Orquídea

A Orquídea é uma das plantas mais bonitas e valorizadas do mundo. Entretanto, o que poucas pessoas sabem, é que ela também guarda um simbolismo dos mais interessantes.

Se você ficou interessado em aprender sobre a simbologia da orquídea e os seus significados mais profundos, está no lugar certo! Acompanhe nosso conteúdo a seguir e não perca essa oportunidade.

orquídea branca

O que significa Orquídea?

O significado de orquídea é bastante amplo, e pode estar relacionado à planta em si ou aos seus símbolos e crenças. Primeiramente, vamos esclarecer sobre os aspectos físicos dessa bela flor!

A orquídea é uma espécie de flor da família das orquidáceas. Ela existe em algumas cores mais comuns, como rosa, roxo e azul. Essa é uma das plantas mais valorizadas do mercado, e por isso pode ser símbolo de riqueza material.

Essas plantas são características de regiões mais quentes, tendo uma preferência por locais úmidos. Por isso, elas são muito vistas em regiões de clima tropical.

As orquídeas foram nomeadas a partir da palavra de origem grega “órkhis”, que literalmente é um termo para descrever o formato de testículos. É por conta dessa associação que, muitas vezes, as orquídeas são vistas como afrodisíacas.

orquídea amarela

Simbolismo da Orquídea

Quanto ao simbolismo da orquídea, podemos afirmar que existem muitas relações. Por conta das suas características ligadas ao calor, há uma grande associação ao amor, força e iluminação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Real

Por outro lado, as orquídeas possuem um forte significado ligado ao desejo, à luxuria e à paixão. A sexualidade, principalmente ligada aos objetos femininos, também está muito evidente no uso das orquídeas.

Como essa é uma planta bastante valorizada, como mencionamos, existe uma relação da orquídea ao luxo. Geralmente, as pessoas escolher essa flor para decorar ambientes sofisticados, chiques e belos. Por conta disso, há uma ligação da espécie com a ideia de força.

Por fim, existe uma relação entre as orquídeas e a purificação de espírito. Ela é mais presente em determinados tipos de flor.

Significado das cores da Orquídea

A essa altura, você deve estar se perguntando: como a orquídea simboliza tantas coisas ao mesmo tempo? Afinal, o significado de orquídea, em relação aos símbolos, não pode ser definido?

Na realidade, diferentes cores da planta possuem simbologias distintas. E, apesar de existirem colorações mais comuns, essa planta pode existir em muitas tonalidades.

orquídea azul

  • A orquídea azul, bastante comum em decorações, simboliza a tranquilidade e a busca por uma paz de espírito. Ela também pode estar ligada à ideia de pureza que mencionamos.
  • Já a orquídea amarela, um pouco mais rara, está relacionada à alegria e à felicidade. É também um símbolo de juventude e mudanças ao longo da vida.
  • A orquídea branca transmite a ideia de amor purificado, aquele amor ideal. Ela é bastante comum em festas de casamento.
  • A orquídea rosa ou vermelha simboliza o amor carnal, a sexualidade e o desejo. É a espécie mais afrodisíaca da planta.
  • Por fim, a orquídea negra, uma das mais raras e pouco conhecidas, são relacionadas ao poder e ao mistério.
Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

A tradição da Orquídea na China Antiga

A orquídea é muito relacionada à cultura chinesa da antiguidade. Muitas pessoas argumentam, inclusive, que essa flor já estava com um cultivo estabelecido nas regiões asiáticas antes de ser conhecida no oriente.

A espécie também era muito usada na cultura local, principalmente na tradicional festa chinesa da primavera. O simbolismo carregado pela orquídea é forte nessas tradições!

orquídea negra

Na cultura chinesa antiga, as orquídeas eram símbolos de fertilidade e possibilidade de fecundação. Elas também serviam como uma cura espiritual.

Em um sentido mais amplo, orquídeas eram usadas em comemorações e na vida cotidiana para afastar a esterilidade e a impossibilidade de se reproduzir.

Tatuagem de Orquídea

A tattoo de orquídea se tornou uma febre mundial, a medida que esse símbolo foi se popularizando em culturas de vários países. Muitas pessoas escolhem esse tipo de flor para decorar desenhos, ou optam por uma imagem grande da planta.

Geralmente, elas são feitas para dar um toque mais feminino às tatuagens. De fato, os desenhos de orquídeas são muito ligados ao belo e ao delicado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Basilisco

Por possuírem uma forma circular e predominantemente homogêneas, as orquídeas são usadas para representar a perfeição nas tatuagens. Dessa maneira, quem gosta de desenhos mais organizados e simétricos não pode deixar de conhecer essa espécie.

E você, tem alguma pergunta em relação à flor orquídea? Quer saber mais sobre algum símbolo falado? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Veja também os significados dos símbolos: