Flecha

A Flecha é um objeto que dispõe de inúmeros significados dentro da simbologia, podendo representar conquistas, conhecimento, aberturas, rupturas etc. Tudo dependerá da cultura que ela estiver representando.

Para os indígenas, a flecha é um símbolo da guerra e da paz, pois é usada tanto para proteção quanto para sustento na hora da caça. No Islã, arco e flecha simbolizam a justiça de Alá e o poder contra a ignorância e o mal. Na Mitologia Grega, ela aparece em diversos mitos, como Eros, o deus do amor, que acerta com uma flecha no coração dos apaixonados.

simbolismo da flecha

Na Umbanda, religião de origem afro, a flecha representa o orixá Oxóssi, também chamado de “caçador de uma flecha só”, pois sempre acerta o alvo. No Zodíaco, ela se relaciona ao signo de Sagitário, que é metade homem e metade cavalo, tendo arco e flecha nas mãos.

Com tantos significados, não é de se admirar que a flecha seja um dos mais valorizados símbolos na história. Conheça mais sobre a origem e simbologia da flecha em nossa vida.

Veja também o significado do símbolo Coração.

Representação da flecha nas artes

Na literatura e no cinema, temos diversos personagens que utilizam arco e flecha, como o lendário Robin Hood, que “roubava” dos ricos para dar aos pobres, e William Tell, que, durante um desafio, acertou com a flecha uma maçã na cabeça de seu próprio filho.

Veja também. Significado do símbolo ->  Grifo

São inúmeras as referências a esse instrumento, que na sociedade contemporânea, juntamente com o arco, é usada para prática esportiva, presente inclusive nas Olimpíadas. Mas você sabe o que significa a flecha? Esse artigo ajuda você a acertar direto no alvo sobre esse assunto.

O que é flecha?

Um dos mais antigos instrumentos de caça e proteção, a flecha surgiu possivelmente entre 33.000 e 9.000 aC. Composta de uma haste em madeira ou metal, a flecha possui uma ponta de aço em formato triangular que, com a ajuda de um arco, é projetada a distância em alta velocidade, em direção ao alvo. Tanto para caça quanto para esporte, o manuseio de arco e flecha exige precisão e concentração.

Mas qual o real significado de flecha? Essa palavra vem do latim sagitta, que pertence à família do verbo sagire, que quer dizer “compreender”. Por isso, a flecha também representa conhecimento superior, luz e intuição.

símbolo flecha

Simbolismo da flecha

Há vários simbolismos presentes na flecha, tanto como instrumento quanto como desenho/tatuagem. Vamos conhecer alguns deles:

  • Duas flechas cruzadas: representam aliança.
  • Flecha partida ao meio: símbolo da paz.
  • Flecha de Cupido: paixão, amor, erotismo. Na mitologia grega, Cupido (do grego Eros), deus do amor, flechava dois corações fazendo com que se apaixonassem.
  • Flecha indígena: guerra e paz/ proteção e sustento.
  • Flecha em movimento: ambição, algo que se deseja alcançar.
  • Flecha no centro do alvo: conquista.
  • Flecha em design gráfico (seta): indica direção, caminho a ser seguido, crescimento, ascensão e evolução.
  • Flecha na mitologia: o raio e o relâmpago, símbolo de Artemis, Apolo e Eros.
  • Flecha para os indianos: as cinco flechas de Kama representam os cinco sentidos.
  • Flecha no Zodíaco – representa o signo de Sagitário. Lançando sua flecha aos céus, simboliza ascensão e elevação.
Veja também. Significado do símbolo ->  Santo Graal

Outros significados presentes no símbolo da flecha:

  • Ligação entre o céu e a terra
  • Desafios
  • Abertura de caminhos
  • Proteção
  • Masculinidade
  • Intuição
  • Conhecimento

Flecha na Mitologia Grega

Como já vimos acima, a flecha está presente em diversos mitos gregos, como Eros, deus do amor, que alveja com ela os enamorados.

Também em Artemis, a deusa da caça (Diana na mitologia romana). Filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo, com seu arco e flecha representa a capacidade de focar em seus objetivos, além de proteger contra seus inimigos. O próprio Apolo foi um deus arqueiro que concentrava em seu arco e flecha a energia do Sol.

Veja também o significado do símbolo Sol.

A flecha aparece ainda no mito de Moros, deus da sorte e do destino. Consta que Moros pegou três flechas de Eros e as escondeu no mundo dos mortais. Se essas flechas fossem descobertas e lançadas fariam o tempo voltar ao Caos. A flecha de Moros foi chamada Flecha do Destino.

Outro mito que utilizou flecha foi Hércules (em grego Heracles). Em um de seus doze trabalhos, ele usa flechas para atingir Gerião, o monstro de três corpos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Dente-de-leão

Flecha de São Sebastião

No simbolismo cristão, a flecha está ligada a São Sebastião. Esse soldado evangelizador, a mando do imperador romano, foi amarrado a um tronco e alvejado por diversas flechas e, mesmo assim, sobreviveu. São Sebastião é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

Tatuagem de Flecha

Elemento muito procurado para quem quer fazer tatuagem com simbolismo indígena, a flecha tattoo pode ser aplicada em diversas partes do corpo, como braços, costas, panturrilha ou costela. Dependendo do desenho escolhido, ela pode ter um aspecto masculino ou feminino. Tanto pode representar romantismo e sensualidade quanto coragem e proteção.

Tatuar uma flecha no corpo indica respeito à tradição e cultura indígena, interesse pelo misticismo e ligação com a natureza.

flecha