Asas

Asas são membros ou apêndices de um animal, conforme a definição da Zoologia, que foram adaptados morfologicamente para o voo. As asas são estruturas que também podem ajudar na locomoção terrestre ou aquática de determinados animais.

Nesse caso, percebe-se que as asas são um elemento presente em apenas alguns grupos de animais, sendo consideradas uma convergência evolutiva resultante da pressão ecológica favorável para a capacidade de voo.

Animais com asas são geralmente encontrados nos grupos dos insetos e das aves.

asas símbolo

Simbologia das asas

O símbolo das asas se refere à liberdade e à leveza, estando ligado pela espiritualidade, à libertação da alma. É a representação do alçar voo, pois engloba a ideia do transporte até o sagrado, que é o espaço mais alto dos céus.

O simbolismo das asas é também a expressão de despojamento de um peso.

Além disso, as asas simbolizam a inteligência, o espírito, a inspiração, a alma, o divino, o céu. Pode demonstrar a desmaterialização, a sutileza, o alívio ou a liberação da gravidade terrestre.

Nas tradições existentes sobre as asas, sabe-se que elas são conquistas, por isso representa a conquista. As asas nunca são recebidas, mas sim adquiridas por meio de uma educação purificadora, que pode ser longa e até mesmo arriscada.

Na categoria espiritual, as asas representam a alma em ascensão e a saída do corpo; além do mais, a leveza e a capacidade de voar são características peculiares aos imortais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Formiga

As asas estão relacionadas com o elemento Ar, assim como a pluma.

Asas no Cristianismo aparecem na figura dos anjos, que são os mensageiros de Deus, todo poderoso e que concede as asas aos seus filhos – quando estes perdem ao cometerem algum pecado original, mas que estiveram dispostos a se aproximar de Deus e de seus ensinamentos.

Veja também os significados dos símbolos Ar e Anjo.

Na Bíblia, as asas são relacionadas à espiritualização dos seres que as têm, pois se associam com a divindade.

Em lendas e mitos, as asas fazem referência à vitória.

Dentro do Cristianismo ainda, a pomba branca é o símbolo do Espírito Santo, pois este animal alado é visto como puro.

Asas na mitologia grega se referem a Hermes – deus da magia, fertilidade e viagens –, filho de Zeus e Maia, que possuía asas em seus calcanhares. Isso simbolizava-o como o Deus Mensageiro, bem como um guia da alma dos mortos, libertado das forças criadoras, o viajante.

Veja também os significados dos símbolos Pomba e Zeus.

Na mitologia grega, ainda existe Ícaro, herói grego e filho de Dédalo – arquiteto e inventor – que trabalha para o Rei Minos, na ilha de Creta. Dédalo foi o responsável pela projeção do labirinto em que vivia Minotauro, assim como ensinou a princesa Ariadne a ajudar Teseu a entrar e sair do labirinto sem se perder.

Veja também. Significado do símbolo ->  Elefante

Na lenda, conta-se que Dédalo e Ícaro foram presos no labirinto. Para fugirem, Dédalo construiu asas feitas com penas de gaivotas e colocadas com cera de abelhas. A ideia funcionou e tanto Dédalo quando seu filho conseguiram sair voando do labirinto, fugindo de Creta.

No entanto, Ícaro, ao ver-se livre e voando pelos céus, sentiu-se tão poderoso quanto um deus, e a ousadia lhe custou caro: conforme voava cada vez mais alto e sem dar ouvido aos conselhos de seu pai, o calor do sol derreteu a cera e descolou as penas.

Desfazendo-se de suas asas, Ícaro despencou diretamente no mar Egeu e morreu afogado.

No xamanismo, asas são associadas ao voo da alma. No esoterismo alquímico, isso corresponde à imagem de uma água que devora um leão.

No taoísmo, voar é um poder que significa a possibilidade de atingir as ilhas dos imortais; sendo assim um símbolo de libertação, da entrada ao estado espiritual.

As duas asas no caduceu (símbolo astrológico bem antigo e que é considerado uma marca do deus grego Hermes) possuem o significado de presteza e zelo.

Veja também o significado do símbolo Caduceu.

Tatuagem de asas

A tattoo de asas apresenta uma simbologia espiritual ou mesmo inspiracional.

É principalmente um símbolo da liberdade e da fuga.

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Golfinho

Pode simbolizar o desejo do homem em voar por si próprio, sendo algo que até hoje é impossível.

As asas podem ter um significado emocional, onde a pessoa pode optar por esse desenho para mostrar que finalmente se libertou de algo problemático, indicando que conseguiu se distanciar (voar para longe) e melhorar sua vida por completo.

A tatuagem de asas pode estar presente nos pássaros, nas borboletas, em fadas ou outras criaturas mitológicas. Nesses casos, a tattoo representa: velocidade, elevação, liberdade e aspiração.

Quando associadas com anjos, a tattoo de asas pode sinalizar um meio espiritual, a orientação, a proteção, a iluminação ou a inspiração.

Tatuagem de asas de borboletas representam a feminilidade e a delicadeza, afinal o próprio animal é considerado frágil e demasiado pequeno. As asas desse animal também podem significar a transformação da borboleta, já que é a etapa final de sua metamorfose, indicando uma transformação na vida.

Veja também: