Elefante é o maior mamífero da Terra, sendo que sua característica física mais marcante é sua tromba, que nada mais é do que seu nariz. Sua forma de defesa está presente pelos dentes incisivos, que são constituídos de marfim.

Significado do símbolo elefante
A simbologia do elefante engloba muitos valores e qualidades, entre os quais destacam-se:
- Boa sorte,
- Prosperidade,
- Paz,
- Força,
- Longevidade,
- Sabedoria,
- Persistência,
- Determinação,
- Solidariedade,
- Sociabilidade,
- Amizade,
- Companheirismo,
- Memória,
- Poder.
É claro que o símbolo do elefante será diferenciado conforme a cultura em que ele é abordado.
Na Ásia e na África, por exemplo, o elefante é a representação do poder soberano, pois os reis andavam sobre eles, o que demonstrava a capacidade de governar. Também simboliza a estabilidade e a força.
Na prática de ioga, o elefante é um dos chakras – o muladhara, correspondendo ao elemento terra.
Para os africanos, os elefantes são a sinalização da força, da prosperidade, da sabedoria e da longevidade.
O elefante para os indianos é venerado e visto como um animal de “suporte do mundo”, pois acredita-se que ele é capaz de atrair a sorte e ainda ser um símbolo de proteção. De acordo com eles, o universo repousa sobre o lombo de um elefante.
Assim, é comum muitas vezes considerar o elefante um animal cósmico, pois ele é parecido com a estrutura do cosmos, isto é, quatro pilares sustentando uma esfera.
Ainda, na Índia o elefante simboliza:
- Paciência,
- Sabedoria,
- Longevidade,
- Prosperidade,
- Poder,
- Benevolência.
No Budismo, este animal é o símbolo da força da mente.
O elefante para os ocidentais já é visto de um modo totalmente diferente. O animal representa o peso, simboliza a lentidão e a falta de jeito. Pode remeter à ideia de fartura por conta de sua consistência e força física.
Elefante no Hinduísmo
Para os hindus, dentro de sua mitologia, o elefante é sagrado e seria a montaria de cada uma das deidades que comandam os oito pontos cardeais.
Nos mitos hindus existentes, conta-se que os primeiros elefantes do mundo eram detentores de asas e sempre brincavam entre as nuvens.
Indra, o deus da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, conforme a mitologia, utilizava um elefante como forma de montaria.
Já o deus Krishna e sua esposa, Radha, tinham capacidade de se transformarem em elefantes, o que pode facilmente designar a corporeidade do amor divino.
Um dos deuses mais importantes para os hindus, Ganesha, é representado pela figura de um elefante, que é o deus da ciência, conhecimento, força, beleza, superação, letras e equilíbrio.
Ganesha, que foi concebido pela rainha Maya, conta com cabeça de elefante, que serve para representar o macrocosmo, enquanto que o corpo de homem representa o microcosmo. Ou seja, o animal remete, de forma paradoxal, o começo e o fim ao mesmo tempo.
Sonhar com elefante
Os sonhos com elefante podem trazer bons presságios, em especial determinando um período de grandes vitórias que estão caminhando até o sonhador.
De um modo geral, o sonho com elefante pode simbolizar a chegada de novos e favoráveis ares. É tempo de aproveitar esses ventos de mudança para que eles guiem os seus desejos e sonhos até que alcance o sucesso.
Dependendo do sonho, o elefante no inconsciente pode indicar que o sonhador deve tomar cuidado com as escolhas, pois ele precisa realizar as corretas – e isso vale para qualquer âmbito da vida, seja profissional, amorosa, social etc.
Nem sempre as escolhas certas são fáceis, mas pelo menos o sonhador passará por um período de aprendizagem para superar obstáculos.
Tatuagem de elefante
Uma tatuagem de elefante pode ser bastante versátil e chama a atenção pelos detalhes, principalmente se for feita em tamanho maior.
Quem procura tatuar um elefante tende a querer simbolizar prosperidade e boa sorte, mas também transmitir seu papel com a natureza através da incorporação da força, dignidade, poder e longevidade.
Com todas as simbologias anteriormente citadas, o elefante é uma boa tatuagem para retratar também os laços familiares e até a linha de ancestrais.
Pode-se mostrar uma família de elefantes em uma tatuagem, afinal o elefante é conhecido por seu zelo pelos seus entes, bem como sobre o quanto são unidos e cooperativos para com os outros.
Outra ideia de tatuagem de elefante vem com adornos, como joias, como é feito na Índia e dentro da cultura hindu.