Sol

O sol há de brilhar mais uma vez” – Nelson Cavaquinho compôs essa linda canção que marcou diversas gerações. O gerador de energia e de vida sempre foi reverenciado pela humanidade e pelos animais, muitas vezes considerado um norte ou uma divindade suprema e, mesmo para a sociedade contemporânea, abrir a janela e sentir o Sol tocar o rosto com o seu calor é quase um frasco de esperança diária.

Se, por um lado, o homem tinha em sua imaginação o desejo de pisar na lua, por outro, ele também via o sol com muita curiosidade, mas de maneira proibitiva, como na mitologia grega, que conta a tragédia do sonhador Ícaro, que teve suas asas de cera e penas de pássaros derretidas por tentar chegar perto da estrela divina. A divindade se mantém, mesmo que por outras histórias, como quando mães ensinam para os seus filhos a dar bom dia ao sol quando acordam pela manhã.

Veja também o significado do símbolo Lua e Estrela.

Simbolismo do Sol

O sol está presente em diversas crenças, costumes e rituais da Antiguidade, tal como no Peru, onde se realiza a Festa do Sol, reverenciando o Deus Sol ou Inti. Na Alquimia, a estrela simboliza a perfeição; para os chineses, representa o poder imperial. Mas, no geral, o sol é um símbolo que representa o amor, a luz, a realeza e o nascimento, um verdadeiro norteador humano.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triângulo

sol

O significado religioso do sol também está relacionado às entidades infinitas. Em algumas tradições, ele era considerado o “Pai Universal”, ou, por exemplo, na cultura australiana, ele era chamado de filho de Deus. Em outras, o simbolismo do sol se associava a Cristo, em que seus raios representavam os seus apóstolos.  No Cristianismo, os ciclos do sol, do nascer ao pôr do sol, simbolizam a ressurreição e a esperança.

Deus Solar

Na mitologia egípcia, Rá se tornou uma das maiores divindades da religião, e foi chamado de Deus Sol ou Deus do Sol, devido à importância da luz para a produção de alimentos. Conforme as crenças religiosas foram se modificando, Amon foi considerado deus supremo e, daí, surgiu a junção entre os dois deuses, que ficou conhecida como Amon-Rá (Amon = culto e Rá = Sol). Ao longo do tempo, as divindades do sol foram também associadas a Hórus, Sobek e Khnum, todos ligados à realeza.

Veja também o significado dos símbolos Pirâmide e Esfinge.

Ciclo do Sol

O deus sol era compreendido por quatro fases, que são os ciclos do sol: o nascer do sol, chamado de Khepri; o meio-dia, contemplado como um pássaro ou barco a navegar; o pôr-do-sol, que era visto como um idoso que descia à terra dos mortos; e a quarta fase, a noite, um barco que navegava ao leste que se preparava para o dia que estava por vir, que lutava para fugir de Apep, a serpente do mundo inferior que tentava matá-lo. Mas, a sua principal fase era ao meio-dia, quando era visto como uma ave, na maioria das vezes um Falcão ou a Fênix, famosa por renascer das cinzas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Morcego

Veja também o significado do símbolo Fênix.

Astrologia

No esotérico, o universo e a espiritualidade são representados por um círculo, e o sol é simbolizado pelo círculo com um ponto no meio, significando a manifestação da essência da vida colocada em um universo espiritual. Por isso, o sol é a manifestação espiritual da personalidade de cada um.

O sol na astrologia também vê a estrela como algo que simboliza a nobreza, o ego e a vontade consciente. Sua posição no mapa astral também mostra a maneira como disseminamos a energia em relação ao que ocorre em nossas vidas.

Sendo o coração do zodíaco, o signo onde o sol está ao nascer indica o nosso verdadeiro lar espiritual, onde herdamos inúmeras das nossas características.

sol desenho

Sol e Lua

O sol e a lua podiam facilmente viver uma história do amor, pois os dois são opostos, o lado claro e o obscuro que, juntos, criam uma harmonia. O Sol era considerado o deus imortal que nascia todas as manhãs e se punha toda noite no reino dos mortos, podendo levar, junto a ele, homens e dar-lhes a morte. Enquanto a Lua seguia as leis do eterno retorno, tendo a noção de que a morte nunca era definitiva

Veja também. Significado do símbolo ->  Crucifixo

Como o Yin-Yang, um princípio da filosofia chinesa, em que yang (sol) é a claridade e Yin, a escuridão. O eclipse é, muitas vezes, visto como um momento de harmonia, a junção dos dois lados.

Veja também o significado do símbolo Yin-Yang.

Tatuagem de sol

A tattoo do sol é um dos desenhos mais antigos e populares entre todos, principalmente por simbolizar esperança, superação, luz e as relações diretas com o amor pela natureza. Ela também é indicada quando se deseja homenagear alguém que mudou a sua vida, isto é, que chegou e iluminou o seu caminho.

As tatuagens de sol passaram por diversas modas durantes os anos, uma das mais famosas continua sendo o estilo maori, inspirados nos povos indígenas da Nova Zelândia, que vai muito além da estética. Segundo histórias, as tatuagens maori possuem um significado de amuleto, que protegia e fortalecia os guerreiros que tinham as peles marcadas.

Veja também os significados dos símbolos Filtro dos Sonhos, Leão e Flecha.