Raposa

símbolo raposa A Raposa é um animal nativo do Hemisfério Norte, mas que, ainda assim, faz parte da cultura do Hemisfério Sul, especialmente por conta de seu simbolismo.

É considerado um dos animais mais bonitos que existem. Seus hábitos intrigantes transformaram-na em um símbolo de astúcia, esperteza e, por outro lado, de solidão.

A raposa já era muito conhecida em obras literárias voltadas para o público infantil. Contudo, a raposa na cultura chinesa e japonesa vem ganhando força, especialmente com o anime Naruto e o jogo League of Legends, que mostra a “Kyuubi”, ou raposa de nove caudas.

Além disso, a simbologia da raposa também apareceu com força no filme Zootopia e, é claro, há inúmeras tatuagens em que este belo animal aparece. Mas, o que significa raposa? É o que você vai ver neste post.

Veja também o significado do símbolo Lobo.

O que significa Raposa?

O simbolismo da raposa é muito antigo e muda constantemente, de acordo com a cultura em que está estabelecida. Entre o povo indígena do Hemisfério Norte, por exemplo, acreditava-se que o significado da raposa era de nobreza e calma, nas planícies o animal era visto como um animal astuto, imprevisível e traiçoeiro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Círculo

A raposa é comumente relacionada ao elemento fogo: para os Apaches, a raposa foi responsável para entregar o fogo aos seres humanos.

Por conta da inteligência e perspicácia da raposa selvagem, seja qual for a simbologia da raposa, positiva ou negativa, ela sempre será representada como um dos animais mais inteligentes da natureza.

raposa símbolo

Qual é o simbolismo da Raposa no Xamanismo?

Para os xamanistas, todos possuem um Animal do Poder, e um deles é a raposa.

Por ser um animal intuitivo e com a sensibilidade muito aguçada, a raposa no xamanismo é considerada uma rastreadora dos caminhos da cura física. A medicina da raposa também possui os aspectos de astúcia, inteligência, pensamento rápido etc.

De acordo com a raposa no xamanismo, quem é filho deste animal possui os pés no chão e uma capacidade de decisão muito rápida. A medicina da raposa orienta a ser estrategista, adaptável e aprender a se camuflar.

Qual é a simbologia da Raposa na Cultura Chinesa e Japonesa?

A raposa na cultura chinesa e japonesa é diretamente relacionada às mulheres, por sua natureza astuta, instintiva e imprevisível.

Bruxas e mulheres histéricas assumem a forma de raposa. O animal ainda pode simbolizar a dualidade da consciência humana e fantasmas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela

No Japão, a raposa é um símbolo de fertilidade, que acompanha a deusa da abundância, Inari. Por conta disso, é comum os estabelecimentos comerciais terem uma imagem de raposa como proteção.

O que significa Raposa no baralho bigano?

Você sabia que chamar um cigano de raposa é extremamente ofensivo? Isso acontece porque a carta da raposa possui um simbolismo da raposa negativo: quem tira a carta 14, ou seja, a raposa no baralho cigano, está à mercê de pessoas hipócritas e que não merecem confiança.

Qual é o papel da Raposa na Literatura?

A raposa é uma personagem muito comum em obras literárias, especialmente voltadas para crianças. Isso acontece porque é um animal muito bonito e que chama a atenção. Contudo, a simbologia da raposa traiçoeira se repete na grande maioria das obras.

Uma das fábulas mais conhecidas é “A Raposa e as Uvas”, onde a simbologia da raposa é retratada como um animal cheios de artimanhas, inteligente e mentiroso. Como acontece muitas vezes com a personagem raposa na literatura.

Em “O Pequeno Príncipe”, célebre obra do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, a frase mais conhecida do livro foi proferida, justamente, por uma raposa: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Caveira Mexicana

Enquanto “A Raposa e as Uvas” e tantas outras obras literárias mostram a raposa como um animal traiçoeiro, “O Pequeno Príncipe” retratou o simbolismo da raposa como um animal solitário e até mesmo incompreendido.

Veja também o significado do símbolo Vinho.

Tatuagem de Raposa

A tattoo de raposa representa o bem e o mal/positivo e negativo que vive em uma pessoa. Ainda que a tattoo da raposa utilize a simbologia da raposa como um símbolo do feminino e da feminilidade, elas também são utilizadas por homens, especialmente por conta do simbolismo da raposa como um animal perspicaz e audacioso.

Você sabia que existiam essa variedade de simbologia da raposa? Será que o seu animal do poder é uma raposa?

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.