Caveira com asas

Caveira com asas nada mais é do que o símbolo de uma caveira combinada com duas asas. Existem três diferentes tipos de caveiras com asas: as com asas de pássaros, as com asas de morcegos e as que possuem uma asa de cada tipo.

Também chamada de caveira alada, este símbolo está presente nas motocicletas da Harley-Davidson.

caveira com asas símbolo

Simbologia de caveira com asas

A caveira com asas simboliza boa sorte, viagens e aventuras, de um modo geral.

Seu nome original era “cabeça da morte”, mas passou a ser chamada de caveira com asas (ou caveira alada) por apresentar dois significados diferentes.

O primeiro simbolismo da caveira com asas representa o voo da alma do homem mortal, sendo esta a referência principal usada pelos motoqueiros, pois expressa a liberdade.

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

O símbolo da caveira com asas também é de aparecer juntamente à expressão em Latim memento mori, que quer dizer “recordar a morte”. Isso quer dizer que o significado da caveira com asas é uma maneira de lembrar que a vida é efêmera e que somos todos iguais, mesmo que ao mesmo tempo sejamos distintos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lírio

Assim, esse significado é comumente utilizado em lápides – este sendo um símbolo popular nos Estados Unidos a partir do século XVII.

As caveiras com asas de pássaros tendem a simbolizar a vida, enquanto que as com asas de morcego são mais um presságio de morte.

Por outro lado, as caveiras com os dois tipos de asas aparecem geralmente desenhadas ou esculpidas “olhando” para o lado da asa do pássaro – quando isso não acontece, é bem comum a presença de uma coroa sobre o crânio para indicar o dom da vida.

Também é normal que ossos cruzados sejam representados sob a caveira com asas, fazendo alusão à cruz de Jesus Cristo. Em conjunto com a caveira com asas, eles representam a ascensão do espírito aos céus e a vida após a morte.

Como se pode notar, a imagem da caveira com asas é uma combinação do símbolo da caveira e do símbolo das asas. A junção de ambas teve origem em Tânato, que na mitologia grega é a personificação da morte.

Tânato é filho da noite (que é filha do caos), sendo representado por um jovem alado, de cabelos e olhos prateados, às vezes representado ainda por uma nuvem também prateada. Ainda, pode aparecer na figura de um anjo morto ou vivo com aspecto juvenil. Na mitologia, diz-se que Tânato tinha um coração de ferro e entranhas de bronze.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pomba

Veja também o significado do símbolo Anjo.

Da Idade Média em diante, a morte passou a ser representada por uma caveira ou até um esqueleto humano.

A caveira com asas ainda foi uma imagem muito usada pelo 490° esquadrão de bombardeio do Exército americano, que ficou famoso nos Estados Unidos pela história que se iniciou em setembro de 1942, na Índia.

No entanto, sua primeira missão de combate é datada de fevereiro de 1943 com aviões B-25 Mitchell que ostentaram o símbolo da caveira com asas, que foi uma adaptação da insígnia pessoal do oficial comandante da época Major James A. Philpott.

Em culturas muito antigas, em várias partes do planeta, a caveira com asas aparece. Sua simbologia geralmente está associada com o disco alado, uma representação da energia solar.

A banda norte-americana Avenged Sevenfold tem como símbolo uma caveira com asas de morcego. Foi originalmente criado por um amigo de escola dos integrantes.

Veja também o significado do símbolo Morcego.

Veja também. Significado do símbolo ->  Urso

Com forte influência da Bíblia nas músicas e pelo visível apoio às forças militares americanas (e suas causas), o deathbat – como é chamado – aparece em todas as capas de álbuns e DVDs.

Em um dos álbuns, o Nightmare, a caveira com asas representa a própria morte que está buscando uma criança inocente. Essa representação faz alusão ao falecimento do baterista, em 2009.

Tatuagem de caveira com asas

A tattoo de caveira com asas é frequentemente utilizada por pessoas que fazem parte de clubes de motocicletas.

Como a própria simbologia da caveira com asas, nas tatuagens ela também surge, sendo relacionada com a viagem da alma humana e à liberdade.

Veja também:

  • Asas
  • Cruz com asas