Amizade

Amizade descreve uma relação de afeto entre as pessoas, isto é, é um dos tipos de relacionamentos onde os indivíduos demonstram carinho e zelo pelos outros, transmitindo sentimentos positivos, como de proteção e lealdade.

O significado da amizade procura enfatizar a afeição e a estima entre pessoas. É basicamente uma ideia de “laço” que une determinados indivíduos, onde há maior harmonia entre si, com demonstração de bondade, conforto e presença.

Principalmente, destaca-se a reciprocidade.

Uma amizade engloba relacionamentos sociais, sendo que muitas pessoas possuem maior facilidade de fazer amigos do que outras.

Além disso, é da palavra amizade que vem “amigo”, que designa justamente as pessoas que são companheiras e que estão sempre ao lado do outro.

Símbolos de amizade

Como visto, a amizade simboliza uma relação emocional que é compartilhada entre pessoas que possuem um vínculo afetivo bastante forte.

Por conta disso, o significado dos símbolos de amizade tende a representar todos os sentimentos envolvidos em um relacionamento de amigos, como a lealdade, cumplicidade, confiança, carinho, dedicação, amor e união.

Um símbolo de amizade bem popular é o símbolo do infinito conjugado com um coração.

  • Infinito:

Junto com o coração ou não, o símbolo do infinito é muito usado para representar uma amizade. Isso porque ele pode significar muita coisa para os amigos, em especial por simbolizar o número oito quando visto na horizontal – que traz referências sobre a eternidade e ao tempo de amor e união que não deixará de existir.

  • Coração:
Veja também. Significado do símbolo ->  Baleia

O coração é um dos símbolos mais populares no planeta quando se trata de amor. Na amizade, o coração também pode ser usado como um símbolo importante, pois indica a profundidade dos sentimentos e das lembranças que uma pessoa possui para com a outra, considerando realmente a amizade entre ambas.

  • Laço:

Por falar não somente na questão de laços afetivos, o próprio símbolo do laço também traz a ideia de que a amizade entre tais pessoas é forte e duradoura.

Dessa forma, o laço não só tende a simbolizar o amor e o compromisso dessa amizade, mas também a união espiritual e emocional que ocorre entre as amizades.

Inclusive, a expressão “laços de amizade” é comumente utilizada para amizades verdadeiras.

  • Pássaros:

Pássaros são animais que representam a amizade no Oriente, principalmente.

Para os chineses e japoneses, os pássaros simbolizam a liberdade sentida entre os amigos quando estão juntos, bem como o sentimento de amor por estarem lado a lado durante a vida.

Na Grécia Antiga, os pássaros eram conhecidos como mensageiros dos deuses, o que pode ser entendido como uma espécie de “amizade” entre homens e as divindades.

  • Mãos dadas:
Veja também. Significado do símbolo ->  Cavalo

Embora pareça ser um símbolo mais propício para indicar uma união de casais, as mãos dadas podem expressar o quanto as mãos de amigos são fundamentais para um afago ou apoio em um momento em que o outro não está bem.

  • Rosas amarelas:

Assim como a rosa vermelha é associada com o amor, a rosa amarela é a responsável por indicar a amizade e a felicidade, ou seja, é a união eterna entre amigos de peito.

  • Zibu:

Zibu é um símbolo bem popular para as amizades, em especial para tatuagens. Criado por um artista enquanto praticava Reiki, o zibu é considerado um desenho angelical, pois, de acordo com o artista, ele teve contato com os anjos durante sua prática terapêutica.

A imagem é parecida com a letra “l”, de forma cursiva, onde seus contornos tendem a parecer com os símbolos celtas.

A simbologia do zibu é valorizar o que as pessoas têm de qualidades quando se trata de vínculos de amizade, demonstrando que é reconhecível a importância dos amigos.

É curioso mencionar que o símbolo da amizade para os gregos e romanos era representado em uma figura feminina, que possuía beleza e jovialidade, com as mãos postas no coração.

Para a cultura grega, essa figura aparecia de túnica, com uma mão sob o coração e a outra com um olmo, um tipo de árvore nativa da Europa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Mandala

Já para a cultura romana, essa figura estaria de branco e com coroas de flores, segurando dois corações em uma das mãos. Tal representação simboliza a união desse amor que nasce através da amizade.

Tatuagens de amizade

Para as tatuagens de amizade, o principal objetivo de quem resolve ter um desenho com essa simbologia acredita que a amizade perdurará por toda a vida, independentemente das escolhas, da distância e do tempo.

Além do símbolo do infinito com coração, a amizade pode ser homenageada através de uma tattoo de promessa de dedo mindinho, feita entre melhores amigos quando a intenção é fazer uma espécie de “juramento”.

Outros símbolos para tattoos de amizade são:

  • Trevo de quatro folhas,
  • Vários corações (e não apenas um, por exemplo),
  • Palavra “Ohana”,
  • Telefone sem fio,
  • Frases especiais para os amigos.