Cisne

O cisne, graças à sua beleza, elegância e leveza ao nadar nas águas, tornou-se uma ave plena de simbolismos.

Um fato interessante é que, ao contrário de tantas outras simbologias, inspiradas em animais ou não, esta não esconde sua ambivalência, isto é, não associa o cisne, nas versões mais conhecidas, somente a um lado, e só quem se aprofunda mais descobre o outro. Neste caso, o simbolismo só faz sentido se se levar em conta estes dois lados desde o começo.

Ficou curioso com o significado de cisne? Então, continue a leitura!

Qual é o significado do cisne 

Talvez o cisne tenha essa particularidade pela história da espécie com os europeus. É que, originalmente, estes só conheciam os cisnes brancos, portanto consideravam ser a única espécie existente dessa ave. Isso teve que mudar quando descobriram na Austrália, no século XVIII, os cisnes negros, que ao contrário dos seus parentes do hemisfério norte, não têm o hábito de migração conforme a mudança das estações.

Assim, o cisne branco continuou sendo considerado o símbolo da epifania da luz solar, da pureza, da masculinidade criadora e da ação, significados que ele carregava desde a Grécia Antiga. Já o cisne negro representa a luz lunar, o feminino, o oculto, o misterioso e a contemplação. Mas a união desses dois opostos faz dele um ser muito mais poderoso – ou seja, o símbolo cisne é andrógino. Com isso, o cisne representa a necessidade que todos nós temos de conhecer e harmonizar todos os elementos das nossas personalidades, suas luzes e suas sombras.

Por isso, para os alquimistas, ele representava a união dos opostos, água e fogo, e o elemento mercúrio, por sua cor e volatilidade das suas asas. Aliás, o cisne costuma aparecer associado a três dos quatro elementos fundamentais: água, terra e ar.

  • Em culturas diferentes, o cisne pode ser substituído nesse simbolismo pelo ganso, gaivota ou pomba.
  • Na Grécia Antiga, o cisne aparece muito associado ao deus Apolo, o deus da beleza e das artes, principalmente da música – seu carro era puxado por cisnes. Além disso, é bem famosa a lenda em que Zeus se transforma em cisne para perseguir Leda.
  • No Extremo Oriente, ele é relacionado com música e canto, e com elegância, nobreza e coragem.
  • Ele também é considerado um símbolo de fidelidade conjugal, porque só se acasala com um parceiro durante toda a vida, e não o substitui quando ele morre. Seu canto já foi visto como expressão romântica desse amor.
  • Também há as culturas que associam o cisne branco ao feminino, fazendo dele o transportador oficial de recém-nascidos aos seus pais. Ou dizendo que ele é uma virgem que, em contato com a terra e com a água, dá à luz.
  • A muito conhecida história popular sobre o canto do cisne de que durante toda a vida ele seria mudo, cantando apenas no momento da morte, não é verdadeira, porque ele grasna durante sua vida, embora realmente morra cantando lindamente. Assim, a expressão caracteriza até hoje a última obra de um artista, em que ele deu o máximo de si, como as duas séries de músicas compostas por Schubert semanas antes da sua morte, e que foram publicadas sob o nome “Canto do Cisne”.
Veja também. Significado do símbolo ->  Chuva

Cisne Negro nas artes

O balé “Lago dos Cisnes” foi musicado pelo russo Tchaikowski a partir da seguinte história:

Odete é uma jovem que foi transformada em cisne por um feiticeiro local, que nada num lago formado pelas lágrimas de sua mãe e à qual depois se juntam outros cisnes, outras moças transformadas. Isto é, durante o dia elas são cisnes, à noite assumem sua forma humana. O plano do feiticeiro é eliminar todas as moças do lugar que poderiam se casar com o príncipe, para que somente sua filha Odile possa se casar com ele.

Em seu aniversário de 21 anos, ele sai para caçar, descobre o lago e os cisnes, mas ao ver que eles se transformam em moças, não atira e logo se apaixona por Odete, que diz que se ele lhe fizer uma declaração de amor sincera ela deixará de ser cisne para sempre.

Ele a convida para o baile na noite seguinte, para que ele possa apresentá-la como sua noiva. Mas quem vai é Odile, transformada em Odete, e ele lhe faz juras de amor. Quando Odete vê isso, desiludida, corre para o lago e se atira nele para se afogar. O príncipe, arrependido, joga-se também, pois só quer saber dela. E assim as outras moças se libertam do encantamento, e o feiticeiro, ao ver frustrado seu plano, morre. 

Veja também. Significado do símbolo ->  Tartaruga

Inicialmente, Odete e Odile eram representadas pela mesma atriz bailarina. Em 1941, durante apresentação no Met Opera House, para diferenciar as duas personagens, a atriz Tamara Toumanova usou um figurino preto para representar Odile (embora não tenha sido a primeira a fazê-lo). Além disso, neste papel, o objetivo dela não era imitar Odete, e sim seduzir o príncipe com sua magia. Portanto, seus movimentos não eram inspirados em cisnes. A partir daí, começou-se a chamá-la de “cisne negro”, a gêmea má do cisne branco, e isso se espalhou rapidamente pelo mundo, entre os espectadores do espetáculo.

O filme “Cisne Negro” (de 2010, com Natalie Portman e Mila Kunis), mostra bem essa ideia de Odile como a sombra de Odete.

Hyoga de Cisne

Este é um personagem do mangá Saint Seiya, criado por Masami Kurumada, mais conhecido aqui no Brasil pelo anime Os Cavaleiros do Zodíaco. Hyoga de Cisne, dono de uma trajetória pessoal muito complexa, é um dos cinco Cavaleiros de Bronze treinados para proteger Saori, reencarnação da deusa Atena.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ferradura

Antes de assumir essa missão, ele conquista a Armadura de Cisne e os poderes inspirados no gelo. Mostra-se inteligente, arrogante e frio, por seu grande controle emocional, mas por baixo disso guarda o amor pela sua mãe e tristeza por sua morte.