Urso

A simbologia do Urso está ligada à força e destreza. Muitas culturas também utilizam o urso como símbolo do conhecimento, introspecção e transformação interior.

Por ser um animal muito agressivo, principalmente quando tem de proteger seus filhotes, o urso indica a força interior que surge quando se mais precisa dele. O instinto de sobrevivência e de proteção. Na Rússia, no norte da Europa e em boa parte da Ásia, o urso simboliza o rei dos animais. símbolo ursoDesde os tempos mais primórdios, o urso tem sido venerado pelo homem, pela sua capacidade de “ressuscitar” depois de um período de hibernação no inverno.

Muitas cidades adotam o urso como símbolo, como Berna, que é a capital da Suíça, por exemplo.  A raiz “Ber” significa urso. Isso se repete em Berlim, que possui a mesma raiz de língua germânica.

Na psicanálise de Jung, o urso representa perigo, pois denotaria a falta de controle do inconsciente, que pode tornar o homem rude e cruel.

Para os nativo-americanos, o urso é um animal sagrado e acredita-se que ele possui poderes especiais, inclusive com poderes de cura.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sangue

O urso também pode ser representado como uma criatura gentil e nobre, não é à toa que a maioria dos animais reproduzidos em pelúcia são os ursos.

O urso polar representa a abertura de um portal para a felicidade no corpo e no espírito. Ele enxerga a grandes distâncias onde a paisagem é totalmente branca, no gelo, e por isso também representa longos projetos que poderão dar certo.

urso polar símbolo

O urso panda é um símbolo de gentileza, força, paz, boa sorte. O espírito do panda, para algumas culturas asiáticas, simboliza a importância dos laços interpessoais para se sentir mais seguro e tranquilo no mundo. O urso panda também simboliza equilíbrio e controle espiritual e sabedoria. Com movimentos tranquilos e sábios, o urso panda é sempre pacífico, desde que não seja despertado o seu guerreiro. É um símbolo do Kung-Fu também.

Veja também o significado do símbolo Panda.

Urso no espiritualismo

No espiritualismo, o urso simboliza o sagrado guerreiro e, em culturas como a grega, ele está ligado a deusas conectadas à terra, como Diana e Ártemis. O simbolismo da caverna do urso reflete a volta à integração cósmica com o Universo e com a Mãe Terra.

Veja também. Significado do símbolo ->  Baphomet

Urso no xamanismo

O urso no xamanismo representa introspecção, solidão, intuição, cura física, consciência, morte e renascimento. Representa também uma grande viagem astral por ser um animal de poder. Ele, depois de um período de hibernação, “ressuscita” e se reconecta com a Mãe Terra e faz surgir a primavera da alma.

Para os xamãs, o urso tem o poder de cura da alma, fazendo brotar novas flores onde era só folhas secas. Por esse motivo, também é um símbolo do curandeiro da tribo, pois ele representa a medicina xamânica.

Sonhar com urso

Sonhar com um urso significa presságio de que boas notícias chegarão, ou de que será vitorioso em uma questão muito complicada que há tempo vem lhe afligindo, principalmente na área profissional.

Se o urso estiver feliz em seu habitar natural, significa que você terá bons momentos em família e desfrutará por um longo período de uma boa companhia, seja um namorado, um amigo muito próximo, ou mesmo um parente como pai, mãe ou filho.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cão

Se você se sentiu ameaçado pelo urso no sonho, prepare-se para um período de muita luta. Mas como o urso é um animal que geralmente representa um bom presságio, você conseguirá ultrapassar todas as dificuldades que encontrar nesse período.

Se o urso aparece ferido ou morto em seu sonho, é sinal de que alguém muito próximo a você necessitará de sua ajuda. Fique atento para poder ajudar essa pessoa, pois talvez só você possa ajudá-la.

Tatuagem de urso

A tattoo de urso possui muitos significados. Pode significar a tranquilidade de um animal feroz em seu habitat natural. Como um outro significado, pode-se citar que é um símbolo de sobrevivência, de um guerreiro e de poder.