Borboleta preta

O significado de borboleta preta está contido num espectro mais amplo, o dos significados da borboleta. Neste conjunto, um dos aspectos mais importantes é o da cor da borboleta encontrada ou representada, e assim a borboleta preta é uma das mais particulares neste universo.

simbolismo da borboleta preta

A borboleta está ligada à alma, metamorfoses da vida, morte e ressurreição, reencarnação e muito mais. Quer saber por quê? Então, continue lendo!

Simbologia da borboleta preta

A borboleta é um dos animais que mais impressionou os nossos antepassados, por causa dos seus ciclos de vida: ovo, lagarta, casulo e borboleta. Para os povos Balubas e os Luluas do Kasai, habitantes do Zaire (atualmente Congo), estes são os quatro estágios da vida humana:

  • Ovo: nascimento.
  • Lagarta / larva / pupa: criança. O adulto é uma lagarta maior.
  • Casulo / crisálida: envelhecimento e morte. O casulo seria o túmulo.
  • Borboleta: libertação da alma do seu invólucro carnal – para o cristianismo, seria a ressurreição; para o espiritismo, seria a liberação da alma para reencarnar em outro corpo, e assim prosseguir no seu desenvolvimento.
  • O fato de a vida de uma borboleta ser muito curta (dura de algumas semanas a alguns meses, dependendo da espécie) lembra que a nossa estada na terra é apenas um momento, e precisamos usar esse tempo para investir no nosso crescimento pessoal, principalmente em aspectos como o psicológico, espiritual e afetivo.

Nas sociedades ocidentais de hoje, estas metamorfoses na vida também podem ser vistas como as várias pequenas metamorfoses nos mais diversos campos da vida, como profissional, familiar, físico, espiritual etc. Estas mudanças são ainda mais significativas se pensarmos que a lagarta é obrigada a rastejar para se locomover, enquanto a borboleta graciosamente voa, o que quer dizer que vamos ganhando mais desenvoltura na vida a partir das nossas experiências no mundo. Para a psicanálise, a borboleta simboliza os mistérios da alma.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ouro

Borboleta preta na antiguidade

Esta ideia não é totalmente nova, pois na Grécia a borboleta já era vista como a personificação da alma no mundo físico – o nome em grego para ela é psique ou psiquê, como a jovem amada por Eros, deus do amor, que quando se casou com ele no Olimpo virou a deusa da alma.

No entanto, ainda dentro desta cultura, quando a alma de uma pessoa partia para o mundo dos mortos, ela saía pela boca na forma de uma borboleta preta. Esta concepção pode ter sido importada do Egito, que dava essa forma à alma de um morto recém-saído do seu corpo, porém não dizia que era especificamente uma borboleta preta.

Superstições com borboleta preta

Não se sabe onde surgiu esta correlação entre borboleta preta e morte, já que aparece nos mais diversos povos, tanto ocidentais como orientais, inclusive nos dias atuais. Afinal, a cor preta simboliza morte e mistério (apesar de este significado não ser universal). De qualquer forma, isso dá margem a várias superstições com borboleta preta:

  • Entre turcos e iranianos, quando ela aparece de noite, é a alma de um morto.
  • Em várias cidades da Europa, acredita-se até hoje que a aparição de uma borboleta preta em casa indica a morte próxima ou recente de alguém querido.
  • Já povos como os irlandeses, portugueses e nórdicos dizem que bruxas podem se transformar em borboletas (ou mariposas) pretas, ou que estas são crianças que morreram antes de serem batizadas.
  • O Brasil compartilha as crenças dos povos europeus. Aqui, principalmente em localidades muito marcadas pela cultura portuguesa, como o litoral de Santa Catarina, enfatiza-se que as borboletas ou mariposas pretas (não por acaso chamadas de “bruxas”) chupam o sangue de crianças desprotegidas e/ou não batizadas até a morte – e, de acordo com uma variante, estas vítimas podem voltar algum tempo depois, como borboletas ou mariposas pretas.
Veja também. Significado do símbolo ->  Águia

Tatuagem de borboleta preta

Diante de tudo isso, por que alguém escolheria fazer uma tatuagem de borboleta preta, não é mesmo? Aqui vamos pedir ajuda novamente ao simbolismo da borboleta. Este inseto costuma ser muito apreciado por mulheres por transmitir feminilidade, graça, leveza, ligeireza e transitoriedade.

É comum a escolha por borboletas traçadas em preto vazadas, o que é uma opção que prima pela elegância, permitindo traçados diferentes ou rendados – a cor preta também simboliza autoridade. Além disso, acredita-se que a borboleta preta simbolize proteção contra campos magnéticos negativos gerados pela própria pessoa, que atraem a ela quem irá lhe fazer mal.

No entanto, o símbolo da borboleta preta tatuada também pode ser encontrado no universo gótico, apontando para inocência ou liberdade perdidas, muitas vezes acompanhada de figuras humanas perturbadoras ou caveiras.

Sonhar com borboleta preta

Pode ser uma recomendação para você prestar mais atenção na forma como se comunica, cuidando com as palavras que usa ou optando pelo silêncio em algumas situações, evitando mal-entendidos que possam ser usados contra você.

Veja também. Significado do símbolo ->  Martelo de Thor

Isso pode ser ainda mais importante se se levar em conta outro significado de sonhar com borboleta preta, que é: aviso de que há pessoas falsas ao seu redor, que lhe desejam o mal – como borboletas, elas chegaram de mansinho e você nem percebeu. Só dê atenção às pessoas em quem verdadeiramente confia, e desconfie de quem entrou na sua vida sem ser convidado.

Por outro lado, borboleta preta em sonho também pode marcar o fim de um ciclo na sua vida e início de outro em que finalmente receberá algo que deseja há muito tempo.