Ametista

Ametista é uma pedra preciosa que se caracteriza pela cor violeta. A tonalidade pode variar do lilás mais claro e transparente até um roxo mais intenso. As alterações nas cores da ametista se devem ao composto químico presente neste quartzo: o dióxido de silício.

Conforme as condições de formação da pedra e até pela presença de impurezas (como de ferro, microminerais e irradiação), a cor do quartzo incolor vai atingir uma tonalidade diferenciada. A cor púrpura na ametista é a de maior valor comercial.

simbolismo da ametista

A palavra ametista tem origem no Grego amethystós, um termo que se forma de a–, partícula negativa mais methystós, que quer dizer “bêbado”. Por isso, ametista significa “que não está bêbado/em estado de embriaguez”.

Simbologia da ametista

De modo geral, a ametista representa a moral, o equilíbrio e a humildade. É a pedra responsável por simbolizar a proteção e por transmitir paz de espírito.

Em anéis de formatura, a ametista é a gema que representa todos os cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, afinal os significados místicos da pedra estão relacionados com o conhecimento, espiritualidade e esclarecimento.

A ametista, para os cristãos, por conta de sua cor, representa o clero e o equilíbrio entre o material e o espiritual. Conforme o Cristianismo, a ametista ressalta o sentido da moral e da humildade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

A ametista para Plínio, o Velho – naturalista romano – poderia ser utilizada como um elemento protetor contra a feitiçaria.

Na mitologia grega, conta-se uma história sobre o significado do nome “ametista”. De acordo com a lenda, a origem desta pedra veio em um dia de fúria de Dionísio – o deus do vinho e da festa (Baco para a mitologia romana).

Neste dia, Dionísio decidiu que iria soltar seus tigres sobre a primeira pessoa que passasse por ele. Azarada, foi uma mulher mortal chamada Ametista que acabou cruzando o caminho do deus, enquanto esta estava se dirigindo ao templo da deusa Ártemis.

Quando se deparou com os tigres preparados para atacá-la, Ametista suplicou pela ajuda da deusa. Como forma de salvá-la de uma morte dolorosa e cruel, Ártemis a transformou em um cristal branco.

Ao perceber o milagre feito pela deusa Ártemis, Dionísio foi capaz de reconhecer seu erro por estar fora de si de raiva e derramou uma taça de vinho sobre o cristal para comprovar seu arrependimento. A pedra, antes branca, recebeu uma bela tonalidade violeta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Escaravelho

Significado espiritual e esotérico

A ametista simboliza proteção, vitalidade e elevação espiritual. É uma pedra conhecida desde a Antiguidade, utilizada por sacerdotes e magos como uma pedra que é capaz de proteger o espírito.

O símbolo da ametista pode energizar e purificar os ambientes, afastar as forças das sombras e dissipar as energias negativas.

O significado de ametista está fundamentado no crescimento espiritual, auxiliando na elevação de níveis mais profundos de concentração para que se facilite a meditação.

A pedra preciosa é conhecida pelo seu poder de transmutar as energias negativas para positivas, promovendo uma limpeza nas conexões da terra com outras dimensões.

Além disso, o simbolismo da ametista trata da proteção da mente e do coração contra energias negativas e más influências.

A cor violeta também traz como simbologia a canalização das energias dessa tonalidade, cujo foco é purificar o corpo físico e eliminar quaisquer males que estejam sobre ele.

Ainda dentro desse significado esotérico e espiritual, a cor violeta é conhecida por garantir uma espécie de proteção que melhora a captação da energia vital, assim como fortalecer a intuição e despertar os chakras superiores.

Veja também. Significado do símbolo ->  Candelabro

A ametista está relacionada com a mudança do estado normal de consciência para um estado meditativo.

Para os esotéricos, o uso da ametista é feito colocando a pedra nos principais centros energéticos do corpo para trazer equilíbrio a eles.

Tatuagem de ametista

Embora não seja muito comum, a tattoo de ametista (e também de outras pedras preciosas) tem como significado principal a proteção contra as energias positivas e a atração do que for positivo.

Na grande parte das tatuagens de ametistas encontradas, é popular o desenho dos cristais em sua forma bruta.

Veja também os significados dos símbolos: