Coruja

Corujas são aves que possuem hábitos noturnos e, devido à estrutura das penas, fazem voos silenciosos. Esses animais alimentam-se basicamente de pequenos mamíferos, como roedores, por exemplo. Insetos e aranhas também podem compor sua alimentação. Vale mencionar que os filhotes de corujas também podem servir de alimento para outros predadores, como o gavião.

Essa ave tem a capacidade de girar para qualquer direção sua cabeça e pescoço em até 270°. Isso se dá devido ao fato de que não conseguem mexer os globos oculares.

coruja

Qual o significado da Coruja

A coruja é um animal que representa a sabedoria, inteligência e mistério. Essa ave simboliza o olhar através da escuridão, além de conseguir notar o que não está visível para os outros.

Essa ave de rapina, encontrada praticamente no mundo todo, pode significar, também, a reflexão e o conhecimento intuitivo.

Veja mais sobre o significado do símbolo Lua, Águia e Pena.

Símbolo da Coruja

Tendo em vista que a Coruja enxerga na escuridão, ela é usualmente associada à noite. Diante disso, as outras simbologias incumbidas a esse animal podem variar conforme a cultura.

Embora essa ave seja símbolo de misticismo e inteligência, outras crenças atribuem coisas negativas à Coruja, como mensageira de maus presságios, escuridão espiritual, azar e morte.

Coruja Branca

A cor branca simboliza a paz, logo, uma coruja branca pode indicar bons presságios. Nesse sentido, pode-se entender que, ainda que maus momentos estejam por vir, o triunfo chegará.

Ainda nessa perspectiva, corujas brancas podem representar a proteção divina, sempre presente quando o problema chegar. Dessa forma, subentende-se que dificuldades estão por vir, contudo, o indivíduo sairá ileso delas.

Vale mencionar que corujas brancas na Inglaterra eram utilizadas como aves que preveem a mudança de clima. Desse modo, quando a ouviam piar, significava que uma tempestade estava a caminho ou que a temperatura iria cair.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cupido

Coruja Maori

A Coruja Maori é chamada dessa forma por ser oriunda da cultura Maori, nativa da Nova Zelândia. Também tem o significado de sabedoria e representa a alma das mulheres.

Ficou muito popular no Brasil por meio das tatuagens, que fazem parte da cultura Maori, chamadas por eles de mokas, um estilo belíssimo e muito complexo, que aos poucos conquistou os fãs de desenhos no corpo.

coruja maori

Os maoris são equivalentes aos índios na Nova Zelândia, os aborígenes. São intitulados tangata whenua, podendo ser traduzido como “povo da terra”, pois habitavam o país antes da chegada dos ingleses.

Veja mais sobre o significado do símbolo Coruja Maori.

Coruja na Mitologia

Atena, que era a deusa da justiça e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Conforme a lenda da Mitologia Grega, a ave de rapina que tinha olhos grandes e contava com uma visão de longo alcance, tornava visível os segredos noturnos. Diante disso, a imagem da coruja também se tornou o símbolo da deusa, que remete à intuição e conhecimento amplo.

Faz-se relevante mencionar que Atena corresponde à deusa romana Minerva que, por sua vez, era descrita como uma coruja.

Ainda nessa perspectiva, a Coruja é o animal em que o filho de Aqueronte e da ninfa Orfne, Ascáfalo, se transforma.

No que tange à língua grega antiga, a coruja significa “brilhante”. Em latim, essa ave significa “a ave da noite”. Ela também é tida como mascote dos escoteiros dos cursos universitários de Filosofia, Pedagogia e Letras.

Veja também o significado dos Símbolos da Pedagogia.

coruja símbolo

Cabe destacar que os gregos também consideravam a noite como o momento oportuno para refletir. Desse modo, unificavam os hábitos noturnos da coruja com a busca do conhecimento que, por sua vez, tornou-se símbolo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lilith

Coruja morte

Haja vista os hábitos noturnos e suas peculiares habilidades de caça, a presença da coruja, por diversas vezes, é relacionada à morte e infortúnio.

Há muitas culturas ainda existentes que acreditam na conexão entre essa ave de rapina e a morte. Acredita-se que o olhar grande e fixo desse animal é um presságio de um possível mau acontecimento e/ou morte, além de indicar ligações com entidades amaldiçoadas, como demônios e bruxas, por exemplo.

Essas aves também são vistas como animais amaldiçoados, visto que, nas culturas mais antigas, a coruja era tida como a guardiã do mundo oculto e protetora dos mortos.

Significado místico e espiritual da coruja

Considerando que a coruja é uma ave com hábitos noturnos, ela pode simbolizar a lua e o misticismo, no entanto, as simbologias voltadas para o lado espiritual podem variar de cultura para cultura.

Para os aborígenes australianos, a coruja representa a alma das mulheres. Para os astecas, essa ave representa o “Deus dos Infernos”. Isso se dá porque acredita-se que corujas são animais que vêm à Terra para se alimentarem de almas de agonizantes.

Na Roma Antiga, a coruja é tida como animal de mau agouro. Portanto, ouvi-la era presságio de morte iminente. Cabe mencionar que as mortes de Júlio César, Augusto e Aurélio foram anunciadas por uma coruja.

No Brasil, mais precisamente nas cidades amazônicas, há lendas que versam sobre a “Matinta Perera”. A primeira versão diz que esse personagem folclórico se transforma em uma coruja rasga-mortalha e/ou num corvo. Outra diz que ela cobre todo o corpo de preto e os braços formam uma espécie de asa, de maneira que possa sobrevoar sobre as casas.

No que versa sobre o significado nos dicionários, o termo “coruja” pode ser encontrado como característica para referir-se ao pai e/ou mãe que enfatizam os pontos positivos dos filhos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Jardim

Tatuagem de Coruja

Tatuar uma coruja se tornou uma escolha unissex. Assim como acontece com a maioria das tatuagens de animais no geral, as de coruja carregam um grande simbolismo.

tatuagem de coruja

Há vários significados que podem ser atrelados à tatuagem de coruja, alguns deles são:

  • Conhecimento;
  • Experiência;
  • Independência;
  • Liberdade;
  • Mistério;
  • Proteção.

Coruja na Época Medieval

A Idade Média foi a época em que as corujas foram intituladas de bruxas disfarçadas. Diante disso, enquanto para uns a Coruja era considerada símbolo de sabedoria, para outros era o modelo de maus presságios.

É importante ressaltar que uma das lendas medievais consistia em dizer que as corujas surgiam para se alimentar da carne dos moribundos e, aqueles que ousavam a comer a carne de coruja, adquiririam a capacidade de antever o futuro.

Coruja para os Astecas

No que tange aos povos pré-colombianos da América do Sul, os astecas, a coruja carrega simbologias bem distintas quando comparada com as demais. Os astecas consideram essa ave de rapina um animal de suma importância no que tange ao fim do ciclo da vida.

Considerando que a coruja era chamada de “Deusa do Inferno”, os astecas acreditam que a Coruja descia a terra para se alimentar das almas que estavam próximas da morte.

Veja também o significado do símbolo Filtro dos Sonhos.