Diamante

O diamante é considerado a gema mais preciosa entre as pedras preciosas – os indianos o consideram “a rainha das pedras”. É da Índia que vêm os primeiros registros de sua aparição na superfície terrestre, a partir do século IX a.C.

Ao longo da história humana, o diamante foi sendo visto como um símbolo de poder e riqueza, mas também de pureza, sabedoria e evolução humana, graças às suas qualidades de dureza e de alta reflexão da luz e, mais tarde, a partir da descoberta de como um diamante se forma, e do estudo da sua composição química.

símbolo diamante

Então, neste texto, vamos conferir um pouco da fascinante simbologia do diamante, e das razões para ele ter surgido, além de como ela continua presente até hoje, em sonhos e tatuagens. Continue lendo!

Formação do diamante

O diamante é formado apenas por átomos de carbono puro cristalizados, tal e qual um material bem diferente dele: o grafite. Enquanto o grafite é preto e mole, o diamante é o material mais duro da Terra, só podendo ser arranhado ou cortado por outro diamante, e suas cores variam de incolor ao amarelo.

Estas grandes diferenças entre substâncias com a mesma composição acontecem pela organização dos átomos de carbono dentro de cada um deles: no caso do diamante, cada carbono tem as suas quatro ligações covalentes, o que equilibra sua energia, e estão a uma distância uns dos outros que não gera repulsão entre eles. Assim, não há movimento, o que confere estabilidade e dureza à estrutura cristalina.

Os diamantes são formados na crosta terrestre, onde as altas temperatura e pressão comprimem os átomos de carbono entre si. O processo de formação e estabilização das cadeias demora milhares de anos, e inclusive eles passam por um estágio de grafite antes de chegar a diamante. Mesmo depois disso, podem passar muito tempo ainda dentro da terra, aflorando à superfície por causa das erupções vulcânicas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Abóbora

Em seu estado bruto, ele é mais parecido com o grafite; só reluz depois de lapidado, ou seja, cortado para atingir o máximo da sua capacidade de refletir a luz. Um diamante tem alta capacidade de refração, por isso é tão brilhante. A luz solar o faz refletir todas as cores do arco-íris.

Simbolismo do diamante

Significado espiritual do diamante

Espiritualmente falando, o diamante simboliza, através da sua evolução de grafite em diamante, a evolução da alma humana.

Concepções como a corrente do budismo denominada Vajrayana, “rota do diamante” (a palavra vajra significa diamante), e por alguns filósofos gregos (como Platão), afirmam que o homem começa iludido pela realidade material na qual vive, mas pode ir se libertando disso por meio de virtudes como a sinceridade, a beleza e a justiça, para chegar à sua forma mais pura, escondida dentro de si, e revelá-la ao mundo, tal como o diamante, que está dentro da terra e aflora à superfície. A pessoa que persegue isso passa do grafite (de formação instável e cor que absorve toda a luz) ao diamante (resistente, portanto inabalável pelos acontecimentos externos e internos, e que reflete as cores do arco-íris, ou seja, dá ao mundo todas as luzes que recebe, integrando-as harmonicamente entre si, que é a qualidade da transparência. Simbolicamente, a pessoa reflete luz branca).

Significado místico do diamante

Estas foram algumas das principais características que mexeram com a sensibilidade dos povos que foram entrando em contato com o diamante desde a Antiguidade. Em grego, seu nome, adamas, significa “aquele que não pode ser domado”, por causa da dureza da pedra, e assim foi associado com a coragem e a bravura, a ponto de ser levado para o campo de batalha como um talismã.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela Cadente

O fato de ele refletir as cores do arco-íris, ao contrário de outras pedras, foi interpretado pelos místicos como sinal do seu poder de equilibrar todos os seus aspectos internos para emitir energia de máxima qualidade. Por isso, ele pode purificar a energia de uma pessoa ou ambiente, bastando que ela o use num anel ou brincos (de preferência) para que se livre de pensamentos inferiores.

Além disso, usá-lo constantemente amplia a energia natural da pessoa, até o ponto de essa energia atingir a pureza do diamante. No entanto, se a energia for predominantemente negativa, isso é que será intensificado. Curiosamente, em várias tradições antigas, dizia-se que o diamante também tem o poder de afastar maus espíritos, pesadelos e até mesmo o diabo.

O diamante também pode ser combinado com outras pedras, para potencializar o poder de cura delas, de males físicos ou psicológicos. Já se acreditou que ele poderia, também, curar transtornos mentais.

Significado do diamante na união matrimonial

O símbolo do diamante também foi associado às uniões matrimoniais estáveis, graças à sua resistência, que lhe permite durar por muitos anos sem um arranhão e sem deixar de brilhar sempre do mesmo jeito. Por isso, ele é uma das pedras preferidas para a confecção de alianças de noivado e de casamento. Em muitas culturas, acreditou-se que, dar uma aliança dessas à esposa, faria com que o marido a amasse para sempre.

Não à toa, os casais que comemoram 60 anos de união celebram Bodas de Diamante.

Sonhar com diamante

Em geral, o diamante no sonho representa controle das emoções e da personalidade, que o sonhador tem ou precisa ter. Mas também pode ser uma alusão ao momento financeiro da pessoa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Paz

De qualquer modo, é preciso levar em conta também as circunstâncias em que ele aparece, para que a mensagem seja decifrada corretamente. Confira alguns exemplos:

  • Você vê um diamante: se só o viu, sem nenhum contato físico, quer dizer que o dinheiro vai entrar em abundância.
  • Você rouba um diamante: em pouco tempo chegará uma revelação que mudará algo dentro de você, por exemplo descobrir uma traição ou alguém descobrir que você está sendo falso. Ou pode ser um aviso sobre uma fase de pouco dinheiro que está se aproximando.
  • Você compra um diamante: aviso do universo de que em breve você passará por alguns sacrifícios na vida, necessários para seu crescimento espiritual. Há quem diga que este sonho quer dizer que você está próximo de realizar um grande desejo.

Tattoo de diamante

Tatuagens de diamante são comuns, para homens e mulheres. Alguns dos seus significados são:

  • Ostentação de prosperidade;
  • Representação de qualidades como transparência, pureza e resistência;
  • Se o diamante é colorido, pode querer dizer que a pessoa é preciosa, porque é muito raro encontrar diamantes coloridos na natureza;
  • Quando duas pessoas fazem tatuagem de diamante, querem simbolizar que a amizade ou amor entre elas é muito forte.

Veja também: