Toyota

Toyota é o nome de uma fabricante japonesa de automóveis. A marca foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda, como uma subsidiária da empresa do pai de Toyoda, a Toyota Industries.

A Toyota é a atual líder mundial em vendas de automóveis elétricos híbridos, além de ser uma das maiores instituições de incentivo à adoção de veículos híbridos no planeta.

simbolismo da toyota

Simbologia da Toyota

O simbolismo da Toyota começa em meados da década de 1920, quando a produção ainda não era de veículos. Naquela altura, a produção era de teares automáticos relativamente avançados para tal época.

O nome de origem da empresa era Toyoda Automatic Loom Works, fundada pelo pai de Kiichiro, por volta de 1930. O princípio principal da empresa na época era de buscar inovações tecnológicas e trazer à indústria japonesa.

Após a morte do pai de Kiichiro, a marca abandonou a indústria têxtil e passou a produzir veículos automotores. Kiichiro Toyoda, em 1933, viajou aos Estados Unidos para pesquisar sobre a indústria automotiva, e foi em 1935 que um protótipo de automóvel A1 e um caminhão G1 foi lançado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bússola

O símbolo da Toyota é o logotipo presente hoje nos veículos, adotado em 1989 – no quinquagésimo aniversário da empresa.

Sua composição simbólica é feita com três símbolos ovais, um exterior e dois interiores. Tal logotipo demorou cerca de 5 anos para ser produzido, pois a marca queria ficar adequada aos países estrangeiros, já visando a expansão.

Os dois símbolos ovais interiores, quando combinados, simbolizam a letra “T” de Toyota, as duas elipses representam os corações da empresa e do cliente, que em conjunto simbolizam a confiança mútua. Já a elipse exterior da Toyota simboliza o mundo que acolhe a marca.

É interessante notar que cada elipse do logotipo da Toyota possui um traçado diferenciado, cuja arte vem da “sumiê”, parte da cultura do Japão.

Além de tudo isso, o significado de Toyota aparece no fundo de sua logo, pois tem correlação com os princípios da empresa: o avanço constante e persistente da tecnologia, a inovação e também a responsabilidade que a Toyota tem tanto com o meio ambiente em geral quanto com a ideia da sustentabilidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Símbolo da Pedagogia

História do símbolo da Toyota

A história do símbolo da Toyota veio de um concurso público cujo propósito era criar um novo logotipo.

Mais de 27 mil sugestões e participações aconteceram e o desenho escolhido foi de três caracteres japoneses (jikaku) que, juntos, traduzem “Toyota” – até então, o nome da marca permanecia como “Toyoda”, mas houve a troca do “d” pelo “t” por questão de fonética e visual.

Nota-se que “Toyota” é um nome sonoramente mais claro e bonito visualmente do que “Toyoda”. Ainda em relação à alteração do nome da empresa, na cultura popular do Japão, o nome – com oito traços escritos – simboliza boa sorte e riqueza.

Curiosidades sobre o símbolo da Toyota

  • O modelo de veículo de estreia do símbolo da Toyota, em 1989, foi o Celsior.
  • A produção acontece até os dias atuais, mas agora o nome é LS – um sedã grande de luxo da Lexus (divisão nipo-americana da marca Toyota).
  • Além do logotipo da Toyota ter todas as simbologias comentadas, acredita-se que há algo muito mais lógico por trás das “argolas”.
  • Cada uma das seis letras do nome da marca Toyota podem ser formadas de forma sutil no símbolo.
  • O símbolo da Toyota também pode ser descrito como o olho de uma agulha com um fio sendo colocado em seu centro, o que poderia muito bem representar as origens da empresa (quando ela começou fabricando teares),
  • O jornal britânico The Independent já considerou o logotipo da Toyota como um dos mais bem desenhados do mundo.
Veja também. Significado do símbolo ->  Urso