Concha

A Concha é um órgão rígido característico dos moluscos que, desde os tempos mais primórdios, é utilizado como objeto de decoração, principalmente em locais onde se está perto do mar.

Mas como símbolo e simbologia, pode se dizer que a concha simboliza a fecundidade. Junto da água, forma um dos mais simbólicos ícones desta representação.

concha símbolo

Em razão de sua forma, que parece um útero, e à sua profundidade, a concha também representa o órgão sexual feminino. Por isso, seu simbolismo também está ligado ao prazer sexual, à feminilidade e ao orgasmo feminino.

Para muitos estudiosos dos símbolos, a concha também representa sorte e prosperidade. Sonhar com o arquétipo da concha, para os junguianos, significa algo muito positivo relacionado com o feminino. Isso não significa que só mulheres podem sonhar com concha, mas o homem também pode traduzir seu desejo no inconsciente através de uma concha, ou seja, seu desejo por uma mulher. Além disso, é de se lembrar que todos os seres humanos possuem um lado feminino e um lado masculino.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ceia de Natal

Sendo assim, a concha é uma expressão da libido feminina, remetendo à imagem do útero e à vagina. Seria como o arco-íris, que possui o pote de ouro no final, já que a concha potencialmente pode carregar dentro de si uma pérola.

Para os astecas, a concha significa o deus da lua chamado Tecciztecati, que pode ser traduzido como “morador da concha”. Isso significa que também representa a fecundidade.

A concha também é um símbolo materno da concepção, por isso é relacionada também a Iemanjá do Candomblé, no culto Afro, que, segundo aquelas tradições, foi escolhida por Olurum como mãe de todos os orixás.

A concha para os Maias

Para os maias, a concha fazia referência aos deuses lunares e da terra, ou chamado, ctonianos, representando assim o submundo ou mundo subterrâneo e o mundo dos mortos, que seria mais ou menos como Hades para os gregos e Plutão para os Romanos.

Veja também os significados dos símbolos Hades e Lua.

Nas Antilhas, existe um ritual em que se colocam velas acesas dentro de conchas e colocam as conchas sobre os túmulos, em dias festivos, principalmente nas festas dos mortos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triskle

Tal festa pode ser bem observada no México, onde o dia dos mortos é muito festejado com alegria, comidas típicas, danças e muita bebidas, ao contrário do Brasil, onde o dia dos mortos é um dia triste e mórbido na maior parte do país.

Por isso, alguns estudiosos do assunto dizem que a concha também simboliza a morte, mas não no sentido de morte do corpo físico, mas sim de gerações, de eras, para que as próximas possam vir e trazer prosperidade que também é simbolizada pela concha.  

Concha nas Civilizações Antigas

Na Grécia Antiga, o mito de nascimento de Afrodite pode ter sido formulado a partir da formação das pérolas dentro das conchas, reforçando que a concha possui um simbolismo de fertilidade, bem como um simbolismo erótico, assim como a famosa estátua de Afrodite em que ela está emergindo de uma concha como uma pérola.

Em outras civilizações antigas, as conchas eram usadas como enfeites da morte em colares, brincos e braceletes.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Filosofal

Também eram usadas como amuletos e talismãs, simbolizando o renascimento, a reencarnação e a encarnação como um humano e o caminho para a morte que chega mais perto a cada segundo que passa. Ou seja, o caminho espiritual humano e a viagem do espírito pela Terra.

Existe ainda uma lenda que, na antiga cidade perdida de Atlântida, seus moradores possuem um amuleto gigante em formato de concha. Ele era um captador de energia que tornava próspero todos os objetivos e empreendimentos dos atlantes.

Veja também o significado do símbolo Pérola.