Fênix

A Fênix é um símbolo sagrado em diferentes culturas. Inicialmente, é registrada no antigo Egito e na antiguidade clássica. Está associada à veneração do sol.

Aparece na cultura judia, chinesa, russa, hindu, persa e japonesa. A palavra “fênix” parece ter a mesma origem da palavra “fenícios”, podendo significar o pássaro fenício ou o pássaro vermelho arroxeado. É o símbolo de força, renovação, eternidade.

Simbologia da Fênix

A fênix egípcia é larga como uma águia. Tem plumagem dourada com tons escarlate brilhante e um canto melodioso. Quando sua morte chega, a fênix expele aromas de especiarias, pega fogo e é consumida pelas chamas. Das chamas, ressurge uma nova fênix que voa para a Cidade do Sol. É muitas vezes retratada como uma águia ou um pavão.

Significado da Fênix

O significado para os egípcios estava associado à imortalidade. Já na astrologia, a constelação fênix tem como estrela mais brilhante a Alpha Phoenicis (Ankaa). Essa constelação foi descoberta por Pieter Dircksz Keyser, um navegador partícipe da primeira expedição alemã às Índias Ocidentais, em 1595. A constelação aparece no hemisfério celestial sul e lembra o desenho de uma fênix mítica.

Qual o significado da Fênix

Para os antigos romanos, a fênix simbolizava a imortalidade de seu império. O símbolo pode ser encontrado no portal de Roma como símbolo da cidade eterna. É sempre o símbolo de perseverança imortal, vencendo qualquer bloqueio em relação às suas metas. Ela voa com confiança, parecendo não se importar com a dificuldade da missão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ampulheta

O que significa Fênix

É associada, na cultura chinesa, com a ideia de prosperidade política e harmonia. É também considerada um símbolo dos valores de Confúcio. Pode aparecer em vestes com caracteres que trazem significado de virtude, dever, ritual, compaixão e confiança. Pode viver até 700 anos, quando então encontra o fogo e renasce.

Símbolo da Fênix

Na versão chinesa, descreve-se a fênix como um animal que remonta a muitos outros. Teria o peito de ganso, as patas traseiras como a de veado, o pescoço de cobra, o rabo de peixe, a testa de galinha, penas de pato, marcas de dragão, as costas de tartaruga, o rosto de andorinha e o bico de galo.

Ela teria 2,7 metros de altura e seu rabo é vermelho, azul, amarelo, branco e preto, as cinco cores sagradas. Ela é considerada o lado feminino que combina com o dragão como lado masculino e, juntos, simbolizam harmonia conjugal. Tem olhos normalmente azul e brilhante como safiras.

Origem da Fênix

Na mitologia grega, Fênix era filho de Amintor, rei dos dólopes. Ele seduziu a concubina preferida de seu pai a pedido de sua mãe, Cleóbula. Ao saber, o rei brigou com Fênix violentamente e o amaldiçoou com a impossibilidade de ter filhos. Na tragédia de Eurípedes, Fênix foi cegado por seu pai e, depois,  teve a visão restaurada por Quíron, o centauro. Fênix fugiu para o reino de Peleus, que governava a Ftia na Tessalia, e foi nomeado um dos preceptores do filho do rei, Aquiles.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pavão

No livro IX da Ilíada de Homero, Fênix acompanhou o jovem Aquiles até Tróia e foi um dos enviados que tentaram reconciliá-lo com Agamemnon, comandante chefe das forças gregas.

Fênix na religião

No Cristianismo, o símbolo traz a ideia de ressurreição e de vida após a morte. Representa a morte de Cristo e sua ressurreição dos mortos, que é celebrada a cada ano na Páscoa. No livro de Jó, na Bíblia, o símbolo é referenciado: “Então, eu pensei: eu devo morrer no meu ninho, e devo multiplicar meus dias como uma fênix” (29:8).

No Islamismo, é identificada com a ave mitológica persa “anqã”, um pássaro misterioso e imenso. Teria sido obra do criador com toda a perfeição, mas depois se tornou uma praga e foi eliminada. No Judaísmo, é conhecida como Milcham ou Chol. Acredita-se que, quando Eva mordeu o fruto proibido no Paraíso, todos os outros animais do Jardim do Éden foram tentados a fazer o mesmo, porém, a fênix resistiu. Por isso, foi dado a ela a vida eterna.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

Fênix em outras culturas

Na cultura chinesa, a fênix é conhecida como fengshuang, ou feng-hung, ou simplesmente feng. É um pássaro imortal de rara aparência considerado um símbolo que prevê harmonia na subida ao trono de novos imperadores. Também é considerado que represente tanto elementos femininos, como masculinos. Em seu nome, a palavra Feng representa o lado masculino e Huang o lado feminino.

Tatuagem da Fênix

A tatuagem da fênix em chamas é uma mensagem para a eternidade. É um símbolo forte, de renovação, renascimento, reencarnação. Representa ainda graça e virtude. É a vitória da vida sobre a morte. Pode ser desenhado como um pássaro colorido, ou em um só tom.