Árvore da Vida

A Árvore da Vida está presente em diferentes culturas, seja no Oriente ou no Ocidente. Ela representa a vida que vem dos céus e adentra a terra.

árvore da vida

Significado da Árvore da Vida

A Árvore da Vida possui um significado para cada cultura. No território brasileiro, por exemplo, o símbolo é frequentemente encontrado em desenhos e tatuagens.

Para os assírios, a árvore não é a única que conta com significados celestiais, contudo, é a mais conhecida. Para eles, a árvore está ligada à divindade mais importante para o povo da Mesopotâmia, a deusa Ishtar.

Na Bíblia cristã, a Árvore da Vida aparece no livro de Gênesis e Apocalipse.

Símbolo da Árvore da Vida

Para muitas culturas, a Árvore da Vida é um símbolo sagrado, visto que está associada a assuntos espirituais e materiais. Essa árvore tende a ser vista como um elo entre o céu, a terra e o mundo inferior, que se justifica através das folhas, caule e/ou tronco e raízes.

No que versa às culturas que consideram essa árvore como símbolo sagrado, para tais, essas folhas crescem para o alto, isso é, em direção ao céu, o tronco é relacionado com a terra e suas raízes são profundas o bastante para encontrar o mundo inferior. Diante disso, a árvore representa a imortalidade, fecundidade e criação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boneco Daruma

simbolismo da árvore da vida

Árvore Sefirótica

A Árvore da Vida Sefirótica é um símbolo judeu do pensamento cabalístico, onde constam dez esferas interligadas.

Diante disso, elas representam as características criadas por Deus, que por sua vez compõem a trajetória que deve ser seguida para a busca do crescimento espiritual.

O símbolo pode ser encontrado com as raízes viradas para cima, que pode ser entendido como uma forma de conexão com outros mundos.

Árvore da Vida para os celtas

No que se refere à cultura celta, a Árvore da Vida simboliza proteção, sobretudo entre os monges (Druidas). Faz-se importante mencionar que esses monges auxiliam outras pessoas a entrarem em harmonia com a vida inspirados no deslumbramento das árvores dos bosques.

Ainda nessa perspectiva, a Árvore da Vida também tem significado na astrologia celta. Isso se dá porque cada signo dispunha de sua própria árvore que, por sua vez, mostra a pluralidade e não a singularidade da representação.

Portanto, assim justifica-se a frequência que os Celtas aludiam os bosques a um conjunto de árvores sagradas.

Tatuagem Árvore da Vida

A tatuagem da Árvore da Vida é uma das mais significativas atualmente, haja vista que o conceito e o significado são encontrados em diversas culturas espalhadas pelo mundo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabala

Essa tatuagem pode representar a vida ou o ciclo da vida em si. Pode-se entender por essa árvore que, enquanto as folhas caem em uma determinada época, ocorre o crescimento em outra. Em paralelo, há o vínculo das raízes com o topo da árvore. Logo, ocorre o ciclo perfeito.

Atualmente, a tatuagem mais solicitada é a que conta com desenhos celta. Esses contornos, que além de representarem a força, longevidade e sabedoria, podem ser acrescidos de uma mandala ou filtro dos sonhos.

Veja também os significados dos símbolos da Mandala e do Filtro dos Sonhos.

Árvore da Vida na Cabala

Uma vez que o ensinamento cabalístico analisou toda a formação do mundo, o estudo ficou conhecido por um sistema conhecido como Árvore da Vida.

Sendo assim, essa árvore corresponde à estrutura das esferas física, emocional e espiritual. Essa compreensão revela o funcionamento do mundo dos cem por cento, que, por sua vez, constitui a organização de um mapa para uma vida relevante.

Árvore do Gênesis

Junto à arvore do conhecimento do bem e do mal, bem no meio do Jardim do Éden, a Árvore da Vida ficava situada. Quando o homem caiu em tentação, Deus o expulsou para não comer da Árvore da Vida, cujo fruto dava a vida eterna.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flecha

Segundo o livro de Gênesis, Deus permitiu que o homem comesse todos os frutos de todas as árvores do Jardim, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal. As duas árvores, a da vida e a do bem e do mal, ficavam uma ao lado da outra. Sabe-se que uma dava a vida e outra a morte. Como Adão e Eva foram desobedientes e comeram o fruto proibido, Deus os proibiu de comer da Árvore da Vida.

Ainda segundo o livro bíblico, como estava em pecado, o homem não poderia viver para sempre. Sendo assim, Deus o expulsou e guardou o caminho para a Árvore da Vida com querubins e uma espada em chamas.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.