Beta

símbolo betaO símbolo do Beta é a segunda letra do alfabeto grego e, no sistema numeral grego, possui o valor de 2. Essa letra é derivada da letra fenícia Beth, que significa casa, e as letras que derivam dela são o B do latim e as letras cirílicas be e ve.

O significado de beta como casa também pertence aos alfabetos hebraico e acadiano.

Na língua grega moderna e contemporânea, essa letra é pronunciada como V, mas na língua antiga tradicional era pronunciada como B.

Graficamente, a simbologia do beta é representada pela letra B maiúscula e minúscula.

A letra grega beta é faz parte de um conjunto de 24 letras que vêm sendo usado nos últimos 2750 anos na escrita grega. A representação e importância do alfabeto grego é inimaginável, pois, além de ser a escrita mais importante da história, sendo propagada por inúmeras regiões e povos, como os do Egito, da Índia, do Cáucaso e de Roma, serviu de pilar para a formação de diversos outros alfabetos.

Apesar da semelhança, a letra Beta não tem relação alguma com a letra alemã eszett, que também é representada por um B. Com relação à pronúncia, também não há qualquer ligação entre essas duas letras.

Veja também. Significado do símbolo ->  Água

Essa letra também é utilizada como vários símbolos na matemática e nas ciências, bem como na meteorologia e no mundo dos investimentos financeiros.

Beta na matemática e na ciência

Beta, no mundo da matemática, é utilizada no gráfico ou num plano cartesiano, onde existe a função beta ou função integral de Euler.

A letra também poder ser a denominação de um dos ângulos de um triangulo, por exemplo.

Também é utilizada bastante na química e na física, como representação de medidas, de vetores e de outros sinais que necessitem de uma denominação específica.

Ela já era utilizada na matemática pelos gregos.

Também é utilizada como designação de parâmetros eletrônicos, em fórmulas químicas.

No mundo financeiro, ela é utilizada, por exemplo, em um dos métodos que explicam o comportamento da curva e do preço de um tipo de ação na bolsa de valores em relação ao mercado. O índice beta mede o risco não diversificável, ou seja, a variação de uma ação relacionada a uma certa carteira de trabalho. O investimento com um beta elevado ocasiona uma maior rentabilidade. Em outras palavras, quanto maior for o beta de uma ação, mais dinheiro ele renderá para quem possuir essa ação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Duende

Versão beta

Na realidade atual da tecnologia, a que estamos cada vez mais inseridos, precisamos cada vez mais entender os significados dos símbolos para compreendermos como funciona cada expressão e ter um melhor entendimento acerca desse mundo novo e que muda constantemente.

Por exemplo, no mundo dos softwares, ou simplesmente dos aplicativos de celular, ou até mesmo dos próprios dispositivos eletrônicos que hoje já não conseguimos viver, é muito comum se ouvir a expressão “versão beta”.

Essa expressão tão utilizada trata-se apenas de uma modalidade de teste, de avaliação, para experimentar uma nova versão de um produto digital, podendo ser ele um aplicativo, um novo dispositivo, como um fone ou um telefone celular, ou um software para computador.

Funciona como uma maneira das empresas que vendem ou desenvolvem tecnologia lançarem seus produtos em uma forma não acabada, apenas para teste, seja para os funcionários da companhia, seja num programa de escolha de usuários para os testes, ou seja já liberando para o público em geral.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onda

É um tipo de protótipo para que os usuários possam experimentar e indicar erros, bugs, defeitos ou disfuncionalidades dos produtos a serem comercializados posteriormente.

Pode-se citar, como exemplo, os jogos virtuais ou os aplicativos para celular como o Instagram.

A versão beta geralmente é oriunda versão Alfa, que é uma versão mais primária. Beta é sempre a versão secundária, a segunda versão aquele produto.

Veja também os significados dos símbolos: