Obelisco

símbolo obelisco  O Obelisco é um monumento grandioso criado na época do Antigo Egito. Os egípcios usavam os obeliscos como forma de homenagear a adorar ao deus do Sol na Mitologia Egípcia, Rá.

Simbologia do Obelisco

Assim como acontece com as pirâmides, esse monumento possuía relação com a adoração ao Sol.

O obelisco é composto de duas partes: o corpo e a pirâmide. No que tange ao corpo, ele se refere a um bloco longo e a pirâmide, por sua vez, simboliza os raios de sol.

Veja também os significados dos símbolos Pirâmide e Sol.

Simbolismo do Obelisco

O monumento também era sinônimo de proteção e defesa do Antigo Egito. Sendo assim, a agulha de pedra tinha a função de atravessar as nuvens e dissipar as forças negativas que se acumulavam, ora na forma de tempestades, visíveis ou não.

Os obeliscos tinham que ser altos, haja vista que os egípcios acreditavam que eles possuíam a capacidade de atravessar as nuvens para destruir coisas ruins que se manifestavam em forma de tormentas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Nike

monumento obelisco

Formato do Obelisco

No que tange à etimologia, a palavra é oriunda do grego Obeliskos, cujo significado é “pilar” ou “espeto”. Eles têm forma quadrangular e moderadamente afunilada no topo, que forma uma pirâmide na ponta.

Obelisco para os egípcios

Cabe mencionar que os primeiros monumentos foram construídos utilizando apenas uma única pedra, que era esculpida até ficar na forma de um obelisco. No Egito, havia a necessidade de preencher as laterais dos obeliscos com inscrições hieroglíficas.

Sendo assim, a agulha de pedra tinha a função de atravessar as nuvens e dissipar as forças negativas que se acumulavam, ora na forma de tempestades, visíveis ou não.

Obeliscos no mundo

  • Obelisco de São Paulo – Está localizado no Ibirapuera e é o mais famoso do Brasil. Esse monumento homenageia os Heróis de 1932. Além de seu valor histórico, também funciona como mausoléu. Ele abriga os corpos dos quatro estudantes assassinados na Revolução Constitucionalista.
  • Obelisco de Paris – o Obelisco de Luxor está localizado em Paris, na Praça da Concórdia. O topo tem forma de pirâmide de ouro e é decorado com hieroglíficos egípcios. Ele chegou a Paris em 1833 e, somente em 1836, foi colocado onde está. Ele tem 3.300 anos de existência.
  • Obelisco do Vaticano – Esse formidável Obelisco está localizado na Praça São Pedro. Além de ser um dos mais emblemáticos do mundo, sem dúvida é um dos mais visitados. Ele foi levado para o Vaticano pelo imperador romano Calígula e construído em granito vermelho, oriundo de Aswan.
  • Obelisco de Washington – Está localizado na esplanada com um lago e, à sua frente, o Capitólio. É importante destacar que tudo foi muito bem planejado na construção da cidade, inclusive a grandiosidade.
  • Obelisco de Buenos Aires – Está localizado na área central de Buenos Aires, especificamente no entroncamento das avenidas 9 de Julho e Corrientes. Considerando que a localização é muito apropriada, tornou-se ponto de encontro e referência, dado à sua grandiosidade e imponência. Vale mencionar que, em 2018, quando aconteceu as Olimpíadas da Juventude, esse monumento ganhou uma decoração com os arcos do evento.
Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore

Veja também: