Boca

Formada pelos lábios, língua, dentes, gengiva e céu da boca, você já pensou que a boca é uma das entradas e saídas mais importantes do nosso corpo? Por ela, passam alimentos, bebidas e as nossas palavras. Portanto, a boca é um símbolo ambíguo. Não bastasse isso, também tem uma forte associação com a sensualidade, principalmente se pensarmos em lábios vermelhos, que aliás é a sua representação mais comum.

significado do símbolo boca

Quer saber mais sobre o simbolismo da boca? Então, continue a leitura!

Simbologia da boca

Pense na boca como um dos mais importantes órgãos de passagem do nosso corpo. É daí que vem sua ambivalência: por ela, podem entrar coisas benéficas ou nocivas ao corpo de quem fala. E, igualmente, as palavras que saem dela podem fazer o bem ou o mal a quem as ouve – portanto, a palavra e o silêncio também podem ser positivos ou negativos, dependendo do contexto:

  • Aspectos positivos da fala: a palavra como denúncia do que está errado, como cura (falar de uma dor para curá-la = psicoterapia), esclarecimento de alguma verdade, conselho, ensino. Nestes casos, o silêncio é negativo, por ser imposto injustamente.
  • Aspectos negativos da fala: a palavra como ferramenta de distorção de alguma realidade (mentira para que alguém obtenha alguma vantagem de forma ilícita ou esconda algo errado), de fofoca (que provoca a desunião), de rancor ou mágoa não resolvidos, de perda de esperança, de verdade cruel dita sem o devido cuidado, de manifestação de preconceitos. Nestes casos, o silêncio se faz necessário.
Veja também. Significado do símbolo ->  Rosa

Se pensarmos que a fala é uma manifestação da energia psíquica de uma pessoa, e que pode despertar sentimentos, ações e outras falas, dependendo bastante da inflamação nas palavras, faz sentido pensar na relação entre a boca e o fogo, boca como arma de fogo, energia para pôr algo em movimento.

Boca do Inferno

Originalmente, esta expressão se refere, no cristianismo medieval, à boca de Leviatã, monstro marinho descrito na Bíblia – sua boca aberta seria a entrada do inferno, portanto, o começo do sofrimento dos penitentes.

Mas, aqui no Brasil, ela ganhou importância particular: Boca do Inferno era o apelido do poeta baiano Gregório Matos Guerra (1636 – 1695), principal representante do período Barroco da literatura entre nós. Ele recebeu esse apelido graças ao seu hábito de escarnecer impiedosamente a hipocrisia das autoridades e da população em geral da sua época. Teve uma vida muito tumultuada, e até foi denunciado à Inquisição. Curiosamente, seus versos, que permanecem atuais, se utilizam bastante do símbolo da boca, em vários sentidos.

Boca vermelha

Outro significado de boca é sua forte ligação com o erotismo. Isso acontece porque os lábios vermelhos fechados têm semelhança com o órgão genital feminino (sim, a vulva pode ser vista como uma segunda boca, tanto que ambas são formadas por mucosas e duas de suas partes são os lábios grandes e os lábios pequenos). E, se pensarmos na cor vermelha, ela é naturalmente estimulante da ação, e remete ao sangue que chega aos órgãos sexuais quando homem e mulher se excitam.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ok

Além de tudo isso, a boca vermelha também costuma ser muito valorizada no mundo da maquiagem, porque os lábios mais vermelhos e cheios também costumam ser vistos como um sinal não-verbal de atração sexual, junto com as bochechas mais coradas e as pupilas dilatadas, que dão a impressão de olhos maiores.

Boca dos Rolling Stones

E não poderíamos deixar de mencionar aqui uma das bocas vermelhas mais famosas dos últimos 50 anos no inconsciente coletivo: a boca dos Rolling Stones. A história por trás dela é curiosa: em 1969, Mick Jagger foi ao Royal College of Arts para escolher o artista que desenvolveria o projeto visual do próximo disco da banda. Ao se decidir por John Pasche, de 24 anos, eles se sentaram para conversar, e a primeira coisa que chamou a atenção do jovem designer foi a boca do vocalista, e deu no que deu.

Também conhecida como Tongue and Lips ou Hot Lips, ela foi apresentada ao público dois anos depois, no disco Sticky Fingers, e fez tanto sucesso que representa os Rolling Stones até hoje, e é um dos símbolos mais lembrados pelos fãs de rock.

Essa boca simboliza, conforme queria Jagger, contestação às autoridades, inclusive de forma sexy, e a divindade hindu Kali, deusa do amor, morte e criação, que originalmente era representada com a língua de fora.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abóbora

Tatuagem de boca 

Uma das maneiras mais comuns de se tatuar boca é fazer a marca dos lábios de batom, vermelha, rosa, preta ou de outra cor, em qualquer parte do corpo – é uma tatuagem pequena e sem muitos detalhes. Dependendo da parte do corpo, pode significar só um gesto de carinho, ou uma sugestão erótica do seu portador.

Além disso, existe a opção de fazer a tatuagem na boca, o que pode se dar de dois modos:

  • dentro do lábio inferior;
  • para dar a ilusão de aumento do volume dos lábios, podendo inclusive pintá-los de forma permanente.

No caso da tatuagem dentro da boca, além de ser uma região sensível porque é muito vascularizada, a inscrição não dura muito tempo, por causa da constante renovação das suas células. Portanto, é preciso retocar ao menos uma vez por ano. E a tinta pode impedir o dentista de ver problemas bucais nessa área.

Em qualquer dos casos, sempre procure clínicas especializadas!