Triquetra

símbolo triquetra A Triquetra é um símbolo celta usado normalmente no cristianismo, na magia, na bruxaria e no ocultismo. Constituído por três arcos encadeados, a triquetra tem significado no cristianismo de trindade e eternidade. Essa interpretação se dá pelo fato de que o desenho do símbolo se assemelha a três peixes, e no Cristianismo, o peixe é representado justamente pelos arcos que se transpõem.

A palavra peixe, em grego, é escrita como “ichthys”, que é um ideograma com significado para “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Por isso, foi usado durante muitos anos como um símbolo oculto pelos primeiros cristãos na expectativa de conseguir fugir das perseguições que sofriam. Logo depois, a triquetra no cristianismo assumiu o papel de representar seus dogmas, como a Santíssima Trindade, onde se admite a presença de 3 pessoas em apenas um Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).

Existem algumas confusões acerca do uso do símbolo. Por exemplo, ele, por vezes, já foi relacionado ao símbolo celta chamado “Triskle”, que evoca a deusa tripla; também já foi tratado como o “Valknut”, símbolo nórdico que representa Odin. Ambas interpretações são um erro, pois a triquetra significado e desenho distinto.

Veja também. Significado do símbolo ->  Presépio

Veja também os significados dos símbolos Triskle e Valknut.

A origem da Triquetra e suas interpretações

Originário das tradições celtas, a triquetra significa as três faces da Grande Mãe, criadora do universo. São elas: a Virgem, a Mãe e a Anciã. Ela também pode representar as estações do ano que, ao contrário de hoje, era na época dividida em apenas três etapas: a primavera, o verão e o inverno.

Em latim, a triquetra se parece bastante a um tríscele, podendo ter a junção de seis “peixes” interpretada como uma representação do infinito, nas três dimensões ou na eternidade. Segundo as tradições celtas, era um símbolo de grande poder, por isso era usado corriqueiramente para proteção.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

O símbolo já foi encontrado escrito em pedras, e em equipamentos de guerra, como capacetes e armaduras. Nestes casos, havia a interpretação sobre a conexão entre os níveis físico, mental e espiritual.

triquetra símbolo

O círculo no centro do símbolo representa a perfeição e a precisão. E como já comentamos, ele foi plagiado pelo Cristianismo, que passou a usá-lo como representação do Espírito Santo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Quadrado

A triquetra foi usada na série de TV norte-americana Charmed para representar o poder das três irmãs que combatem o mal a partir de poderes sobrenaturais. A série Dark, da Netflix, também se utiliza do símbolo como representação de 3 épocas distintas. Na série, é possível fazer viagens no tempo, e essas três épocas estão intimamente interligadas.

A origem da triquetra está ligada aos povos indo-europeus, que deram origem ao povo celta e aos nórdicos. A utilização do símbolo se dá desde 8 mil anos a.C. Para os celtas, o número 3 era sagrado e representa três estações do ano: verão, inverno e primavera, além de, segundo estudiosos, para os celtas só havia 3 elementos: o céu, a terra e o mar.

A tatuagem de Triquetra

A tattoo de triquetra é bastante usada tanto por homens, quanto por mulheres. Um motivo geral que faz as pessoas escolherem o símbolo como tatuagem é pelo fato de ser um símbolo celta e que pode ser representado de maneira fácil e simples, além de ser bonito. Os celtas acreditavam na existência de alma em tudo que existe, um conceito chamado de animismo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Barco