Yin Yang

yin yang símboloO Yin Yang é um símbolo muito famoso e, ainda que você não o reconheça pelo nome, é bem provável que já o tenha visto em diversos lugares por aí, seja em decorações, fotos, filmes, séries ou objetos. Ficou curioso e quer saber do que se trata? Contaremos tudo a você, confira!

Símbolo de Yin e Yang

O símbolo do Yin Yang é mundialmente conhecido. Este símbolo pode ser chamado de Tai-chi ou de Tei-ji e é constituído por um círculo que se divide por uma linha curva, nas colorações preto e branco. Yin é a metade na cor preta e Yang é a metade na cor branca.

Dentro deste visual harmonioso, ambas as partes possuem uma esfera pequena em seu interior, porém, de cores opostas, o que representa o germe do outro, a junção e a estabilidade das forças contrárias, complementares e que são inseparáveis de toda a existência.

Conceito de Yin Yang

O Yin Yang é o conceito primordial e essencial da filosofia “Tao” e simboliza a dualidade de todas as coisas existentes no universo. O Yin é o feminino, a terra, a noite, a lua, o escuro, o frio, o princípio passivo. O Yang é o masculino, o sol, o céu, o dia, a luz, o quente, o princípio ativo, a penetração. A partir disto, juntos eles formam a totalidade em equilíbrio do mundo, isto tudo manifestado em duas polaridades.

Veja também o significado dos símbolos Sol e Lua.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabala

Símbolo do Kung Fu

O conceito de Yin Yang se encaixa no kung fu devido ao seu princípio de equilíbrio. No kung fu, a força precisa ser equilibrada com a gentiliza e, por vezes, ser oculta por ela. No kung fu, os lutadores são ensinados a lutarem em harmonia com a força de seu oponente, e não contra ela.

Símbolo do equilíbrio

O Yin Yang se trata da dualidade do equilíbrio. Esta teoria diz que tudo o que nos envolve é englobado por duas forças contrárias em harmonia para facilitar o movimento e, por sua vez, a modificação.

yin yang amuleto

Significado de Yin Yang

Yin e Yang é um princípio da filosofia chinesa que representa duas energias opostas que existem em equilíbrio. A filosofia chinesa tem como base a energia, que se expõe no polo negativo e positivo. As duas esferas existentes no centro de Yin Yang simbolizam uma ideia de que, quando uma força alcança o seu extremo, evidencia em si o seu oposto.

Yin Yang bem e mal

Muitas pessoas relacionam o Yin ao bem e o Yang ao mal, mas não é bem assim que funciona. O Yin Yang é o equilíbrio entre estas duas forças. O mal apenas acontece quando o fluxo entre estres dois polos entra em desequilíbrio.

Yin Yang na Filosofia Chinesa

O Yin Yang se encaixa na filosofia chinesa sendo a base de seu pensamento: todos os aspectos naturais, tanto os do mundo físico quanto os aspectos sociais e psicológicos, exibem padrões que podem ser considerados de forma cíclica. É com este conceito que a filosofia chinesa trabalha. Ou seja, se alguém está enfermo, o motivo é uma instabilidade em seu organismo. O médico chinês é o responsável por buscar restaurar o Yin Yang do corpo de seus pacientes.

Veja também. Significado do símbolo ->  Açucena

Yin Yang no Horóscopo Chinês

Na cultura chinesa, casa signo chinês é direcionado por uma das energias, Yin ou Yang, que influenciam diretamente em sua personalidade.

A energia de Yang rege pessoas de comportamento agitado, que são dinâmicas, líderes natos, negociantes e extrovertidos. São pessoas que têm preferência pelo dia, que gostam de estar em movimento, são comunicativas e detestam entrar em uma rotina. São grandes amantes das mudanças e se cansam com facilidade da estabilidade. São pessoas tão agitadas que necessitam balancear a sua energia com a Yin para não se tornarem hiperativas, agitadas e, na pior das situações, agressivas.

Já a energia de Yin comanda pessoas calmas, tranquilas e introspectivas. Os indivíduos desta energia são discretos, reflexivos, têm apreço por atividades individuais, gostam de trabalhar sozinhos e em seu próprio tempo. São pessoas ligadas à espiritualidade, apreciadoras de atividades de autoconhecimento e relaxantes. Tanta calma podem levar ao acomodamento e preguiça, por isto necessita do gás e da energia de Yang para alcançar o equilíbrio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rinoceronte

Yin Yang no Feng Shui

O Yin Yang se trata de polaridades em equilíbrio e que, juntos, funcionam em perfeita harmonia. No Feng shui, é necessário que você equilibre as características dos ambientes onde você vive. Pois ambientes que são considerados muito Yin (escuros, frios e estagnados) provocam tristeza, depressão e gripes. Por sua vez, ambientes muito Yang (iluminados, secos e muito agitados) levam a situações de estresse, irritação e dores de cabeça.

Tatuagem de Yin Yang

Este modelo de tatuagem é bastante procurado por pessoas que se identificam com seu significado, ou que procuram colocá-lo em prática na sua vida, pois estão em busca de equilíbrio. É uma tatuagem que é comumente vista por aí e que não conta com muitas variações em sua ilustração.

Veja também o significado do símbolo QuadradoSamurai.