Anel

O simbolismo do anel existe desde os tempos pré-históricos. Os homens já faziam uso de objetos como um tipo de adorno, sendo que o significado do anel para eles já estava atrelado à riqueza, poder e identidade. Portanto, anéis com a presença de pedras, conchas, ossos e joias já deslumbravam o ser humano desde tempos imemoriais. O desenvolvimento de diferentes culturas já trazia esse símbolo do anel.

Outro ponto interessante para se considerar é a simbologia do anel em relação a valores sacramentais. O formato circular desse objeto é interessante, pois não há um início ou um fim, passando a sensação de ser algo infinito. Portanto, seria exatamente um grande símbolo de união e compromisso.

anel símbolo

Veja também o significado do símbolo Infinito.

Por conta disso, é importante ver como o anel é importante como símbolo nupcial. É interessante também a história do surgimento do anel de noivado. O primeiro da história foi dado pelo Arquiduque Maximiliano da Áustria, em 1477, que pediu a mão de Maria, Duquesa de Borgonha. Ele pediu sua mão com um anel cravado de diamantes formando a letra M.

Essa foi a primeira vez que se tem notícia do uso do anel de noivado e, a partir daquele momento, isso se tornou um costume entre a realeza, que eram os únicos que podiam arcar com diamantes. Dessa forma, atualmente os cristãos têm o anel como símbolo de união e benção para os cônjuges.

Veja também. Significado do símbolo ->  Aranha

Por conta desses fatores mencionados, é certo que o anel simboliza amor quando um homem o oferece a uma mulher. Serve, portanto, como uma declaração, mesmo que inconscientemente. O homem, portanto, tem interesse na mulher de uma forma mais profunda.

Porém, é importante que ele deva estar ciente de seus sentimentos com relação ao anel dado, pois, se for dado com um sentimento negativo, ele pode parecer mais um grilhão do que propriamente significar uma união estável. É bom refletir se o anel não é um símbolo de uma relação de dominância, capaz de lhe conferir um certo isolamento.

No esoterismo, poderes mágicos podem ser a chave para entender o que significa anel. Isso porque este objeto pode ser um símbolo de algo que tem poder de proteção, capaz de influenciar lugares, pessoas e tesouros.

Por fim, é valido ressaltar que o anel é um símbolo muito forte. Uma aliança possui também esse forte significado e é algo capaz de ilustrar a importância do anel muito bem. Estes são símbolos muito presentes em histórias, lendas e contos. Podem estar sim ligados à união, mas podem seguir o caminho do esoterismo e tratar de poder, sabedoria e proteção, por exemplo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boneco Daruma

Anel do amor

No século XIX, este tipo de anel era bastante comum, pois era um símbolo para a união dos amantes. Ele consistia em um anel em forma de coração, que era envolvido por um par de mãos. Sua imagem certamente era um belo símbolo para o amor entre o casal.

Anel com sinete

Este é um verdadeiro símbolo de poder. Um sinete é um objeto metálico usado como assinatura de seu proprietário ou responsável por organização para selar cartas ou autenticar documentos, por exemplo. Não é algo individual, e sim um símbolo coletivo.

O anel que continha um sinete costumava ser utilizado no dedo mindinho pelos nobres, como símbolo de sua autoridade. Era bastante comum que os sinetes representassem brasões de família e poderiam servir para indicar que uma pessoa estava casada. Desde o século XIII, o Papa usa um anel com sinete, o anel do pescador.

Anel de pescoço

Provavelmente você já deve ter visto alguma imagem de mulheres com várias argolas douradas no pescoço, que chegam a aumentar consideravelmente o seu comprimento. Essas pessoas são originárias da Tailândia, da cultura Padaung e elas acreditam que essas argolas possuem propriedades mágicas e protetoras. Além disso, essas argolas são vistas como símbolo de beleza, mantendo, para elas, a elegância de um ganso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pão

símbolo anel

Anel de nariz

É muito comum na Índia, como ornamento ou símbolo do estado conjugal. É um ato de reverência para a deusa Parvati para que se conceda vida longa e prosperidade ao casal.

Anel na Literatura

Na literatura, temos uma das histórias mais famosas dos tempos contemporâneas girando em torno de um anel. Aliás, seu próprio nome é Um Anel.

o um anel

Em O Senhor dos Anéis, uma história de fantasia escrita nos anos 1940, a história gira em torno de um grupo de hobbits (criaturas criadas pelo escritor J.R.R.Tokien) que devem dar fim a um poderoso anel, capaz de conceder um poder grandioso ao seu portador. Um objeto perigoso, capaz de despertar o pior das pessoas. É um claro exemplo de representação do anel como objeto de poder.