Terceiro Olho

Terceiro olho é também conhecido como Ajna, o sexto chakra, que se situa entre as sobrancelhas. O significado do terceiro olho tem relação com a tradição do Hinduísmo, estando ligado com a capacidade intuitiva e com a percepção sutil.

De acordo com algumas vertentes religiosas, o terceiro olho é a glândula pineal, que está localizada no centro do cérebro e no meio da testa, cuja relação está associada com as capacidades citadas anteriormente. Tal glândula tem características similares ao globo ocular, com membrana cristalina e receptores de cor.

Não somente com o chakra ajna, localizado entre as sobrancelhas, o terceiro olho também tem uma forte ligação com o sahasrara, o chakra coronário, situado no topo da cabeça. símbolo terceiro olho

Ambos os chakras possuem a função de captar e transmitir as energias vitais, bem como revelar as informações espirituais, influenciando ações e escolhas do ser humano.

Através de tais chakras, o próprio chakra do terceiro olho funciona como uma espécie de “ponte” que mantém o ser humano conectado com o plano espiritual.

Simbologia do terceiro olho

O terceiro olho simboliza, por se localizar exatamente no centro do cérebro, a intuição, a espiritualidade e a percepção de eventos metafísicos. O símbolo do terceiro olho funciona como se fosse uma espécie de transmissor e receptor de informações, isto é, um radar.

Esse “radar” capta as informações e trabalha em conjunto com as outras áreas do cérebro para que os dados possam ser interpretados e compreendidos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Atena

O simbolismo do terceiro olho e de seu chakra tem sua representação feita, normalmente, pela cor roxa-azulada. O tom de sua aura pode ser visto também como um roxo translúcido ou branco azulado, caracterizando-se por sua luminosidade que remete à luz da lua.terceiro olho símbolo

O terceiro olho tem dois elementos que estão associados com a sabedoria, como a flor de lótus e o triângulo invertido (de cabeça para baixo).

Dentro do universo esotérico e espiritual, pessoas que possuem o terceiro olho e que fazem o uso dele com frequência são os médiuns e os clarividentes.

Para a tradição hindu, e pelos ensinamentos provenientes da yoga, o terceiro olho é o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade.

O ponto do terceiro olho representa o encontro do feminino e do masculino, ou seja, é a junção das duas energias e da superação da dualidade para ir em direção a uma consciência superior.

O terceiro olho é um ponto de:

  • Intuição,
  • Premonição,
  • Iluminação,
  • Autoconsciência.

É onde há conexão entre o mundo espiritual e o mundo visível, portanto se diz que o ponto do terceiro olho está relacionado com a criatividade e a imaginação.

Portanto, os poderes do terceiro olho são definidos como: visão espiritual, intuição, percepção dimensional e criatividade. Um terceiro olho desperto fornece intuição e percepção interna mais sofisticada, também percebendo energias sutis que vão além do mundo material.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Bruta

O terceiro olho na Cabala significa “sabedoria”. De acordo com os praticantes, o terceiro olho é o centro da consciência cósmica e do autoconhecimento.

O terceiro olho no Antigo Egito era conhecido pelos sacerdotes das escolas de mistérios e se tornou um símbolo de imenso poder para a escola de ocultismo da época. Além disso, o terceiro olho é denominado como “olho de Hórus” – conforme os mitos egípcios, tal olho é um símbolo de proteção, cura e restauração.

Isso porque o olho esquerdo de Hórus (deus do Sol) era dito ser a lua, enquanto o olho direito era o sol.

Veja também os signficados dos símbolos Sol e Lua.

Já o terceiro olho na Índia aparece no deus hindu Shiva – possuidor de três olhos, este deus é aquele que possui todo o conhecimento, pois seu olho, quando aberto, irá destruir tudo aquilo que vê. Sendo assim, o terceiro olho é um símbolo do conhecimento que pode destruir o mal e a ignorância.

O terceiro olho no Budismo é chamado de “olho do mundo”. É bem comum encontrar desenhos de Buda com a inclusão de um ponto no meio da testa que representa o terceiro olho, que se refere à sabedoria e compaixão.

Veja também os significados dos símbolos Shiva e Buda.

Em vários locais do Oriente Médio e em alguns da Ásia, o terceiro olho (olho que tudo vê) aparece na forma da mão-olho chamada Hamsa, que nada mais é do que o símbolo de um olho na palma de uma mão (em geral, é a direita). O significado é de proteção contra a má sorte e do perigo, sendo visto como um amuleto de boa sorte.

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

O terceiro olho na yoga tende a ser aberto e trabalhado para manter seu chakra equilibrado. Para isso, são necessários exercícios práticos e de meditação. Esses ensinamentos têm como objetivo transmitir paz de espírito para aqueles que desejam realizar essa prática.

Veja também os significados dos símbolos Hamsá e Mão de Fátima.

O chakra desequilibrado do terceiro olho se manifesta através de uma sensação de se estar preso na rotina do cotidiano, fixando-se apenas nos problemas existentes.

Já um terceiro olho desequilibrado tende a se manifestar por meio de fantasias que tendem a aparecer mais reais que a realidade em si, não deixando com que a pessoa seja capaz de definir uma visão para si mesma.

Veja também: