Cruz de Malta

Compartilhe tudo sobre os simbolos:

Significado do símbolo Cruz de Malta

 Cruz de Malta está presente no imaginário do brasileiro, sendo associada ao símbolo que supostamente estaria presente nas velas das caravelas portuguesas que desembarcaram por aqui em 1500, por estar presente no escudo do time de futebol Vasco da Gama. Simbolo semelhante está também  no uniforme do herói He-Man, dos desenhos animados. Contudo, apesar desta cruz ser um símbolo relativamente popular, ele é erroneamente chamada de Cruz de Malta, a cruz nessas representações na verdade é a Cruz Pátea, que guarda algumas semelhanças com a Cruz de Malta, mas tratam-se de dois símbolos diferentes.

A Cruz de Malta, as vezes também chamada de Cruz de São João é uma cruz octógona, ou seja, tem oito pontas, sendo um símbolo adotado pelos cavaleiros hospitaleiros, também conhecidos por Ordem de São João de Jerusalém, desde o século XII.

A cruz é formada pela junção de quatro “Vs” de tal forma que sua representação se disponha com oito pontas, sendo que cada ponta simboliza as obrigações dos cavaleiros hospitaleiros, que são: suportar as perseguições, sinceridade, ter fé, viver com verdade, misericórdia, arrependimento dos pecados e humildade.

cruz de malta

Origem da Cruz de Malta

A origem do seu desenho é controversa. Alguns autores defendem que ele foi baseado em cruzes que foram usadas na Primeira Cruzada. Outros acreditam que sua origem está no símbolo da cidade de Amalfi na Itália, cidade natal do fundador da Ordem de São João de Jerusalém, o Beato Gerardo.

A Ordem de São João de Jerusalém surge com a intenção de construir ao lado da igreja de São João Batista em Jerusalém um hospital de caridade, para atender cristãos, mulçumanos e judeus sem distinção.

Quando são expulsos de Jerusalém esses cavaleiros hospitaleiros se transferem para Rodes, e tempos depois fixam-se na ilha de Malta que lhes é concedida como feudo pelo imperador Carlo V no século XVI. A partir de então passam a ser conhecidos também como Ordem de Malta, e seu símbolo por extensão passa a ser chamado de Cruz de Malta, nome que se consagrou em Roma quando a ordem foi expulsa da ilha por Napoleão em 1798 fazendo com que se estabelece-se então na capital da Itália.