Atena

atena tattoo Atena era um dos doze deuses do Olimpo e uma das principais deusas da Grécia Antiga. Ainda nessa perspectiva, ela aparece representada em pinturas e esculturas, além de equipamentos de guerra, como escudo e capacete, por exemplo.

Atena e a Mitologia Grega

Atena, na mitologia grega, que também é conhecida como Palas-Atena. Era a deusa da sabedoria da guerra, estratégia, justiça e das artes. Conforme a mitologia grega, Atena nasceu da parte interior da cabeça de Zeus, seu pai. Ela era um dos doze deuses olímpicos e uma das principais deusas da Grécia Antiga.

Vale mencionar que os gregos realizavam diversos cultos para a deusa Atena em templos, que poderiam ser espalhados não só pelo território da Grécia, mas também pelas colônias asiáticas e africanas. Além disso, foi uma das divindades mais representadas pelos escultores e pintores da Grécia Antiga.

Veja também o significado do símbolo Zeus.

Estátua de Atena

Atena tem um papel especial na mitologia grega. Ela é a senhora das cidades e a sábia guerreira. Os atenienses lhe dedicaram uma estátua de doze metros de altera, que é encrustada de ouro e marfim.

Essa estátua, que foi construída no século V a.C., é considerada uma das mais famosas esculturas da Antiguidade. Diante dessa notoriedade, ela já foi reproduzida em moedas e relevos, por exemplo.

atena estátua

Tatuagem de Atena

Fascínio e beleza são as palavras que traduzem Atena.

Veja também. Significado do símbolo ->  Papagaio

As tatuagens da mitologia grega são conhecidas por sua exuberância e fascínio pela história que carregam.

Segundo alguns tatuadores, as cores e o assombreado podem alterar o seu significado. Tendo em vista toda a simbologia existente em torno de Atena, é fundamental que a escolha do profissional seja feita com cautela.

Sendo assim, a harmonia e a simetria são essenciais para que o desenho fique bonito. Portanto, antes de decidir, leia a respeito dos simbolismos de Atena.

Mito de Atena

A versão mais corrente do mito versa acerca de Zeus, que nasce com a cabeça plenamente armada. Ela nunca se casou, logo, manteve a virgindade.

A partir do período arcaico, o mito de Atena foi significativamente ampliado com diversas histórias. Na obra Ilíada de Homero, por exemplo, são narrados alguns eventos com a participação de Atena. Ela foi mostrada sentando-se à direita de Zeus e aconselhando-o. Ela foi fundamental para que o herói Ulisses (Odisseu) finalmente conseguisse voltar para a sua ilha de Ítaca.

Atena e a Coruja

A coruja está sempre acompanhada da deusa Atena. Ela é conhecida como Athena ou Palas Athená e é conhecida como deusa da sabedoria e da justiça.

As aves são os seres mais próximos dos céus, ou seja, mais próximo dos deuses. Além disso, é comum observarmos a águia, de forma soberana, acompanhando Zeus, o deus grego mais poderoso.

Veja também os significados dos símbolos Coruja e Águia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Grilo

A coruja é símbolo de vigilância e está sempre apta para sobreviver na noite e atenta aos perigos da escuridão. Vale mencionar que, nas moedas gregas antigas, é usual encontrarmos a figura desse animal. Ela demonstra que a cultura grega antiga está sempre alerta e à frente dos outros povos.

Atena, que era a deusa da justiça e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Conforme a lenda da mitologia grega, a ave de rapina, que tinha olhos grandes e contava com uma visão de longo alcance, tornava visível os segredos noturnos. Diante disso, a imagem da coruja também se tornou o símbolo da deusa, que remete à intuição e conhecimento amplo.

Faz-se relevante mencionar que Atena corresponde à deusa Romana Minerva que, por sua vez, era descrita como uma coruja.

estátua de atena

Ainda nessa perspectiva, a Coruja é o animal em que o filho de Aqueronte e da Ninfa Orfne, Ascáfalo se transforma. Essa ave de rapina, encontrada praticamente no mundo todo, pode significar, também, a reflexão e o conhecimento intuitivo.

No que tange à língua grega antiga, a coruja significa “brilhante”. Em latim, essa ave significa “a ave da noite”. Ela também é tida como mascote dos escoteiros dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.

Cabe destacar que os gregos também consideravam a noite como o momento oportuno para refletir. Desse modo, unificavam os hábitos noturnos da coruja com a busca do conhecimento que, por sua vez, tornou-se símbolo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Escorpião

Escudo de Atena

Atena tinha como um dos seus pontos fortes a seriedade e o respeito. Para elucidar melhor essa questão, pode-se observar a punição aplicada à Medusa. Quando ela ainda era uma moça de cabelos loiros e brilhantes, prestava serviços no templo da deusa da sabedoria. Poseidon, por sua vez, se apaixonou por ela e a seduziu. Os dois se envolveram no altar do templo sagrado. Atena, que ficou furiosa ao saber, transformou Medusa em um monstro com cabelo de serpentes.

Posteriormente, contou com a ajuda do herói Perseu, guiando-o com o propósito de caçar Medusa. Ela lhe deu um escudo de bronze bem polido e algumas orientações. Dentre elas, contemplava a informação de que não olhasse diretamente para os olhos da criatura e sim através do reflexo no escudo, caso contrário, ocorreria sua transformação em estátua de pedra. Perseu seguiu à risca as orientações e decapitou a górgona. Feito isso, Atena passou a usar a cabeça da Medusa na frente do seu escudo, a Égide.