Coringa

A simbologia do coringa, ou joker, está diretamente relacionada a “matar”, pois está ligado ao termo quimbundo kuringa. Este termo, portanto, como aponta a sua similaridade, é o que representa o significado de coringa. A ideia geral que possuímos quando ouvimos esta palavra é o que remete a um paradoxo, ou mesmo à confusão.

O símbolo coringa representa o tudo ou nada, alegria ou tristeza. São justamente esses opostos e o sentimento de incerteza sobre o que é o quê. A partir disso, chamamos também por este nome pessoas neutras que não sabemos o seu partido e opinião e acabam representando uma incógnita.

coringa símbolo

Representação do coringa

De uma forma geral, o simbolismo do coringa está profundamente ligado em nossa cultura com a imagem daquele palhaço trajado como um bobo da corte. Estas pessoas costumam ser verdadeiros artistas, sendo alguns capazes de fazer versos, malabarismos e mímica.

Nas pessoas de William Shakespeare, inclusive, o bobo da corte costumava ser o personagem mais inteligente, aquele capaz de distrair e divertir o rei com sua inteligência. Porém, sendo pessoas muitas vezes inteligentes, eles eram capazes de tecer críticas ao rei na sua frente, sem ele sequer perceber, tudo graças à sua capacidade de usar o sarcasmo e a ironia. É daí que surge essa percepção de ambiguidade para o que significa coringa. São divertidos, mas possuem uma malícia e esperteza ímpar. Até o nome de bobo da corte não faz jus à sua capacidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onda

Tattoo do coringa

Tatuagem do coringa pode ser algo que está bastante relacionado ao significado da própria palavra coringa. Seria, assim, algo muito ligado à imagem de morte e, portanto, acaba muito utilizado por criminosos. Existe até mesmo entre alguns criminosos a associação com esse tipo de palhaço nas tatuagens.

Em sua cultura criminosa, quem possui uma tatuagem desse tipo é alguém que já matou um policial. Portanto, é algo recorrente nos presídios e acaba sendo alvo de investigação para muitos policiais sobre os crimes que eles andaram cometendo.

coringa tattoo

Por outro lado, a imagem do coringa vem por vezes sendo um pouco desmistificada, quando encontramos tatuagens em referências a questões da cultura pop de atualmente.

Coringa do Batman

O Coringa é um dos principais vilões, não apenas do Batman, mas de toda a cultura pop. Sua imagem já possui uma presença muito forte, para além dos usuais leitores de quadrinhos, principalmente por conta de suas diferentes representações cinematográficas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

Ele possui diversas interpretações nessas variadas mídias. Em algumas, ele é um exemplo de loucura pura, em outras ele é uma pessoa calculista e política. Porém, o fator comum entre todos os Coringas já feitos é o de sua imprevisibilidade, assim como a do coringa original, associado aos bobos da corte.

Uma das histórias mais marcantes do personagem conta a sua origem, “A Piada Mortal” escrita por Alan Moore. O Coringa era um comediante fracassado, que precisava de trabalho para sustentar sua mulher grávida. Porém, mesmo com ela apoiando sua carreira como comediante, ele simplesmente não tinha sucesso. Vendo-se desesperado, ele aceita uma proposta para realizar um assalto em uma companhia química. Na hora do assalto, ele descobre que sua mulher havia morrido.

Mesmo muito abalado, ele segue em frente, até que o Batman aparece e ele acaba caindo em um tanque de produtos químicos durante a fuga. Isso o faz ficar desfigurado, com o sorriso sempre estampado em sua face e com sua pele na cor branca. Ao ver o próprio reflexo, ele perde completamente a sanidade e vira, de vez, o Coringa. Até hoje não se sabe o seu nome verdadeiro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Karma

coringa no baralho

Coringa no baralho

Aqui é mais uma prova de como o coringa, ou joker, em inglês, representa uma incógnita. Ele pode assumir o papel de qualquer outra carta, do 0 ao Rei, se relacionando ao caráter paradoxal da figura do coringa.

Veja também o significado do símbolo Naipe.