Bússola

A Bússola é instrumento famoso em todo mundo e é extremamente útil para quem se aventura na navegação. Mas ainda há muitas dúvidas acerca deste pequeno instrumento, devido a isto trouxemos um texto que conta tudo o que você precisa saber! Confira:

bússola

Significado de Bússola

Apesar de a bússola ser um instrumento extremamente útil e comum, muitas pessoas ainda não sabem muito bem do que se trata e não compreendem o seu funcionamento, que é muito simples e nós iremos explicar: a bússola é um dispositivo de navegação e orientação que se baseia em características magnéticas, utilizando o campo magnético terrestre para funcionar.

Bússola é uma palavra com origem no italiano bussola, cujo significado é “pequena caixa de buxo”. Estre instrumento simboliza sorte, orientação e proteção.

Símbolo de Bússola

Quando se trata da simbologia da bússola, esse é um dos instrumentos mais fáceis de se descobrir, quando levamos em consideração a sua utilidade. A bússola significa proteção e orientação, pois indica um caminho e as direções corretas para se chegar em algum lugar almejado, ou então a uma meta, de modo a se chegar a um destino esperado de forma segura. A bússola também pode simbolizar o vínculo com o lugar de origem, como o lar, a família, ou qualquer outra coisa que pode ser considerada como raízes. Ou seja, um local para onde se tem o desejo de voltar. Devido a isto, a bússola é um símbolo amplamente utilizado por marinheiros e viajantes.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

A bússola também é tida como um instrumento de sorte, pois representa a possibilidade real de se alcançar um destino desejado.

Bússola e a Rosa dos Ventosbússola rosa dos ventos

Muitas pessoas ainda se confundem e acreditam que a bússola e a rosa dos ventos sejam a mesma coisa, o que não são, apesar de terem utilidades semelhantes. A bússola é um equipamento que foi criado pelos chineses com a finalidade de auxiliar na navegação.

É um instrumento que conta com uma agulha magnética que apontará para onde fica o norte da Terra e deve ser utilizada juntamente com um mapa. Já a rosa dos ventos é um desenho que se assemelha a uma rosa (ou a uma estrela) e cada uma de suas pontas simboliza um ponto cardeal ou um ponto colateral. Não raro encontramos o desenho de rosas dos ventos dentro de bússolas.

Veja também o significado do símbolo Rosa dos Ventos.

Tatuagem de Bússola

Para entendemos por que as tatuagens de bússola são tão procuradas, primeiro é necessário que entendamos um pouco de sua história.

Veja também. Significado do símbolo ->  Paz

A bússola foi criada no século XVI, mas a sua popularização ocorreu entre os marinheiros na era das grandes navegações. A bússola teve uma participação importantíssima na era dos descobrimentos pelo mundo, auxiliando milhares de navegadores pelas águas de todo mundo. Devido a isto, com o tempo a bússola foi adquirindo um significado mais filosófico, e atraiu para si significados semelhantes aos da rosa dos ventos.

A tatuagem da bússola pode ser feita de infinitas formas, ilustrando desde os modelos mais antigos até os atuais, e costuma significar a busca pelo novo, o caminho para o futuro, a caminhada na direção certa, seguir em frente etc.