Filtro dos Sonhos

Você provavelmente já viu um em casas de artesanato ou lojas esotéricas, mas você sabe o que significa Filtro dos Sonhos? Esse objeto artesanal místico surgiu entre os Ojibwa ou Chippewa, tribos indígenas da América do Norte, e usado como amuleto de proteção contra más vibrações.

Segundo a cultura indígena, os sonhos são carregados de mensagens e por isso é necessário cuidar para que tenhamos proteção durante o sono, evitando pesadelos e energia negativa durante o período de descanso.

Se você quer saber mais sobre a simbologia do filtro de sonhos, vamos desvendar mais sobre esse objeto, que funciona tanto como amuleto quanto artigo decorativo.

símbolo filtro dos sonhos

O que é um Filtro dos Sonhos?

Também chamado de caçador de sonhos e pegador de sonhos, esse objeto produzido artesanalmente é carregado de simbolismos. Em uma descrição mais simplificada, é composto de um círculo (aro) coberto de tiras que se entrelaçam no meio, formando uma teia. Além disso, na parte inferior do amuleto, pendura-se uma pena que, por si só, já é um elemento místico e de proteção.

A função do filtro dos sonhos é exatamente essa: filtrar os sonhos, deixando chegar ao subconsciente apenas sensações positivas. Para os indígenas norte-americanos, esse amuleto funciona como uma mandala de cura e proteção. Vamos descobrir agora como surgiu e qual o simbolismo do filtro dos sonhos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bruxas

A lenda do Filtro dos Sonhos

Diz a lenda mais conhecida que o filtro dos sonhos (ou apanhador de sonhos) tem o poder de limpar a energia de um ambiente e purificar as pessoas, libertando de más vibrações, pesadelos e sonhos ruins.

Faz parte da tradição indígena da América do Norte, mas hoje é bem popular aqui no Brasil, especialmente em lojas de artesanato. Mamães e papais, preocupados em ver seu filho dormindo bem, pelo sim ou pelo não, penduram um filtro dos sonhos no quarto da criança. Além de proteger a criança, o filtro de sonhos também serve para distrair e acalmá-la, com suas cores e sua pena balançando. Um amuleto com uma história tão bonita só pode trazer boas vibrações para um ambiente, você não acha?

Como funciona o Filtro dos Sonhos?

O amuleto deve ser colocado sobre a cama de quem está dormindo, de preferência acima de sua cabeça. O local escolhido deve ser aquele em que bate o sol logo pela manhã, porque o objeto serve para “capturar” sonhos ruins e deixar somente sonhos bons, sendo que, pela manhã, toda a energia ruim é levada embora nos primeiros raios de sol.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

Veja também o significado do símbolo Sol.

filtro dos sonhos

Como confeccionar um Filtro dos Sonhos

O principal significado do filtro dos sonhos é proteção e cura, especialmente para a hora do sono. No Xamanismo, ele também simboliza imaginação, boas ideias e criatividade. Assim como esse objeto “filtra” pesadelos e deixa chegar sonhos positivos, ele também ajuda a transformar sonhos em realidade.

Conheça agora o simbolismo de cada um dos elementos que compõem um filtro dos sonhos:

  • O aro/círculo – confeccionado com vara de salgueiro chorão e coberto de tiras de couro simboliza o círculo da vida, o sol e a eternidade.
  • A teia – representa as fases da vida, nosso destino e escolhas.
  • O centro do filtro – o princípio criador do universo, assim com o nosso eu.
  • A pena – pendurada na parte inferior do filtro, representa o ar que respiramos, o sopor essencial da vida. Também possui simbolismos especiais de acordo com a ave: pena de coruja representa sabedoria, de águia significa coragem e assim por diante.
  • As cores do filtro dos sonhos – variam de acordo com a vibração que se deseja passar, mas em geral, quanto mais colorido, melhor. Duas cores muito indicadas são: amarelo, que quer dizer otimismo, riqueza e alegria, e azul, que indica tranquilidade, serenidade e paz.
Veja também. Significado do símbolo ->  Paz

Veja também o significado do símbolo Pena.

Filtro dos sonhos – Tattoo

Da mesma forma como ter um filtro dos sonhos em seu quarto auxilia e acalenta seu sono, trazendo boas vibrações, a tatuagem filtro de sonhos também simboliza a proteção contra o mal, energia negativa e perigos. O símbolo filtro dos sonhos tem sido muito procurado para tatuagem em mulheres, por seu significado místico e por trazer aspectos fortes da cultura indígena.