desse símbolo é 6, o que também representa o equilíbrio das energias. Dentro desse contexto, ele também representa a criação, já que Deus gerou tudo em seis dias, simbolizando a perfeição da criação divina.

Veja também. Significado do símbolo ->  Papagaio