Olho Grego

O Olho Grego é também chamado de Olho Turco. Em inglês, é chamado ainda de Evil Eye (em tradução livre, Olho do Mal) ou, para os gregos, Mati. É um amuleto da sorte tradicional grego e turco.

O Olho Grego está, é claro, conectado com outras representações de olhos que ganharam notoriedade como amuletos ao longo da história. É o caso do Olho de Hórus, dos egípcios. Para os navegadores, a pintura de tais amuletos nos navios representa a evocação de proteção.

Significado do Olho Grego

A ideia do amuleto do Olho Grego é afastar o olhar invejoso que, em grego, também é chamado de Mati. O olhar invejoso é aquele que pode trazer mal e azar. Pode ser transmitido mesmo por uma pessoa que, conscientemente, não tenha a intenção de fazer mal. Assim, a proteção do amuleto do Olho Grego deve combater inclusive o olhar daqueles que não têm a intenção de fazer mal.

O que significa Olho Grego

Acredita-se que as crianças sejam especialmente suscetíveis ao olhar invejoso, porque são ingênuas e jovens. Sua juventude pode despertar a inveja. Por isso, é tradicional oferecer o amuleto para crianças e recém-nascidas. É também comum se colocar ele em novas empresas, novas casas ou novos carros.

Veja também. Significado do símbolo ->  Uva

Representação do Olho Grego

O Olho Grego faz parte da simbologia da Igreja Ortodoxa, mas também, dos muçulmanos, judeus e da civilização hindu e turca (para os quais é conhecido como nazar). A cor mais comum é o azul, até porque, é uma das cores de olhos menos encontradas entre a população daquela região e são vistos com superstição.

Os amuletos com olhos são encontrados entre os povos antigos já aproximadamente 3.300 a.C. Porém, as contas de vidro utilizadas pelo Olho Turco só foram possíveis com a melhoria da produção de vidro nas ilhas do Mar Egeu e da Ásia Menor. A cor azul, por sua vez, vem da argila acetinada egípcia. Essa argila é contendora de alta porcentagem de óxidos. O cobre e o cobalto, quando aquecidos, ganham a cor azulada.

O que é o Olho Grego

Uma das explicações mais antigas do Olho Grego é encontrada na obra de Plutarco (século I a II d.C). Na obra Moralia, o autor fala de um simpósio em que convidados mantiveram uma extensa conversa sobre o Olho Grego. Era conhecido naquela época como “Baskanos Ophtalmos”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Mão de Fátima

A cor azul era motivo de fascínio para os povos que criaram o amuleto, pois representavam a conexão deles com o céu e com as divindades. Com as navegações e as invasões, o amuleto do Olho Grego ganha popularidade em outros povos fora aqueles onde surgiu.

Símbolo do Olho Grego

O Olho Grego é uma representação esquemática do olho. Trata-se de um vidro azul-cobalto que mostra círculos no centro retomando a ideia de uma pupila. O símbolo do Olho Grego é criado para afastar a maldição do mal olhado. Essa maldição significa que alguém feliz ou com qualidades notáveis pode atrair a inveja dos outros para si.

Para Plutarco (filósofo grego da Antiguidade), o olho humano tem o poder de liberar raios invisíveis de energia capazes de matar crianças ou pequenos animais. Segundo o filósofo, algumas pessoas – especialmente aquelas do Mar Negro – possuem a capacidade mais forte do que as outras de fascinação. Dizia a lenda que as pessoas com esse poder seriam aquelas de olhos azuis (constituição bem rara naquela região). A ideia é que o Olho Grego protege aquele que o carrega desse olhar.

Veja também. Significado do símbolo ->  Terceiro Olho

Simbologia do Olho Grego

A ideia do Olho Grego é proteger contra o olhar invejoso, ou olhar do mal. É dito que esse olhar é uma maldição que pode ser lançada sobre uma pessoa fazendo sua sorte se dissolver e trazendo azar. Também é dito que uma pessoa pode impor o olhar da inveja sobre si mesma, quando se comporta sem humildade, se vangloria excessivamente de sua beleza ou de sua boa sorte, ou ainda, não segue os conselhos daqueles mais experientes.

Tatuagem do Olho Grego

A tatuagem de Olho Grego traz para seu portador os mesmos significados do que o amuleto em si. Ou seja, significa proteção e afasta o olhar malvado e invejoso, além de afastar as forças malignas místicas do mundo. É usado como amuleto por celebridades em todo o mundo.