Coração

Quando o assunto é Coração, o que não falta é poesia, termos e música a respeito. Tem do “Coração Vagabundo” ao “Coração de Estudante”. Dá até para sair pulando em “Bate-Coração” e entrar em uma sessão de nostalgia com “Tic-Tac do coração”.

Mas, tirando um pouco a cultura musical de lado, você já se perguntou o motivo do símbolo de coração não se parecer nada com o órgão que temos encaixado no lado esquerdo superior do corpo?

Símbolo de coração

Não há uma versão concreta de onde se originou o simbolismo do coração como conhecemos. Mas tudo aponta para um ideograma para expressar a ideia metafórica do coração, como se o órgão fosse o centro emocional do corpo humano. Aristóteles, grande filósofo grego, já associava o coração como o líder das emoções humanas. Uma curiosidade interessante é que o símbolo do coração já era visto em pinturas feitas em cavernas na pré-história.

coração

Algumas teorias dizem que tudo se iniciou na Idade Média, quando o símbolo surgiu em pinturas religiosas, ou em relatos de Santa Margarida Maria Alacoque, que havia visto em suas visões o Sagrado Coração de Jesus. Outras suposições levantam que a forma do coração vem da anatomia feminina, a mistura da vulva com os seios e nádegas, ou até da mistura do homem com a mulher, dos testículos com os seios.

Há também a ideia que a simbologia do coração vem da África, para representar uma flor usada como contraceptivo, onde a sua vagem tinha um formato muito parecido ao desenho do coração. Por ser usada como método contraceptivo, o símbolo da flor foi associado com sexo e, por consequência, depois se tornou o do amor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Vela

O coração, em outras mitologias ou localidades, também trazia muitas curiosidades interessantes. No Brasil, mais precisamente na Amazônia, os Tucanos viam o coração, pulso e alma, com o mesmo significado. O mesmo ocorria com os Caraíbas da Venezuela e os Wuitotos da Colômbia, que tinham uma só palavra para coração e outros elementos, como alma, peito, memória e pensamento.

Já na mitologia greco-romana, o coração surge como o símbolo da vida, pois contava-se que Zeus engoliu o coração palpitando de Zagreu para gerar seu filho Dionísio.

Veja também os significados dos símbolos Lírio e Mandala.

Significado das cores do coração

Com o tempo, o significado do coração como o símbolo que conhecemos se tornou parte da nossa comunicação, onde usamos tanto para nos comunicar por mensagens como por meio de pinturas. Com isso, o coração também foi ganhando diversas cores e, por consequência, diversos significados baseados em seus variados tons.

Significado do coração preto

O coração preto tem conexão direta com o luto, usado para expressar a saudades de uma pessoa amada que já não pertence mais ao nosso mundo.

Significado do coração azul

Você sabe o que significa o coração azul? É diferente do preto, mas também remete a um sentimento mais melancólico. É usado muitas vezes para demonstrar que não estamos nos melhores dias da nossa felicidade, ou que o coração está repleto de amargura.

Significado do coração roxo

Sabe quando alguma pessoa fala que “escondido é melhor”? Então, o coração roxo é o símbolo daquele amor proibido, que vive rodeado de segredos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pérola

Significado do coração amarelo

O coração amarelo tem uma conexão direta com a infância ou com a relação que temos com os nossos pais e filhos, já que ele representa aquele amor puro, sincero e verdadeiro.

Significado do coração rosa

O coração rosa simboliza aquele amor em evolução, que vai aumentando a cada dia.

Significado do coração verde

Esse poderia facilmente ser associado com o amor que nós temos pelo Brasil, visto que ele até é muito usado em jogos da Copa do Mundo. Mas o coração verde é um símbolo que poucos fazem ideia da conotação negativa que ele traz, já que significa amor invejado!

Outros símbolos do coração

Coração com asas

Também conhecido como coração alado, o coração com asas é diretamente ligado ao movimento Islâmico Sufi – uma corrente mística do Islão, onde os praticantes buscam desenvolver uma relação íntima com Deus. O movimento crê que o coração se encontra entre a alma e o corpo. O seu simbolismo vem do amor de Deus, o centro espiritual dos seres humanos.

coração alado

Coração perfurado com seta

Cupido era o deus do amor que andava com o seu arco e flecha para disparar sobre o coração dos homens. Dentro coração com âncoradisso, esse símbolo alerta que, embora a paixão seja algo maravilhoso, ela também pode machucar e te fazer sofrer.

Veja também o significado do símbolo Flecha.

Coração com âncora

A âncora é um instrumento náutico usado para fixar os navios no meio do mar. Como símbolo, ela representa firmeza e segurança. Quando somada ao símbolo do coração, representa um relacionamento seguro, com muita cumplicidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Candelabro

Veja também o significado do símbolo Âncora.

O coração representado nas artes cristãs

Sagrado coração de Jesus

Em muitas pinturas vimos Jesus Cristo segurando um coração em chamas em volta de uma coroa de espinhos. O cristianismo diz que o coração pegando fogo é uma maneira de simbolizar que o amor que Jesus sente pela humanidade está acesso, já seus espinhos representam um alerta de que não devemos ficar indiferentes ao seu amor e que esse sentimento deve ser reciproco e incondicional, como ele nos ensinou.

Sagrado coração de Maria

Assim como o coração de Cristo, o de Maria também é visto em volta de espinhos. Aqui, ele representa o amor e a coração astecador maternal pelo desejo que os filhos sejam felizes. Ele é colocado para fora do peito, para lembrarmos que ela sofreu e assumiu a maternidade dos homens com o falecimento de seu filho Jesus.

Coração asteca

Em sua religião, os astecas enxergavam o coração com a força vital. Por isso, faziam sacrifícios de corações, ainda pulsantes, ao deus Sol, para simbolizar a renovação das colheitas e do solo.

Veja também o significado do símbolo Sol.