Borboleta

Borboleta é um animal de surpreendente leveza e suavidade, sendo um ser que já existia entre 40 a 50 milhões de anos atrás.

Com um ciclo de vida que pode chegar no máximo de 1 ano, dependendo da espécie, esse animal se destaca por sua capacidade de holometabolismo, isto é, a metamorfose completa.

Simbolismo da borboleta

O significado da borboleta traz principalmente a ideia de transformação, mas a simbologia da borboleta tende a abordar também a felicidade, a inconstância, a beleza, bem como em mostrar o quanto a natureza é efêmera.

Além disso, é comum associar a borboleta como símbolo de renovação.

Quando se fala sobre tais animais, logo um assunto é bastante comentado: a metamorfose das borboletas. O ciclo de vida desse ser segue 4 etapas:

  • Ovo (fase pré-larval): é simbolizado como a potencialidade do ser,
  • Larva (conhecida também lagarta ou taturana): significa vida,
  • Pupa (crisálida – quando o animal se desenvolve dentro do casulo): significa a morte,
  • Imago (fase adulta): traz a visão da ressurreição.

Nota-se que tal simbolismo do inseto indica a metamorfose cristã. A borboleta, a fase em que ela completa seu processo de vida, basicamente representa a saída do túmulo, portanto.

Cores das borboletas

As borboletas são muito lembradas e adoradas pela questão do tamanho, da delicadeza, mas principalmente pelas cores. Pode-se encontrar borboletas nos mais inúmeros tons, o que traz uma visão ainda mais bela enquanto voam.

  • Borboleta azul
Veja também. Significado do símbolo ->  Ômega

Uma borboleta azul tem como significado a metamorfose, sendo a transformação que os seres humanos passam durante a vida, mas não apenas se relacionando à parte física (crescimento), mas também pelos aspectos sociais, como, por exemplo, mudanças de trabalho, nascimento de filhos, casamento, etc.

Para muitos, a borboleta azul é sinônimo de boa sorte.

  • Borboletas coloridas

São consideradas as mensageiras de felicidade e alegrias.

  • Borboletas pretas

As borboletas pretas são vistas como mensageiras da morte.

Outro significado é que elas seriam as almas de crianças que morreram sem serem batizadas. Outra simbologia é que seriam bruxas reencarnadas.

  • Borboletas amarelas

As borboletas amarelas simbolizam uma nova vida. Tais seres fazem analogia com as flores da primavera, afinal é comum encontrarmos a cor amarela como predominante durante esta estação.

  • Borboletas brancas

As borboletas brancas são, com obviedade da cor, um símbolo de calma, paz e serenidade.

Borboletas e o Espiritismo

Pensando na simbologia da borboleta com a visão de renovação, esse animal é considerado pelos espíritos como um significado de reencarnação, isto é, o regresso da alma para um outro corpo, que terá uma nova vida.

Nesse caso, na visão do Espiritismo, a borboleta seria a alma que sai da pessoa quando ela morre e se liberta (a sua saída do casulo). Depois, ela parte para outra pessoa, como uma nova chance de refazer sua história com muito mais experiência. Seria, por isso, um processo de desenvolvimento ou de progressão da alma.

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

Outras simbologias de borboletas

As borboletas possuem diversos outros significados conforme algumas culturas e mitologias.

Um exemplo vem da psicanálise moderna, onde esse animal é símbolo do renascimento, pois é representado pelas asas da borboleta.

A borboleta na mitologia grega aparece também com as asas, presente na figura de uma mulher, que personifica a alma. Para as crenças populares, quando uma pessoa morria, o espírito desta saía do corpo em forma de borboleta.

Já a borboleta no Japão simboliza a gueixa, representando a figura feminina, estando relacionada com qualidades, como a graciosidade, gentileza e agilidade.

A borboleta para os astecas e maias era símbolo do deus do fogo, Xiuhtecuhtli, também conhecido como Huehueteotl. De acordo com essas culturas, tal deus possuía um emblema no peito chamado “borboleta de obsidiana”, que representava a alma ou o sopro vital que escapa pela boca da pessoa que está morrendo.

A borboleta na mitologia irlandesa é vista como um símbolo da libertação da alma de seu invólucro carnal, similar ao que é visto na simbologia cristã.

Além disso, nesta mitologia existe o conto “Corte de Etain”, que faz a narração do Deus Midir, que, ao casar pela segunda vez com a deusa Etain, faz com que a sua primeira esposa fique com ciúmes e transforme Etain em uma poça de água.

Veja também. Significado do símbolo ->  Trovão

Posteriormente, essa mesma poça dá vida a uma lagarta, que se transforma em uma linda borboleta.

Outro significado da borboleta parte do mundo sino-vietnamita, pois ela expressa a longevidade. A borboleta está associada com o crisântemo, uma flor que simboliza o outono, que nada mais é que a renovação, pois é esta estação que apresenta a queda das flores.

Borboletas no meio das flores tem como significado a alma do guerreiro morto em meio ao campo de batalha.

Duas borboletas – masculino e feminino – representam a felicidade matrimonial. É comum que esse animal seja uma escolha de decoração para casamentos, portanto.

Ainda, as borboletas são consideradas espíritos viajantes: quando surgem é porque estão anunciando visitas ou a morte de pessoas próximas.