Sangue

A simbologia do Sangue está relacionada diretamente à alma humana e seu aspecto emocional. Isso acontece porque é possível enxergar o sangue como a essência de uma pessoa. Afinal, quando vamos mencionar que temos relação com um lugar ou alguém, costumamos dizer que está no sangue. Além disso, o simbolismo do sangue também pode ser ligado a pactos, sejam eles divinos ou demoníacos.

sangue símbolo

Não é raro ver em filmes alguém selando um pacto com o demônio com o próprio sangue, então é justamente a essa aliança que o sangue pode ser associado. Isso até mesmo está ligado ao aspecto anterior, afinal o significado de sangue nesse caso está ligado à alma do indivíduo. Se alguém está trocando sua alma por algo, nada mais direto do que selar o pacto com o sangue, justamente um símbolo da vida da alma humana, estando ligado até mesmo a conceitos como a poção da imortalidade. O sangue, portanto, é algo com muito valor e poder.

Além disso, o sangue simboliza um vínculo próximo com o afeto. Sendo um símbolo da vida, pode-se dar a ele uma conotação ligada à vida afetiva. Dessa forma, é possível relacionar isso à paixão e desejo, mas também à violência. O símbolo de sangue também está conectado à energia e força interior.

Veja também. Significado do símbolo ->  Laço

De uma forma geral, o sangue está associado ao fogo, calor e vida, essencialmente tudo que se relaciona ao sol. Além disso, pode se ligar à nobreza e beleza. Existe, inclusive, a expressão “sangue azul”, para designar os nobres, uma vez que aristocracia espanhola justificava a sua nobreza porque viam o sangue azul em suas veias. Em comparação aos morenos filhos de mouros, a pele dos espanhóis era mais branca e permitia ver as veias azuladas. Sabemos que o sangue não é azul, mas essa era a impressão que eles tinham e a usavam para justificar seu preconceito, infelizmente.

De acordo com os caldeus, um povo da antiga Mesopotâmia, quando o sangue divino era misturado à terra, os seres vivos eram gerados. Além dessa crença, no antigo Camboja, quando o sangue derramava em torneios ou mesmo em sacrifícios, isso era um sinal de que a chuva estava se aproximando e trazendo com ela fertilidade e abundância. Esses povos têm a sua própria concepção para o que significa sangue.

Veja também os significados dos símbolos Sol e Fogo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hades

Sangue de Cristo

O sangue de Cristo é um dos principais símbolos da Igreja Católica. Ele é o fundamento da redenção, pois Jesus morreu na cruz, derramando Seu sangue. Depois disso, Ele ressuscitou para a redenção de nossos pecados. Como símbolo de Seu sangue, Ele elegeu o vinho durante a Santa Ceia, deixando clara a sua relação com o processo de redenção. Ele disse aos seus apóstolos: “isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

Veja também os significados dos símbolos Vinho e Santo Graal.

Sonhar com sangue

Sonhos com sangue não significam que acontecerão tragédias em sua vida. É justamente o contrário, mudanças positivas podem estar por vir, mas isso depende muito de como o sangue aparece em seu sonho. Se, por exemplo, o sangue for de outra pessoa, pode ser um representativo de seu subconsciente de que você se vê incapaz de resolver algo.

Sangue na Alquimia

Para os alquimistas, o sangue representa duas operações diferentes: solutio e calcinatio. Quando a substância está fluida, a operação relacionada é a primeira. Quando está associada ao fogo, relaciona-se ao calcinatio, um tipo de batismo de fogo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hibisco

Sangue e os vampiros

Os vampiros possuem uma relação muito forte com sangue, pois este é o seu alimento. Eles costumam atacar pessoas pelo pescoço para sugar todo o seu sangue. Pode acontecer, também, de a pessoa ser transformada em um vampiro.

Veja também o significado do símbolo Vampiro.