Santo Graal

símbolo santo graalO simbolismo do Santo Graal envolve bastante mistério e conspiração. Para muitos, trata-se apenas de uma lenda. No entanto, existem aqueles que acreditam fielmente em sua existência. Mas o que significa Santo Graal de fato? Até nesse ponto pode haver divergências.

Aqueles que conhecem o mínimo sobre o Cristianismo, têm consciência do que foi a Santa Ceia. Ela também é conhecida como a Última Ceia, pois foi a última vez que Jesus se reuniu com seus apóstolos antes de ser preso pelos soldados romanos. Na ocasião, Jesus levanta um cálice de vinho e diz: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês”. Para muitos, este cálice usado por Jesus é justamente o Santo Graal.

Por outro lado, em outro momento da Bíblia, Jesus sofre um grande ferimento por parte dos soldados romanos quando já está crucificado. Um de seus discípulos, José de Arimateia, o amparou e coletou o sangue de suas feridas com um cálice. Há quem diga que este é o verdadeiro Graal. Existem até aqueles que defendem que os dois cálices seriam os mesmos.

O certo é que o símbolo do Santo Graal é algo que traz muitas discussões, especialmente entre os entusiastas de teorias da conspiração. Há quem acredite que a Igreja mantenha o Graal escondido do mundo, por exemplo. O significado do Santo Graal é muito ligado à espiritualidade, dada a sua relação direta com Jesus Cristo e com a Bíblia. Para muitos, assim como Jesus diz que aquele que beber daquele cálice viverá para sempre, quem beber do Graal terá imortalidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

Veja também os significados dos símbolos Sangue e Crucifixo.

Santo Graal na Bíblia

O Santo Graal para os católicos pode chegar a ter um significado muito forte, pois possui uma relação muito direta com o que se diz na Bíblia. A partir dela e de muitas tradições, surgiu uma das histórias mais interessantes sobre o tema. Diz-se que, antes do homem ser criado, houve uma grande batalha no céu entre os anjos que batalhavam contra Lúcifer.

Como é descrito na Bíblia, este anjo foi expulso dos céus, sendo atirado à Terra. Segundo é relatado, Lúcifer carregava uma pedra na testa que foi quebrada e partiu-se em dois pedaços. Um ficou com o anjo caído e o outro ficou com o Arcanjo Miguel, que, para alguns, é o próprio Jesus. Deste pedaço, o Graal foi esculpido.

A Demanda do Santo Graal

A Demanda do Santo Graal é um conjunto de obras literárias na época da Idade Média teocêntrica sobre as lendas do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda que narrava suas buscas pelo Santo Graal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ametista

A simbologia do Santo Graal representa uma busca por poder e sabedoria ilimitados, que é o que se espera daquele que possuir este artefato. Mas existe um porém. Acredita-se que, somente os puros de coração, poderiam fazer uso do Graal.

santo graal símbolo

Este não era o caso dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Fascinado pelos livros escritos por um autor que se dedicava à procura do Cálice Sagrado, um dos generais de confiança de Adolf Hitler queria pôr as suas mãos no Santo Graal e financiou diversas buscas sem sucesso pelo objeto.

Santo Graal na literatura

A lenda do Santo Graal se iniciou e ganhou força a partir das lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda, comandados pelo rei Arthur. O mítico líder teve sua imagem ligada a uma busca pelo Graal em textos no século XII e que ganharam força no século seguinte.

Segundo as escritas, José de Arimatéia fugiu dos romanos de Jerusalém e se abrigou na Inglaterra, na região de Avalon, a mesma que abrigaria o futuro rei Arthur. Lá, eram preparados guardiões para o cálice que dava superpoderes a quem o usava. Arthur teve uma visão de que somente o Graal salvaria o reino de Camelot e, por isso, partiu em uma busca, sem sucesso, pelo artefato.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onça

A literatura, porém, não chegou propriamente a um consenso sobre a verdadeira forma do Graal. As primeiras histórias não o descrevem como um cálice, mas sim como uma tigela redonda bem simples. Em outros momentos, ele chega a ser descrito no seu formato clássico de taça, com alguns afirmando que ele era incrustado de 144 facetas de esmeralda. Já outros chegam a afirmar que o objeto é divino e intocável, não possuindo forma e que apenas os puros de coração poderiam tocá-lo.

Veja também os significados dos símbolos: