Pena

Você sabe o que são e para que servem os símbolos? São elementos, quase sempre visuais, cuja finalidade é transmitir uma mensagem, valor ou identidade. Ou seja, os símbolos são uma forma de se atribuir um significado a algo, podendo ser usado na matemática, nas ciências, na gramática e em inúmeras outras áreas, nos mais diversos propósitos.

simbolismo da pena

Neste artigo, vamos descobrir o simbolismo da Pena.

O que significa Pena

As penas são uma das principais características que diferenciam as aves dos outros animais. Elas encobrem seu corpo, sendo impermeáveis e atuando como isolante térmico, protegendo contra o frio, vento e outros elementos ambientais. São dispostas em camadas, sendo mais espessas na parte exterior e mais suaves na parte interna. As penas em volta da asa auxiliam os pássaros a alçarem voo. Além de proteção, elas têm a função de adornar: apresentam cores variadas, de acordo com a espécie da ave, constituindo, em algumas delas, um espetáculo visual.

Ao longo dos séculos, o homem vem utilizando penas das mais variadas formas: como adereços, acessórios e na decoração. No carnaval brasileiro, as fantasias de penas, sintéticas ou não, são uma atração à parte. Nosso objeto de estudo é a simbologia da pena associada a “asas” e todos os significados contidos no ato de voar.

Simbologia da Pena no mundo esotérico

A pena de pássaros apresenta vários significados místicos entre diversas culturas e povos, sendo associada à proteção e boa sorte. No Antigo Egito, a pena representava a justiça. Na Idade Média, servia como um tipo de oráculo. Se um viajante se perdesse em uma encruzilhada e não soubesse qual caminho seguir, deveria soprar uma pena no ar, pois ela indicaria a direção certa. Entre os indígenas, as penas são usadas na confecção de adereços e vestimentas. Outro uso muito comum das penas é nos rituais religiosos, como por exemplo no Xamanismo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onça

O significado espiritual da Pena

Para se estudar o símbolo pena em nosso dia a dia ou em rituais espirituais, é importante ter em mente o significado místico do ar, considerado o Reino dos pássaros. É no ar que acontece a ligação entre o céu e terra, ou seja, o elo entre espiritualidade e matéria.

Por sua capacidade de voar, tudo que remete a pássaros simboliza liberdade, elevação e criatividade. Numa imagem esotérica, pássaros simbolizam a alma e, por promoverem a união entre o céu e a terra, representam esperança, inspiração e novas ideias. Daí, a força e beleza da pena das aves como elemento simbólico.

Entre os significados da pena estão: proteção, cura, leveza e pureza. Basta dizer que os anjos, criaturas celestiais, são dotados de asas, simbolizando sua candura. Há quem diga que, quando uma pena de ave nos chega do alto, representa esperança e conforto espiritual: uma mensagem dos céus.

pena símbolo

A Pena no Xamanismo

A pena também é um elemento usado por xamãs e sacerdotes em seus rituais espirituais.  No Xamanismo, prática ancestral que envolve magia para alcançar contato com o mundo espiritual, o uso da pena está associado à proteção e clarividência. Nos rituais, o xamã utiliza penas de pavão para despertar a sensibilidade e ampliar a percepção, objetivando a cura física e espiritual. No Brasil, as práticas xamânicas acontecem também em tribos indígenas, correspondendo ao Pajé a figura do Xamã.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triskle

Significado de Pena das aves

Embora, de modo geral, apresentem um significado místico de proteção, o simbolismo das penas varia bastante de acordo com a ave, sua cor e espécie. Veja abaixo alguns deles:

significado de pena

Pena de Pavão – uma das penas mais bonitas e chamativas do mundo animal, é impossível não se encantar quando o pavão abre suas asas, especialmente no ritual do acasalamento. O simbolismo da pena de pavão é proteção, clarividência e prazer sensual.

Pena de Águia – na águia, as penas representam poder, agilidade, vitória e clarividência. Também estão associadas à energia masculina e ao yang. A águia é considerada uma ave sagrada em várias culturas.

Pena de Coruja – simboliza, assim como esse animal, sabedoria e inteligência. A coruja representa a capacidade enxergar no escuro, alcançar respostas, desvendar mistérios. Está relacionada ao princípio do yin.

Pena de Andorinha – representa esperança e boa sorte, e está ligada à prosperidade. Se encontrar uma pena de andorinha, guarde-a em um cofre ou lugar que tenha dinheiro e ele irá se multiplicar.

A Pena na simbologia indígena

Os indígenas sempre utilizaram penas de aves em vestimentas, adereços e objetos. Um desses exemplos é o cocar, um adereço típico, confeccionado com um grande número de penas coloridas. O uso das penas no cocar não tem a função de enfeitar, mas de proteger e representar autoridade e ascendência sobre os demais membros da tribo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hipopótamo

Na cultura indígena, os cocares feitos com penas de águia indicam magia, clarividência e sabedoria para aqueles que o utilizam. Além disso, simbolizam cura e poder sagrado. Geralmente usado pelo cacique, o cocar de penas de águia confere a ele valores como astúcia, sabedoria e sagacidade.

Significado da tatuagem de Pena

Pensando em fazer uma tatuagem de pena? Saiba que, no mundo das tattoos, a pena significa liberdade, pois remete ao voo dos pássaros.

A capacidade de voar, algo que o homem sempre admirou nas aves, representa independência, liberdade de seguir seu destino, conquistar, se elevar, alcançar o que se deseja.

Além de libertação, o fato de os pássaros alçarem voo aos céus, indica ainda crescimento e elevação espiritual.

tatuagem de pena

A pena tattoo é bastante associada a tradições indígenas, como o ritual de Xamanismo. Portanto, tatuar uma pena ou conjunto de penas na pele representa a busca de contato com o lado espiritual, servindo como um símbolo de verdade, sabedoria, leveza e ascensão. Em outras palavras, estar livre para voar.

Veja também o significado do símbolo Filtro dos Sonhos.